UC2

Colágeno UC-II (UC2) Funciona? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Mais

O colágeno é uma proteína presente em abundância no nosso organismo. Depois da água, o colágeno é a substância mais abundante no nosso corpo e serve como fonte de matéria para construir a pele, tendões, ossos e cartilagem.

Existem 3 tipos de colágeno. Cada um deles contém diferentes tipos de proteínas destinadas a fins específicos no nosso organismo. Todos os tipos de colágeno diminuem com a idade. Além disso, articulações como as do joelho podem começar a sofrer mais cedo naqueles que praticam esportes ou exercícios físicos regularmente, pois o corpo não é capaz de acompanhar os níveis de regeneração de colágeno necessários para o bom funcionamento do organismo.

Diferenças entre Colágenos 1, 2 e 3

Os tipos de colágeno 1 e 3 podem ser tomados em conjunto e atuam na saúde da pele, dos músculos, dos ossos e no crescimento e manutenção de unhas e cabelos. Já o colágeno tipo 2, também conhecido como colágeno UC-II (UC2) na forma de suplementos, que vamos conferir mais abaixo, contém proteínas que compõem os fluidos e participam da nossa cartilagem e articulações. Os suplementos de colágeno tipo 2 devem ser tomados separadamente ou em horários distintos dos tipos 1 e 3 para assegurar a absorção adequada.

Mais de 90% do colágeno no corpo humano é encontrado na forma dos tipos 1 e 3. Apenas 10% do colágeno presente no organismo é do tipo 2, e algumas vezes é necessário usar suplementos para assegurar a quantidade adequada no nosso corpo.

Ao longo do tempo, os níveis ideais de colágeno que nosso organismo produz naturalmente começam a diminuir. As fibras de colágeno quebram ou não se regeneram mais, e levam a um efeito de “deflação” na superfície da pele, ficando claro que é preciso usar suplementos dos tipos 1 e 3. Porém, os efeitos da redução do colágeno tipo 2 são menos óbvios e muitas vezes passam despercebidos.

Uma pesquisa indica que por volta dos 40 anos de idade, a capacidade do corpo de produzir colágeno diminui em 25%. Aos 60 anos, diminui em mais de 50%. Apesar de ser composto por aminoácidos não essenciais, o fornecimento de níveis ideais de colágeno natural pode não atender à demanda do corpo. Embora seja possível obter colágeno extra através da dieta (consumindo produtos animais como carnes gelatinosas, cartilagem em ossos, baquetas de frango e pele de aves), ​​alguns podem achar desagradável ou difícil ingerir esses alimentos em quantidades suficientes para as necessidades do corpo.

Os tipos de colágeno 1 e 3 servem para:

  • Minimizar linhas finas e rugas;
  • Melhorar a elasticidade;
  • Apoiar a matriz óssea (36% do osso é composto de colágeno tipo 1 e 3);
  • Melhorar unhas fracas ou danificadas;
  • Engrossar o cabelo fino e retardar a perda do cabelo;
  • Melhorar a circulação;
  • Promover a produção de glicina, que ajuda a construir massa muscular e ajuda a queimar gordura durante o sono;
  • Aumentar a hidratação, diminuir os micro-sulcos e aumentar a flexibilidade da pele.

Já o colágeno tipo 2:

  • Compõe cerca de 50-60% de proteína na cartilagem;
  • Compõe aproximadamente 85-90% de colágeno na cartilagem articular;
  • Pode reduzir dores nos joelhos;
  • Pode reduzir dores nas costas, mandíbula e articulações.

Colágeno UC-II (UC2)

O colágeno é uma proteína que faz parte da cartilagem, ossos e outros tecidos em animais e seres humanos. O colágeno tipo 2 é produzido por estruturas chamadas condrócitos, que são a matriz não-celular da cartilagem. Podemos imaginá-lo como um líquido que preenche o interior da cartilagem.

O colágeno tipo 2 é sinônimo de suplementos dietéticos como gelatina de tubarão e gelatina. Ele também é comumente conhecido como colágeno UC-II (UC2). Neste caso, o UC-II refere-se ao colágeno proveniente do esterno de frango glicolisado, que é o objetivo desta matéria.

O colágeno UC-II é um tipo de colágeno não desnaturado classificado como tipo 2. Ele é encontrado em diversos suplementos para a saúde das articulações, geralmente de duas formas: como um ingrediente autônomo ou em combinação com outros ingredientes.

O colágeno tipo 2 não é processado por processos térmicos ou pela adição de produtos químicos. Ele é simplesmente derivado da cartilagem do esterno de frango junto com outros ingredientes que são inativos.

Com base em estudos laboratoriais e clínicos, os fabricantes deste suplemento afirmam que o colágeno não desnaturado na UC-II é diferente do colágeno hidrolisado ou desnaturado porque contém moduladores imunológicos ativos que reduzem a secreção de enzimas que quebram o colágeno tipo 2 e acabam retardando a resposta inflamatória.

– Importância do colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 constitui cerca de 50% da proteína cartilaginosa. Quando os níveis de colágeno tipo 2 não estão adequados, a cartilagem é enfraquecida ou para de se regenerar. Como resultado, sem as quantidades adequadas de cartilagem e sem a lubrificação do ácido hialurônico, as juntas acabam “encostando” uma na outra e muitas pessoas experimentam rangidos nas articulações, podendo causar uma variedade de problemas relacionados a dor e inflamação. 

– Composição

O colágeno UC-II é formado por vários peptídeos compostos por uma grande quantidade dos aminoácidos glicina e prolina, que estão envolvidos na produção da proteína constituinte do colágeno. O colágeno tipo 2 contém condroitina, ácido hialurônico e o antioxidante proteoglicano.

A condroitina é um dos 6 glicosaminoglicanos que ajudam a formar o tecido conjuntivo da pele, dos tendões, da cartilagem, dos ligamentos e da matriz óssea. A condroitina também inibe enzimas como a colagenase, a elastase e a proteoglicanase, que se tornam hiperativas na degeneração das articulações e no envelhecimento da pele, destruindo a cartilagem e o tecido conjuntivo.

Os condrócitos também produzem e secretam o superóxido dismutase de cobre, que é uma enzima destruidora de radicais livres. Essa enzima é fundamental para proteger o tecido articular do dano dos radicais livres que ocorre como parte do processo de degeneração articular.

O ácido hialurônico desempenha um papel crítico na manutenção do fluido sinovial articular saudável e na prevenção da degeneração das articulações envelhecidas. Este ácido também atua como eliminador de radicais livres com poder antioxidante e pode ser importante para proteger a pele dos efeitos de envelhecimento da exposição excessiva à luz solar.

Já o antioxidante proteoglicano compõe a glicoproteína da matriz da cartilagem. Essa proteína reduz o estresse oxidativo nas articulações que é causado por enzimas atacando a cartilagem, protegendo as articulações.

– Formas de colágeno UC-II (UC2)

O colágeno tipo 2 também pode ser derivado de cartilagem articular bovina, mas devido à encefalopatia espongiforme bovina, a popular doença da vaca louca, fontes alternativas do produto são procuradas devido ao risco de infecção.

O colágeno tipo 2 pode ser encontrado na forma desnaturada, hidrolisada ou não desnaturada.

A desnaturação refere-se a um processo irreversível de desenrolar as cadeias peptídicas dos seus aminoácidos constituintes e é utilizada no processamento de suplementos de proteína de gelatina através do aquecimento. Tal processo, quando realizado até a conclusão, é conhecido por degradar a UC2 em seus aminoácidos constituintes e diminuir seus benefícios.

O colágeno não desnaturado, por sua vez, não sofre processos químicos ou de aquecimento e contém os ingredientes ativos para tratamento de condições artríticas.

Já o colágeno hidrolisado refere-se ao processo de hidrólise do colágeno, que ocorre quando o colágeno é exposto a condições de aquecimento e tratamento químico para quebrar os peptídeos em frações menores.

Apesar deste processo, os peptídeos menores obtidos ainda apresentam um papel bioativo e estudos têm mostrado propriedades referentes à redução da dor nas articulações para ambos os suplementos em seres humanos, mas o colágeno hidrolisado precisa ser consumido em uma dose oral significativamente maior para ter um papel semelhante ao colágeno não desnaturado.

Para que serve? 

A principal finalidade do colágeno UC-II é o tratamento de dores articulares e condições artríticas, como artrite reumatóide e osteoartrite.

Muitas pessoas usam colágeno proveniente de aves na medicina. O colágeno de frango, especificamente, é usado para tratar a dor articular associada a muitos tipos de artrite, bem como dor nas costas, dor de garganta e dor após sofrer uma lesão.

A artrite afeta milhões de brasileiros e ela é comumente apresentada nas formas das doenças osteoartrite, principalmente nos joelhos, e artrite reumatóide. Além da dor crônica, esses pacientes sofrem com dificuldades de locomoção. 

Como funciona

O colágeno não desnaturado administrado por via oral funciona estimulando o sistema imunológico saudável para promover articulações saudáveis ​​por um processo chamado de tolerância oral. Este processo ajuda o corpo a diferenciar invasores estranhos (como bactérias) e elementos que são bons para o corpo (como nutrientes).

O processo de tolerância oral ocorre no intestino delgado, onde a comida é absorvida. Através de um processo complexo, o tecido linfóide no revestimento mucosal do intestino delgado filtra os compostos que chegam e serve como um “interruptor”, transformando a resposta imune do corpo em substâncias estranhas, dependendo do que é essa substância.

No caso do colágeno UC-II de frango não desnaturado, verificou-se que pequenas quantidades (cerca de 10 mg) tomadas oralmente corrigem uma resposta imunitária defeituosa especificamente direcionada para o colágeno tipo 2 presente na cartilagem da articulação óssea, modulando então a resposta do organismo para que ele funcione corretamente novamente.

O primeiro local de atividade após ingestão oral de UC2 em casos de inflamação autoimune está no nível das células imunitárias dendríticas nos intestinos. São áreas que contém uma população grande de células dendríticas tolerogênicas, conhecidas como células T. O termo tolerogênico está relacionado à capacidade de tolerar um antígeno, ou seja, uma molécula que leva à formação de anticorpos específicos através da influência de outras populações de células imunitárias como as células T.

A ingestão de doses baixas de colágeno UC-II parece causar uma alteração nestas células dendríticas que promovem a diferenciação das células T numa forma mais anti-inflamatória conhecida como uma célula T reguladora (Treg). Por meio de um mecanismo complexo de regulação, a Treg é capaz de produzir uma molécula chamada interleucina 10 (IL-10), que por sua vez é capaz de suprimir a interleucina 7 (IL-7).

Como a IL-7 é responsável por exacerbar os efeitos do reumatismo, quanto mais células T reguladoras, mais IL-10 serão produzidas e os efeitos da IL-7 serão suprimidos, causando redução dos sintomas da artrite e ao longo do tempo resultando em efeitos analgésicos nas articulações e em redução da atividade inflamatória articular.

Estudos

Pesquisas sobre os efeitos do colágeno tipo 2 em pessoas com artrite reumatóide mostram resultados conflitantes.

Algumas mostram que tomar colágeno tipo 2 por via oral durante 3 meses reduz a dor nas articulações e o inchaço. No entanto, outras pesquisas não mostram essas melhorias quando o colágeno UC-II (UC2) é tomado por períodos mais longos de tempo ou em doses mais elevadas. Portanto, segundo essa pesquisa, o UC2 é melhor quando ingerido por período curto de tempo e começa a perder seus efeitos a longo prazo.

Outras pesquisas sugerem que o colágeno tipo 2 é menos eficaz do que o medicamento metotrexato para o tratamento da artrite reumatóide. Apesar desses resultados, o colágeno tipo 2 apresenta a vantagem de não ter efeitos colaterais.

– UC-II x metotrexato para artrite reumatoide

Desde 2009 é discutido o uso de colágeno UC-II no tratamento da artrite reumatoide. Um estudo realizado na China examinou 500 pacientes com artrite reumatóide. Eles compararam o uso de UC-II com o uso de metotrexato por um período de 24 semanas e encontraram melhorias significativas no quadro dos pacientes que consumiram o colágeno UC-II.

Os autores deste estudo acreditam que o colágeno do esterno de frango teve um efeito de imunossupressão ao reduzir a atividade das células T, responsáveis pela atividade imune da doença. Os medicamentos utilizados hoje em dia para o tratamento da artrite reumatóide agem justamente inibindo a atividade das células T.

Portanto, há atualmente uma discussão no meio médico e científico sobre o uso do colágeno do tipo II como substituto dos medicamentos.

Outra pesquisa mostra que tomar um produto específico que, além do colágeno tipo 2, contém metilsulfonilmetano (MSM), miristoleato de cetilo, lipase, vitamina C, cúrcuma e bromelina por via oral durante 12 semanas reduz a dor articular em pessoas com osteoartrite. No entanto, não parece apresentar melhoras visuais nos exames de raios X das articulações afetadas.

Em um outro estudo clínico piloto, 5 mulheres mais velhas (58-78 anos) que sofriam de dores articulares significativas receberam colágeno tipo 2 não desnaturado (10 mg/dia) por 42 dias. Em outro estudo, pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que 6 de 10 pacientes com artrite reumatoide que tomaram colágeno tipo 2 durante três meses apresentaram melhora significativa, sendo que um deles se recuperou completamente. Além disso, não houve efeitos colaterais.

– UC-II 40 mg em indivíduos saudáveis

A suplementação com colágeno UC-II também confere benefícios a sujeitos saudáveis que tomam a substância. A suplementação oral de UC-II 40mg não desnaturado por dia (durante 4 meses) em indivíduos que relataram dor nas articulações, mas sem histórico de artrite, mostrou uma eficácia na melhora da amplitude do movimento do joelho, maior tempo para a dor articular ocorrer durante o exercício e recuperação mais rápida. Assim, a baixa dose de colágeno parece ser eficaz para a dor nas articulações durante exercícios físicos.

No tratamento osteoartrítico em animais, os ratos alimentados com colágeno tipo II de baixa dosagem (1 a 10 mg/kg do animal) durante 2 semanas pareciam exercer efeitos analgésicos com maior eficácia em 1 mg/kg, ou seja, uma dose baixa já surtia efeitos analgésicos no animal.

Em humanos, a suplementação de UC-II 40 mg não desnaturado obtido do esterno de frango em indivíduos osteoartríticos uma vez ao dia durante 90 dias se mostrou eficaz no tratamento da dor e da mobilidade dos pacientes. Este estudo comparou o uso de UC-II com o uso de uma combinação de cloridrato de glucosamina (1.500 mg) com sulfato de condroitina (1.200 mg) e encontrou uma maior eficácia com o uso de UC-II 40 mg isolado.

Em outro estudo clínico realizado em 2009, UC-II 40 mg foi mais do que 2 vezes mais eficaz do que o consumo de uma dose de 1.500 mg de glucosamina com 1.200 mg de condroitina para melhorar a saúde, o conforto e a flexibilidade das articulações. A dose de UC-II 40 mg superou a combinação de glucosamina com condroitina. Além disso, o uso de UC-II também resultou em uma melhora da qualidade de vida, diminuindo significativamente a dor durante as atividades diárias.

– Colágeno hidrolisado

Quanto ao colágeno hidrolisado, também há estudos que provam que a suplementação oral de 10 g diariamente durante 6 meses em indivíduos com osteoartrite reduziu a dor sentida pelos pacientes, mas não obteve resultados significativos quanto à diminuição da rigidez nas articulações e mobilidade. Além disso, a dose exigida é bem maior em comparação com o UC-II.

Benefícios 

De um modo geral, o colágeno UC-II (UC2) pode estimular a produção de colágeno e melhorar a saúde das articulações e cartilagem.

  • O colágeno UC-II possui peptídeos que atuam como blocos de construção que desencadeiam a produção de colágeno natural;
  • Contém condroitina, que pode promover uma resposta de inflamação saudável, bloqueando a enzima que quebra a cartilagem;
  • Contém ácido hialurônico, que ajuda a lubrificar e manter as articulações hidratadas;
  • Pode redirecionar a resposta imune que alveja a divisão da cartilagem;
  • É específico para a reprodução, função e manutenção do tecido da cartilagem;
  • Não tem praticamente nenhum efeito colateral e é altamente tolerável pela maioria dos indivíduos;
  • Auxilia na recuperação de lesões esportivas;
  • Pode aumentar a velocidade de cura da cartilagem após um nariz quebrado, por exemplo;
  • Promove a recuperação de lesões, principalmente no joelho;
  • Beneficia aqueles com problemas auto-imunes relacionados à articulação, como artrite;
  • Melhora e alivia a dor nas articulações.

Dosagem e Efeitos Colaterais

A dose apropriada de colágeno tipo 2 depende de vários fatores como a idade e a saúde do consumidor. Até agora, não há informação científica suficiente para determinar a dose adequada do colágeno UC-II.

No Brasil, o colágeno tipo 2 é geralmente encontrado na versão UC-II 40 mg. Ao adquirir o produto é importante seguir as instruções do fabricante e consultar um médico no surgimento de dúvidas. Produtos naturais nem sempre são necessariamente seguros e dosagens podem ser importantes para o uso adequado.

Os suplementos de colágeno são tomados de formas diferentes, dependendo do tipo que está sendo consumido: o colágeno hidrolisado, desnaturado ou tipo 2 não desnaturado. Todas as formas têm diferentes estratégias de dosagem e, embora seus benefícios possam compartilhar algumas semelhanças, eles são considerados suplementos diferentes, como já vimos acima.

O colágeno hidrolisado é tomado em doses de cerca de 10 g por dia para a saúde da pele e alguns benefícios para as articulações, e pode ser tomado juntamente com as refeições. Ele não deve ser tomado em doses mais elevadas como um suplemento protéico (para ganho muscular e perda de gordura, por exemplo) por ter menos eficácia do que outras fontes de proteína.

Os suplementos de colágeno hidrolisado ​​estão disponíveis sob a forma de comprimidos, cápsulas, pó ou até mesmo mastigáveis ​​saborosos.

O colágeno não desnaturado é tomado a uma dose bem mais baixa de aproximadamente 40 mg uma vez ao dia e é indicado para o tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide quando existe um componente autoimune e, embora não seja necessário tomar em uma hora específica do dia, é recomendado tomar o suplemento com o estômago vazio antes do café da manhã.

O UC-II se mostrou também seguro e bem tolerado, sem efeitos colaterais conhecidos. Para qualquer pessoa que sofra de danos progressivos da cartilagem, ou seja, alguém que sofre de artrite reumatoide ou osteoartrite de longo prazo, a reprogramação do sistema imunológico através do uso de colágeno tipo 2 não desnaturado encontrado na UC-II é um componente essencial e revigorante no tratamento.

Vale lembrar que no UC-II comercializado, vendido na forma de 40 mg, o colágeno não se encontra sozinho, mas sempre acompanhado de outras substâncias inativas que não fazem mal algum à saúde. Desta forma, em uma dose de 40 mg, apenas 10 mg estão na forma de colágeno tipo 2 não desnaturado, que é justamente a dose diária recomendada por especialistas.

Portanto, tome cuidado. O UC-II não pode ser totalmente isolado das substâncias presentes no colágeno. Desta forma, se o rótulo de um suplemento informa que cada porção equivale a 10 mg, apenas 25% deste total equivale ao UC-II propriamente dito e você estará consumindo apenas 2,5 mg do ingrediente ativo. O correto é utilizar os suplementos de UC-II 40 mg, pois deste modo, estará consumindo a dose diária recomendada de 10 mg do ingrediente ativo.

É evidenciado que outros produtos de colágeno, como colágeno de origem bovina e gelatina, podem causar reações alérgicas. Como o colágeno tipo 2 pode conter as substâncias condroitina e glucosamina, grandes doses podem causar efeitos colaterais relacionados ao uso desses compostos, como náuseas, azia, diarréia, constipação, sonolência, reações cutâneas e cefaléias.

Precauções e avisos especiais:

  • Gravidez e aleitamento: Não existem informações suficientes e confiáveis ​​sobre a segurança relacionada ao uso do colágeno UC-II se a pessoa estiver grávida ou amamentando. Deste modo, para assegurar a saúde e bem estar da mãe e do bebê, é aconselhável não usar o produto.
  • Alergias a ovos ou frangos: Pessoas alérgicas a frango ou ovos não devem usar colágeno tipo 2 devido à possibilidade de reações alérgicas advindas do produto oriundo de aves.

Dicas

Vale lembrar que para que um tratamento seja precisamente tão eficaz quanto no estudo, a condição dos pacientes e o produto devem ser semelhantes ao estudo.

Antes de começar qualquer tratamento, é necessário pesquisar sobre interações com outros medicamentos e conversar com um profissional da saúde.

Mesmo com estudos clínicos, é difícil ter certeza se um tratamento funciona na artrite reumatoide devido ao padrão de queima irregular natural de muitos pacientes e à heterogeneidade dos sintomas.

Se você também está tomando um suplemento de colágeno tipo 1 e 3, certifique-se de tomá-lo em uma hora diferente do que colágeno tipo 2 e não tomar qualquer tipo de colágeno com outros tipos de proteína.

Tomar colágeno com o estômago vazio ou com um pouco de suco impedirá que seu corpo fique confuso com as proteínas diferentes dos alimentos e assegurará que a proteína de colágeno seja transportada para a cartilagem de forma eficaz.

Referencias adicionais:

Você conhece alguém que tenha utilizado essa suplementação e afirme que o colágeno UC-II (UC2) funciona para alguma condição? Tem necessidade de experimentá-lo também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (291 votos, média: 3,79 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

116 comentários

  1. gostaria de usar, tenho artrite reumatíode e sinto dor de mais .

  2. gOSTARI QUE ME FOSSE ENVIADA UMA AMOSTRA GRATIS PARA ESPERIMENTAR A EFICÁCIO DO REMEDIO. GRATO

  3. Magnólia Maria dos Santos

    Bom dia estou usando e estou com muitas dores na articulação
    e fico toda inchada, quando eu estava usando ele com outros
    medicamentos eu não sentia dor, nem ficava inchada por favor me responda era pra eu sentir dor nas articulação.

    Atenciosamente ; Magnólia.

  4. Estou fazendo uso do UC IIe já sinto melhora.

  5. Gostaria de saber se é melhor tomar o UC II com estomago vazio ou depois das refeições. obrigado.

  6. Terei que parar UC II após um tempo de uso? Algo como: toma x meses e para por y meses?

    • Cyro. Com a idade as cartilagens perdem a viscosidade, aquele “amortecedor” entre as vértebras. Eu tomo há um ano. Me livrei de uma cirurgia de 16 pinos na coluna, dois calços e um furo na medula. Não sou vendedor do produto, apenas sei que as dores de articulações, artroses, artrites, ninguém merece. Espero que o problema de todos se resolva com o UCII+move.

      • Mário tenho hérnia de disco na lombar e tomando o colágeno ‘comum’ senti melhora , com seu depoimento me senti animada em tomar o UC – II .
        Obrigada por compartilhar sua experiência com ele .

  7. Boa tarde. Estou tomando colageno tipo 2 por recomendação médica . Me foi indicado o uso por um periodo de 6 meses e ja tomo a oito meses pois comprei embalagens com sobra e resolvi tomar. Mas o que quero dizer é que não estava andando direito e hoje me encontro curada. Ando normalmente e nao tenho restrição. Na verdade estou querendo saber se posso fazer uso continuo pois comecei agora a sentir os beneficios na pele e nas unhas. Agradeço a Deus todos os dias e peço que proteja o inventor desse comprimido . Vale muito a pena tomar esse colageno. Meu problema é Artrite e artrose.

  8. Estou usando ha 6 meses e me sinto curada , tenho artrite e artrose nos joelhos. Posso fazer uso por quanto tempo mais ?

  9. Tenho artrose no joelho esquerdo,e gosto de fazer caminhada do que estou impedida devido a fortes dores.
    Comecei a tomar o UCII hoje, mas a recomendação médica é o Disfor Artro. O efeito é diferente?

  10. Mailsa F Costa.
    Bom dia gostaria de saber qual melhor indicação de colágeno uc2 pois tenho desgaste na patela e meu joelho inflama sempre apesar de que sei de todas restrições de atividade física para não provocar a inflamação . Obrigada

    • Eu faço uso da condroitina e glucosamina já a cinco anos,, tomo cálcio diariamente, milgamma e risedronato sódico uma vez por semana, tenho osteoporose na coluna, bico de papagaio na cervical, osteopenia no fêmur, osteoartrose nas mãos, ombros e joelhos e esporão. Sinto muitas dores e fico constantemente inchada. Posso trocar o controle sachê que uso pelo UCll40mg ou posso usá-lo junto com a medicação que já faço uso? Me ajudem, quero voltar a ter vida, sem dor.

      • Olhe, Joana. Não tomei esses medicamentos que vc usa por causa do estômago, eles atacam. Pare com eles e use o UCII. É bem mais eficaz. Boa sorte.

      • o ideal é tomar em jejum e com bastante líquido, eu por. exemplo bebi com 1/2 litro de laranjada e como 3 claras de ovos com queijo e café com leite 30min depositava

      • Pode sim. Meu médico reumatologista receitou os dois juntos. Sem problemas. Estudos indicam que é excelente está associação.

  11. Sim, tenho necessidade usar o Colágeno UC II. Estou com artrose de grau 5 em um dos joelhos.

  12. Que matéria esclarecedora, muito obrigada!

  13. Murilo Santos Lobato

    Tive problemas com o manguito rotator dos dois braços, fiz cirurgia em um deles e ao final, não somente a cirurgia não deu certo, pois o músculo desceu novamente, assim como produziu uma artrose. Já desincentivado pelos médicos ortopédicos, que disseram que nada poderiam fazer por mim, exceto colocação de prótese, iniciei a cerca de quaatro meses o uso do UCII e o cloreto de potássio e confesso não dá para acreditar no resultado, voltei a nadar de forma competitiva depois de muitos anos. Santa medicação.

  14. Onde posso comprar o UCll40mg, tenho desgaste da cartilagem do femur no encaixe do quadril

  15. Estou tomando Pure Marine Peptids.
    10 g, por causa de artrose no quadril.
    Não sei se estou tomando da forma correta.
    Meu médico disse que teria que será última coisa a ingerir à noite.
    Mas eu como tarde e então tomo o Collageno.
    De manhã tenho um mal estar estomacal.
    Como devo proceder.
    Tomo ha um mês.

  16. cesar augusto da silva rocha

    Tomar com o estômago vazio o cheio.

  17. Fernando Cappellato

    Bom dia,

    Preciso de uma ajuda, se possível.

    Tenho uma cachorra com 2.5 kg, porém ela está com um desgaste grande de articulação. Pelo que entendi na sua matéria, tenho que dar comprar um UCII de 40 mg, pois na verdade só tem 10 mg de colágeno de verdade. É isso mesmo ?

    Mesmo mandando formular um UCII de 10 mg, ele não seria 10 mg de colágeno puro e sim somente 2.5 do colágeno ??

    Não faz mal comprar e dar UCII de 40 mg para um cachorro de apenas 2.5 kg ???

    Grato pela atenção e aguardo retorno, abs

  18. Qual a melhor marca e como proceder já que tomo pantoprazol.

  19. muito bom está materia gostaria de saber a pessoa que não sente dores pode tomar por conta propria

    pois eu tenho artrose…mas meu marido não e gostaria que ele tomasse para prevenir qual seria….grata

  20. JEFFERSON DURR AGUIAR

    qual o melhor horario para tomar uc2 com move ? obrigado jefferson

  21. eu tomo ucII 40 mg há 2 anos e me sinto muito bem. No entanto, o médico disse para mandar manipular na unipharmus . Tem varios enderecos, Essa farmacia tem equipamentos de precisao que medem certinho a quantidade de ingredientes da formula. Precisa de pedido medico para manipular o ucII 40 mg.

    Detalhe: antes de usar eu fiz o teste na minha cadelinha que nao andava mais. Para cachorros a dose é de 20mg ao dia.
    Acreditem, ela está correndo pelo quintal. So fica um pouco manquinha em dias muito frios. Portanto, funciona.

  22. Boa tarde,otima materia

    Tenho 36 anos, porém fiz uns exames, inclusive uma cintilografia e meu neurologista falou que minha cartilagem e articulações estão muito “gasta” para minha idade. O ortopedista tinha me receitado o Disfor Artro, no lugar dele posso tomar o UC-II, é muito diferente um para o outro?
    Me ajudem, pq eu tenho mtas dores no joelho e na mão esquerda

  23. Boa noite.
    Estou com dores no ombro e joelho há algum tempo e gostaria de tomar UCII, você pode me informar qual especialista devo procurar? Seria um ortopedista mesmo? Estou com receio de gastar 500,00 numa consulta e ele não querer me prescrever o UCII. Muitos médicos têm resistência em receitar medicamentos naturais. Obrigada.

  24. Bom dia Este medicamento é anti inflamatório? Pode ser tomado por quem tem problemas renais?

  25. Procure um ortopedista

  26. Gostaria muito de experimentar, pois sofro com dores no joelho por falta de cartilagem, se possível poder um mim mandar algumas mostras gratis

  27. Bom dia.
    Gostaria de saber se posso usar o UC II devido ter o ácido úrico muito elevado e consequentemente GOTA.

  28. Bom dia, comecei a tomAr o uc2 faz 3 dias e estou sentindo muita dor no estômago. Será q posso tomar depois da refeição ou antes de dormir. E ele pode engordar?

  29. O ortopedista me receitou o UC-II durante doze meses, 1 capsula após o café da manhã. Espero ter melhoras.

  30. Boa Tarde,

    Tenho Tendinopatia , pratico natação como esporte master , Posso tomar o UCII 40 g sozinho manipulado , digo sem mais nada, li aii pra cima que a dose é 10 mg , junto com outras coisas

  31. Soraya Rodrigues Amorim

    Gostaria de receber amostra pra eu experimentar. Tenho artrose na cervical e lombar

  32. Boa tarde
    Tenho desgaste na patela vou começar a usar o UC 2,li sobre o medicamento parece ser bom tambem estou frustrado pois tive que parar minhas atividades fisicas vou tomar durante 3 meses e fazer fisioterapia, daqui 3 meses vamos ver se tenho melhoras.

    Bom resultado para todos, Fiquem com Deus

    • Eu tenho comdropatia nas 2 parcelas,mais não parei as atividades físicas,piora,toma uc2 com biovitality para ajudar na absorção do colágeno e faz academia para fortalecer a musculatura que ajuda muito,o que causa a dor e a inflamação,devemos combater com uso de gelo,3 vezes ao dia por 15 minutos.

