Cientistas apontam regra de ouro para jejum intermitente funcionar

publicado em

Mesmo sendo um método bastante usado, o jejum intermitente não é completamente eficaz se não for combinado com determinados fatores. 

De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca e da Universidade de Wageningen, na Holanda, a estratégia não é suficiente para eliminar a gordura do corpo.

O método tornou-se popular para quem busca emagrecimento, mas tem sido analisado que os longos intervalos entre as refeições não são tão importantes para a perda de peso, mas sim a redução da quantidade de calorias consumidas. 

“Quando você faz jejum intermitente, ainda se aplica a regra fundamental de que devemos consumir menos calorias do que queimamos se quisermos perder peso. Isso significa que o jejum intermitente não lhe dá passe livre para comer quantidades ilimitadas de alimentos. É a fisiologia básica e o jejum não pode mudar isso”, diz o biólogo molecular Philip Ruppert, da Universidade do Sul da Dinamarca, em observação divulgada na revista científica Trends in Endocrinology and Metabolism, publicada em novembro de 2023.

O que é jejum intermitente e seus benefícios

Mulher fazendo jejum intermitente
As refeições do jejum intermitente devem contar com alimentos saudáveis e o método exige o acompanhamento de um profissional de saúde

O jejum intermitente é uma “fórmula” nutricional onde a pessoa permanece grande parte do dia sem se alimentar e, em um curto espaço de tempo, consome todos os nutrientes necessários estipulados de acordo com o peso e necessidades de cada um. 

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, é importante consultar um nutricionista de confiança para saber se essa técnica realmente se encaixa na sua rotina e qual é a dieta mais indicada. Aliás, algumas pessoas não podem fazer jejum intermitente.

O período de jejum varia entre 10 e 24 horas, podendo ser feito diariamente ou em apenas alguns dias da semana. Neste tempo, é permitido apenas o consumo de líquidos sem calorias, como águas, chás e café sem açúcar.

Alguns estudos indicam que os longos períodos de jejum favorecem a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia, o que acelera o emagrecimento. 

Além disso, os pesquisadores holandeses e dinamarqueses publicaram um artigo recentemente, em que afirmam considerar que a prática do jejum pode trazer outros benefícios à saúde além da perda de peso, como a redução da pressão arterial.

  Continua Depois da Publicidade  

A dieta, entretanto, tem alguns “efeitos colaterais”, como a sensação de euforia, que substitui a fome. Alguns cientistas acreditam que o fenômeno acontece devido a uma relação com as mudanças nos processos químicos que ocorrem no corpo e no cérebro quando ficamos um longo período sem alimento.

O fígado humano é capaz de produzir cetonas que fornecem energia de maneira mais eficiente ao cérebro, de modo que o período influencia no humor. “O cérebro é alimentado com cetonas durante o jejum. Talvez seja por isso que você experimente essa clareza”, aponta Ruppert.

Você ou alguém que você conhece já fez jejum intermitente? Os resultados foram bons? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário