O clopidogrel pertence à classe dos medicamentos antiagregantes plaquetários, a mesma do ácido acetilsalicílico (AAS). Isso significa que ele age no processo de coagulação sanguínea, diminuindo a agregação das plaquetas.
O objetivo do tratamento com o clopidogrel é a diminuição das chances de formação de coágulos, também chamados de trombos, nas artérias do corpo.
O clopidogrel é indicado para pessoas que já sofreram um infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou um derrame cerebral (AVC) e, também, para a prevenção destes problemas em pessoas com alto risco.
O clopidogrel também pode ser usado em associação com o AAS por pessoas que passaram por uma cirurgia de colocação de stent em alguma artéria do corpo, para prevenir a formação de coágulos.
A marca de referência do clopidogrel é o Plavix®, mas há versões genéricas disponíveis em farmácias e drogarias. O clopidogrel também pode ser obtido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, pois consta na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2020).
Veja para que serve o clopidogrel, as contraindicações, como tomar, como age e quais são os possíveis efeitos colaterais.
Para que serve o clopidogrel
O clopidogrel é indicado para a prevenção de episódios de infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco, e de acidente vascular cerebral, popularmente chamado de AVC ou derrame cerebral. Esse tratamento preventivo é direcionado para aquelas pessoas que passaram por uma dessas condições recentemente.
- Veja quais são os sinais importantes de um infarto e os principais sintomas de um AVC.
O clopidogrel também pode ser usado para prevenir a formação de coágulos em pessoas que já apresentam doença arterial periférica e, por isso, têm alto risco de sofrer com a obstrução de artérias por trombos.
Na doença arterial periférica, alguns vasos sanguíneos das pernas encontram-se mais estreitos, devido à deposição de placas de gordura e/ou de cálcio em suas paredes, o que prejudica o fluxo sanguíneo e aumenta as chances de formação de coágulos.
Outra indicação do clopidogrel é para os pacientes que passaram por uma cirurgia de angioplastia com ou sem colocação de stent, a fim de reduzir as chances de ocorrerem novos episódios de isquemia (estreitamento dos vasos sanguíneos), infarto do miocárdio e AVC.
A angioplastia é uma cirurgia de cateterismo cardíaco realizada para abrir um vaso sanguíneo que se encontra estreito ou bloqueado pelo acúmulo de placas de gordura e/ou de cálcio.
Nesta cirurgia, a região do vaso estreitado ou bloqueado é insuflada com um balão que abre a parede, seguida, ou não, da colocação de um stent, uma malha de metal que serve para manter a parede do vaso aberta. Como resultado desse procedimento, o fluxo sanguíneo é normalizado.
Normalmente, no pós-cirúrgico de uma angioplastia e, também, em alguns casos de fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca), o clopidogrel é administrado em combinação com o AAS, para prevenir a formação de coágulos e eventos de embolia arterial (bloqueio de artéria).
Contraindicações do clopidogrel
O clopidogrel é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que o médico ou médica que acompanha o caso julgue que os benefícios do uso do medicamento superam os riscos.
Em todo o caso, é muito importante utilizar o clopidogrel somente com prescrição e acompanhamento médico.
Deve-se ter especial cuidado se você apresentar condições de saúde que aumentam os riscos de sangramento:
- Problemas de coagulação do sangue, como hemofilia, ou uso de alguma medicação anticoagulante, como a varfarina.
- Ter uma úlcera no estômago, uma hemorroida com sangramento ativo ou um aneurisma com risco de sangramento.
- Está em fase pré-operatória para uma cirurgia.
- Está em tratamento com anti-inflamatório ou AAS. A combinação do clopidogrel com AAS ou outro medicamento precisa ser avaliada pelo médico ou médica que tem o total conhecimento do seu caso clínico.
Como tomar o clopidogrel
A dose diária habitual do clopidogrel é de 1 comprimido de 75mg por dia.
Em alguns casos, o médico ou a médica responsável pelo caso pode prescrever uma dose de ataque na faixa de 300 a 600mg de clopidogrel, que depois é mantida em uma dose única diária de 75 mg.
A dose diária habitual de AAS para uso combinado com o clopidogrel é de 75 a 100 mg.
Você pode tomar o comprimido a qualquer hora do dia ou da noite, com ou sem o acompanhamento de alimentos. Você pode escolher qualquer horário para tomar o medicamento, mas é importante que você tome sempre no mesmo horário, pois isso evita o esquecimento e mantém os níveis adequados do medicamento no organismo.
Caso você esqueça de tomar o medicamento, tome-o assim que lembrar, só não tome a dose em dobro.
O tempo de tratamento com o clopidogrel varia de caso para caso, normalmente ele é utilizado por 6 a 12 meses, mas pode chegar a 30 meses, em alguns casos.
O importante é seguir corretamente a orientação do seu médico ou médica e não parar o tratamento por conta própria, pois isso pode aumentar os riscos de trombose, principalmente em quem passou por um procedimento de angioplastia.
Se você fizer tratamento com omeprazol, é importante relatar isso na consulta, pois esse medicamento pode diminuir o efeito do clopidogrel.
Como o clopidogrel age
O clopidogrel só tem efeito no organismo após a sua ativação por enzimas presentes no fígado.
Em doses habituais diárias, o clopidogrel pode começar a agir no organismo em até 2 horas, mas só atinge um estado de equilíbrio em torno de 3 a 7 dias após o início do tratamento.
A sua ação se dá sobre as plaquetas, impedindo-as de se juntarem e formarem coágulos nos vasos sanguíneos.
Se por algum motivo você tiver que parar de tomar o medicamento, demora 5 dias para as plaquetas voltarem ao seu funcionamento normal, sem interferência do efeito antiagregante do medicamento.
Efeitos colaterais comuns do clopidogrel
Os efeitos colaterais comuns do clopidogrel, que afetam 1 a cada 100 pessoas são:
- Sintomas de dispepsia (indigestão): queimação, náuseas, arrotos, inchaço abdominal.
- Dor abdominal
- Diarreia
- Facilidade para sangramento, especialmente quando usado em combinação com anti-inflamatórios e medicações anticoagulantes.
Os efeitos colaterais menos comuns do clopidogrel, que afetam 1 a cada 1000 pessoas são:
- Eliminação de sangue nas fezes, urina, vômito ou tosse
- Icterícia: amarelamento da pele e da parte branca dos olhos
- Cansaço
- Febre
Fontes e referências adicionais
- Ticagrelor vs clopidogrel na prevenção de recorrência de eventos cardiovasculares em pacientes com síndrome coronariana aguda, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 56: 1-9.
- Ácido acetilsalicílico e clopidogrel na prevenção da trombose de stent, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2011; 96(6): 515.
- Antiagregantes plaquetários na prevenção primária e secundária de eventos aterotrombóticos, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2013; 100(6): e78-e84.
Fontes e referências adicionais
- Ticagrelor vs clopidogrel na prevenção de recorrência de eventos cardiovasculares em pacientes com síndrome coronariana aguda, Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 56: 1-9.
- Ácido acetilsalicílico e clopidogrel na prevenção da trombose de stent, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2011; 96(6): 515.
- Antiagregantes plaquetários na prevenção primária e secundária de eventos aterotrombóticos, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2013; 100(6): e78-e84.
Fiz uma angioplastia pela virilha para fazer um fechamento do Forame Oval Patente (FOP), estou tomando o medicamento Clopidogrel 75mg, junto com o ASS 100mg e observei pequenas manchinhas roxas no braçoe peito dos pes.