  33. Boa tarde
    Como faço pra adquirir o produto.
    Gostaria de saber se este produto fortale a musculatura,
    Tenho interesse em comprar o produto. No aguardo

  34. Eu quero voltar a treinar porem preciso saber quais exercícios para perna eu posso fazer para não prejudicar meus joelhos, ja que eu tenho condromalacia patelar

  35. Julio César Zacarias

    Boa tarde, tenho 55 anos e em 2015 tive um problema muito grave na lombar, sou praticante de corrida de rua e após constatar diversos tipos de lesões através de RX e R. magnéticas, meu médico disse que jamais voltaria a correr. Não conseguia me movimentar direito em função das fortes dores, andava capengando literalmente. Após visitar quase uma dezena de especialista, fisioterapeutas, clinicas de choquinhos, pilates,…etc…chegou a informação do UCII, eu já fazia uso da condroitina e a glucos, parei com ela e entrei de cabeça no UCII ! Hoje em 20/12/2018 voltei as minhas corridas de 10km(2 a 3 vezes por semana) e me sinto muuuuuuuuito bem, mobilidade para correr até os 80 anos e sem dor ! Uhuuuuuuuuuu. Tomo o UCII a cada por 3 meses e paro 1 ou dois meses ! Pra mim até o momento não encontrei nada melhor que o UCII !!! não tem contra indicação!
    Na minha opinião, use sem medo de ser feliz !

    • Julio Cezaro obrigado por compartilhar sua experiencia, pois isto me proporciona um bom animo e incentivo de voltar a praticar atividades fisicas e informando que o medicamento UCll funciona mesmo. Valeu mesmo

      • Caro Alex, tenho lido alguns relatos de pessoas que passam por cirurgias e não ficam boas. Estamos em um país onde a medicina virou mecanismo de arrecadação..$$$.(salvo exceções) . Hoje me sinto feliz em compartilhar minha experiência e poder contribuir um pouquinho das dificuldades com outras pessoas. ABS e um abençoado 2019, muita determinação e força de vontade ! Bora mexer o esqueleto pra não enferrujar ( mais ainda ) kkkkk

    • Olá, Julio!
      Você toma o UC II antes ou depois do café da manhã ?

      • Bom dia Marcelo, tomo pela manhã antes do café, mas minha namorada toma após o almoço. Na minha opinião, vc deve tomar o horário é uma questão de adaptação. Foco e fé!

  36. Tenho 59 anos, iniciei com pequenas dores +ou- a 10 anos atrás, cervical, no meio das costas, depois de 5 anos em 2014, comecei com dores fortes, foi constatado pelo ortopedista artrose, hoje tenho cervical, no meio das costas, lombar(dói muito) me impede de fazer muitas coisas. Não cuidei direito, fui deixando por outros motivos, tomava Piascledine 300, durante 1 ano e mudei para UC2 40 mg(manipulado por uma farmácia de minha confianca), , tomei uc2 durante 8 meses e parei, faz 4 meses que parei., carreguei peso nesse período que tinha parado, a Dor na lombar está muito forte!. Fui no ortopedista agora em nov/2018 ele mandou manipular anti inflamatório e para dor, mandou eu fazer 10 sessões de fisioterapia e 5 de acupuntura e raio-x da cervical,do tórax, lombar e bacia.portanto estou tomando esse medicamento já 21 dias e melhorou as dores pouca coisa, ainda não iniciei os outros tratamentos, lembrando tenho sifose e escoliose.
    O que significa uc240mg+MOVE?cura seu que não existe., terei uma qualidade de vida melhor com tratamento alternativo e uc240mg+MOVE?

  37. CARLA LAGANARO RODRIGUES

    Gostaria de saber se posso tomar os dois tipos de colágenos juntos, o hidrolizado e o tipo 2, porque tenho muitas dores na coluna e joelhos por causa do meu peso e estou em processo de emagrecimento e estou tomando o hidrolizado para evitar flacidez. Será que vai sobrecarregar meu organismo tomando os dois?

    • Carla… você pode tomar os dois mais em horários diferentes (tipo UCII de manhã e tipo 1 e/ou 3 que é o hidrolisado a tarde) pois é muita informação pro seu organismo processar de uma só vez.

  38. Alexandre Luiz da Silva

    Bom dia eu tenho vontade de experimentar UCII …

  39. Olá, tenho lesão nos joelhos e resolvi fazer pilates, melhorei muito.. Então resolvi tomar colágeno para auxiliar na melhora. Porém que após 1 mês de uso dos colágenos as dores no joelho e várias outras regiões aumentaram muito… Eu já estava ótima.. Alguém sabe se o uso dos colágenos podem causar efeito contrario?

    • Bom dia Carmem, até onde eu sei sobre o UCII, ele só começa a fazer efeito após 2 ou 3 meses de utilização. Pra minha coluna foi uma benção de nossa senhora, mas cada um é cada um. Pare de tomar e a avalie as dores, volte a tomar e avalie as dores… médico nenhum vai te falar que ele funciona…passei por vários especialistas e nenhum emitiu parecer favorável ao colágeno… Eu insistira no colágeno, não desanime, fé e foco!🙏🏿

    • Bom dia Carmem, tomo a algum tempo e nunca ninguém comentou sobre dores após o uso, até porque o colágeno não faria efeito significativo em 15 dias ou um mês. De QQ forma acho que deve monitorar e se persistir pare ! Abs. Obs. Para mim o colágeno é fantástico. Abs

      • CARMELINDA RAMOS DA SILVA

        Obrigada pela mensagem

        Descobri que o problema foi em tomar ao mesmo tempo o tipo UCIi em conjunto do horrorizado. A medica Disse q era muita proteína, a correlação dos dois no organismo fez efeito contrário, parei de tomar e depois de alguns dias as dores sumiram.

  40. Eu tenho artrose de joelhos e quadril, tomo Condres (UCII), há 2 meses. Como é muito caro, me cadastrei no laboratorio e compro com 30% de desconto.

  41. Olá,
    Gostaria de saber se posso tomar o UC II meia hora antes do café da manhã e apenas com água.
    Obrigado!

  42. Estou tomando o UCII manipulado sinto enjoo e normal? Tomo no café da manha

  43. EXCELENTE ARTIGO. MUITO ESCLARECEDOR

  44. Muito bom o artigo. Mas é fato que cada organismo responde de uma forma. Tenho condromalácia patelar grau II, tomei o Condres por um mês e agora mandei manipular UCII com magnésio, ácido hialurônico e vitamina D. Além disso ainda estou fazendo fisioterapia para fortalecimento e já me sinto segura para fazer musculação na academia. Quase não sinto dores e senti muita melhora… No começo eu não conseguia subir nem descer escadas e agora já consigo numa boa (apesar de evitar por causa do tratamento). Nessa altura do campeonato não sei dizer se foi esse conjunto de fatores que resultou na melhora ou algo isolado como o próprio colágeno.

    • Ems já tem o ucll ultra com vitamina d e magnésio,quanto a academia evitar fazer extensor e leg pres que prejudica muito a melhora,eu também tenho comdropatia nas 2 rótulas,é uma região sem vascularizacao,por este motivo não se genera.

      • Olá… sim, o Condres que eu tomei no primeiro mês foi o Ultra. No entanto, saiu bem mais em conta financeiramente mandar manipular. O legal é que com orientações do meu médico, consegui incrementar outros suplementos junto.
        Quanto a academia, só faço exercícios de cadeia fechada… incluindo o legpress rs… A diferença é que faço em 45° ao invés dos 90 para não sobrecarregar a patela. Está dando muito certo e minha lesão já está assintomática 😀
        E sim, também faço agachamento convencional, em 70º aprox. O único exercício que meu médico não me recomendou foi o agachamento afundo. Abraços.

  45. Adorei a matéria, parabéns. O medicamento Condres é a mesma coisa? Achei o preço salgado do Condres 298,00

  46. CARMELINDA RAMOS DA SILVA

    Galera, eu estava toma do 3 tipos de colágenos, não foi boa ideia isso, pois fez efeito oposto, comecei sentir dores em todas as articulações, então parei de tomar o tipo UC II e melhorei rapidamente. Então na minha experiência, escolha um tipo de colágeno por vez para tratar ou faça a administração em horários totalmente distante um do outro.. Estava tomando o tipo UC II em conjunto do Hidrolisado e fez mal demais p mim.

    • Ucll é específico para articulações,os demais colágenos são idrolisados,para pele,unhas e cabelo. Deve se ter cuidados com excesso de colágeno no organismos,pode sobrecarregar os rins,tudo pode piorar.

      • Obrigada pelas orientações, comprei o Condres ultra e comecei tomar, espero ter melhoras pois sinto muitas dores no quadril e joelho.

        • Vai na fé…esse cara (UCII) me ajudou muuuuuuuito e tem ajudado muita gente… tenho certeza que vai se sentir muito bem após uns 90 dias. Lembrando que não é como um medicamento, ele vai reparar lentamente suas cartilagens…hoje corro meus 10 km de sábado e sem sofrimento! Bora ser feliz!

  47. Afinal, qual é o melhor horário para tomar UC II ? Antes, junto ou depois das refeições?

    Deve tomar uma cápsula dia?

    Agradeço se alguém puder responder!

    • Não tem um horário específico,só para melhor absorção e fixação do colágeno nas articulações o ideal é usar um mineral,eu uso biovitality.

    • Boa noite Rafael, todo medicamento tomado em jejum tem uma absorção mais ascentuada pelo organismo. Eu tomo em jejum! Porém, algumas pessoas passam mal só de tomar água em jejum, então na minha opinião, se conseguir tomar em jejum é melhor, mas caso não consiga tome em um horário que melhor convier! Melhor tomar em algum horário do que ficar sem tomar! Abraço

  48. Oi Rafael… A quantidade diária recomendada é de 40mg. Se a opção que vc comprar já tiver esse valor por cápsula, vc vai tomar somente uma, entende? No meu caso, eu mandei manipular cápsulas de 20mg por conta de outros suplementos que coloquei junto, então eu preciso tomar 2 cápsulas pra chegar no valor diário recomendado.
    A galera aqui em sua maioria toma junto com o café da manhã com um copo bem cheio de suco ou água… eu fui no embalo e está dando certo rs
    Abraços.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*