Caqui Prende ou Solta o Intestino?

O caqui é uma fruta que veio da China e do Japão, mas que pode ser encontrada facilmente no Brasil. Com 118 calorias por unidade, o alimento é fonte de diversos nutrientes importantes para o nosso organismo como fibras, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, potássio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C e vitamina K.

A fruta está associada a benefícios como o auxílio à saúde dos olhos (graças ao seu teor de carotenoides), do sistema digestivo, do coração e do sistema imunológico e o combate aos radicais livres causadores de doenças como câncer e do envelhecimento precoce, devido ao fato de trazer ação antioxidante.

Mas você já parou para pensar se o caqui prende ou solta o intestino? Vamos falar a respeito dos efeitos do alimento em relação ao órgão mais abaixo.

O caqui prende ou solta o intestino?

Um aspecto crucial para entendermos se o caqui prende ou solta o intestino é a quantidade de fibras que são encontradas na fruta. Uma unidade 6 cm de diâmetro e 9 cm de altura de caqui apresenta 6 g de fibras.

As fibras são um nutriente importante para o sistema e contribuem com o funcionamento dos intestinos, inclusive combatendo o intestino preso, também conhecido como prisão de ventre.

Isso acontece porque as fibras não são quebradas em forma de energia quando passam pelo trato digestivo do organismo humano. No lugar disso, o que ocorre é que elas absorvem água e amolecem e soltam as fezes.

Além disso, o nutriente acrescenta volume às fezes, o que também ajuda a facilitar o processo de evacuação.

Mas há um porém para quem deseja se livrar do intestino preso – as fibras devem ser consumidas acompanhadas de água ou sua ingestão trará problemas. De acordo com o que o nutrólogo Jose Alves Neto, o consumo das fibras sem o líquido faz com que o intestino fique ainda mais preso.

Vale atentar para o fato de que o nutriente rouba água do organismo. Por conta disso, quando o consumo de alimentos ricos em fibras não vem acompanhado da ingestão do líquido, o intestino fica ressecado.

Fruta laxante

O caqui já foi apontado como uma fruta laxante, ou seja, que solta o intestino e contribui com o combate à prisão de ventre, mesmo em indivíduos com históricos de intestino preso.

Justamente por conta de seus teores de fibras e água que as chamadas frutas laxantes aceleram o trânsito intestinal e atuam no favorecimento da formação de fezes.

Uma dica é consumir o caqui por meio de sucos naturais, que também podem ser consumidos por bebês e crianças, porém, em quantidades menores para não causar uma diarreia. Confira a seguir uma sugestão de receita de suco natural de caqui:

Suco natural de caqui

Ingredientes:

  • 1 caqui com ou sem pele bem lavadinho e picadinho;
  • 1 copo de água ou de água de coco natural;
  • Açúcar ou mel a gosto (se assim desejar).

 

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no copo do liquidificador;
  2. Tampar e bater bem. Servir com gelo, se assim desejar.

O outro lado da moeda – quando as fibras prendem o intestino

Sabe aquela história de que tudo em excesso pode fazer mal? É bem por aí que acontece com as fibras. A quantidade de ingestão diária de fibras recomendada para pessoas adultas é de 25 g a 35 g.

Se a pessoa exagerar na quantidade de caqui que come, corre o risco de ultrapassar muito esse limite, especialmente se pensarmos que a fruta provavelmente não será a única fonte de fibras que ela consumirá no dia.

O problema disso é que quando uma pessoa come muitas fibras em um período curto de tempo, o que pode ser observado é o efeito contrário: em vez de aliviar o intestino preso, o quadro de prisão de ventre pode ser é agravado.

Além disso, consumir muitas fibras por meio do caqui e de outros alimentos pode resultar em outras reações indesejadas como a baixa qualidade na absorção de minerais e em problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.

O perigo da diarreia

Outro perigo existente no consumo exagerado de caqui e, por consequência, de fibras é a diarreia, que traz consigo o risco da desidratação.

A ingestão excessiva do nutriente também traz o perigo de soltar demais o intestino. A diarreia é desenvolvida porque o corpo puxa a água que o organismo necessita para eliminar a fibra que foi consumida.

Você pensava que o caqui prende ou solta o intestino? Estava correto em seu pensamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

Deixe um comentário