Receita de xarope para tosse

Especialista da área:
atualizado em 01/08/2022

Assim como existem diferentes tipos de tosse, diferentes fatores podem provocar o sintoma. Mas, independente do seu tipo ou causa, algo que não muda é o fato da tosse incomodar bastante.

É possível tratar o sintoma com os remédios para tosse, no entanto, além de usar um medicamento convencional, algumas pessoas gostam de testar opções naturais para aliviar o problema, como os xaropes caseiros.

  Continua Depois da Publicidade  

O que acha de conhecer e testar um deles? A preparação que separamos para te apresentar combina ingredientes como mel, cenoura e limão espremido da fruta na hora. 

Porém, antes de aprendermos como fazer a receita, precisamos lembrar que ela não é milagrosa ou cura doenças, apenas se propõe a aliviar a tosse. Assim, é importante que você busque ajuda médica para saber o que está causando a sua tosse e receber o tratamento adequado.

Com tudo isso em mente, agora sim, podemos aprender o passo a passo do xarope para tosse, que está explicadinho logo abaixo!

Xarope

Xarope para tosse

Um xarope caseiro para amenizar a tosse. Com cenoura, limão e mel.
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 10 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 1
Calorias 507 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Recipiente de vidro com tampa

Ingredientes
  

  • 5 ou 6 cenouras grandes, descascadas e cortadas em pedaços
  • 1 limão espremido (suco de uma fruta)
  • 4 ou 5 colheres de sopa mel
  • água

Instruções
 

  • Ferva as cenouras em uma panela com pouca água por alguns minutos, até que elas fiquem macias. Após ferver, deixe que descansem até esfriar.
  • Então, amasse as cenouras com um garfo. Esprema o suco de um limão e acrescente o mel.
  • Mexa bem até que os ingredientes fiquem bem misturados. Coloque o xarope em um recipiente de vidro, feche muito bem e mantenha na geladeira.
  • Recomenda-se tomar 4 a 5 colheres de sopa do xarope por dia até os sintomas desaparecem.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • Os valores nutricionais da tabela abaixo correspondem a toda a garrafa de xarope, não a uma única porção.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Xarope para tosse
Quantidade por Porção
Calorias 507 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 0.1g1%
Gordura Poliinsaturada 0.5g
Gordura Monoinsaturada 0.1g
Sódio 315mg16%
Potássio 1488mg32%
Carboidratos 132g44%
Fibras 12g48%
Açúcar 107g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave xarope, xarope caseiro, xarope para tosse
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário