Água com Sal para Garganta Inflamada Funciona? Como Usar e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Acordar e passar o dia com a garganta inflamada incomoda qualquer um. Veja se funciona tomar água com sal para garganta inflamada, como usar e algumas dicas para amenizar o problema.

Estar com a garganta inflamada não é nada legal, já que ela também pode vir acompanhada de sintomas como dor que piora ao falar ou engolir, sensação de arranhado na garganta, dificuldade para engolir, glândulas doloridas e inchadas no pescoço, amígdalas vermelhas e inchadas ou com manchas brancas ou pus e rouquidão ou voz abafada.

Nos casos em que a garganta inflamada é provocada por algumas infecções, também pode surgir sinais como febre, tosse, nariz escorrendo, espirro, dor no corpo, dor de cabeça, náusea e vômito.

Além das infecções virais e bacterianas, as principais causas para a inflamação na garganta incluem: alergias, secura do ar, fatores irritantes como a poluição, tensão muscular, doença do refluxo gastroesofágico, HIV e tumores.

Caso esteja também com esse sintoma, vale a pena conhecer os remédios para tosse mais usados e conferir algumas opções de chá para tosse e como fazê-los em casa.

Funcionar tomar água com sal para garganta inflamada?

A garganta inflamada provocada por uma infecção viral geralmente dura entre cinco a sete dias e não exige tratamento médico. Entretanto, algumas pessoas podem aderir a remédios analgésicos leves para amenizar a dor e a febre.

Já no caso da garganta inflamada causada por uma infecção bacteriana, o médico irá prescrever o uso de antibióticos. Se o problema for causado por outra doença, o tratamento indicado será escolhido pelo médico conforme o diagnóstico obtido.

Por isso, é importante ficar atento à duração e à severidade do problema na garganta e ir ao médico para se certificar de que ele não é sintoma de uma condição mais grave.

Entretanto, sabemos que muita gente curte aderir a tratamentos caseiros para lidar com os problemas mais simples de saúde, como, por exemplo, usar água com sal para garganta inflamada. Será que essa estratégia repassada de geração em geração nas famílias realmente dá certo?

Bem, uma das estratégias caseiras que podem ajudar a acalmar uma garganta inflamada é realmente fazer um gargarejo de água salgada.

Embora se trate de um método bastante antigo, um inquérito clínico apresentado no The Journal of Family Practice (O Jornal de Prática Familiar, tradução livre) apontou que os gargarejos com água salgada ainda são recomendados pelos médicos em contextos clínicos para lidar com a dor de garganta.

Conforme a publicação, os gargarejos com água salgada são especialmente eficientes para os resfriados ou gripes que provocam uma leve garganta inflamada, entretanto, podem amenizar melhor os quadros mais graves do problema com a ajuda de medicamentos como acetaminofeno ou ibuprofeno.

No caso de escolher um remédio de venda livre para ajudar a lidar com a sua garganta inflamada, leia toda a bula do medicamento em questão para saber como ele deve der tomado (dosagem, duração do tratamento, entre outros aspectos), conhecer os seus possíveis efeitos colaterais e certificar-se de que ele não é contraindicado para você.

A receita mais comum é a seguinte: adicionar em um copo ¼ a ½ colher de chá de sal para aproximadamente 120 ml a cerca de 235 ml de água morna. A recomendação é fazer o gargarejo com essa solução e, então, cuspi-la.

Mas como a água com sal para garganta inflamada pode ajudar?

Quando o gargarejo com a água salgada é feito, há a criação de uma barreira rica em sal e muitos fluidos são removidos da região da garganta, o que indica que o vírus (que é uma possível causa para a garganta inflamada) está sendo lavado ou retirado.

O sal funciona como um imã para a água e a estratégia é boa para aliviar sintomas. Entretanto, vale alertar que a água salgada não vai curar uma infecção viral e que não existe uma quantidade suficiente de sal para fornecer um efeito antiviral.

Para quem quer evitar problemas respiratórios, vale a pena saber que pesquisas já apontaram que fazer gargarejos regulares somente com a água natural pode auxiliar a prevenir infecções no trato respiratório superior.

Cuidado!

Mesmo que seja adepto de tratamentos caseiros e utilize a água com sal para garganta inflamada, você precisa saber que existem sinais que indicam que é necessário procurar a ajuda médica para tratar o problema.

Quando se trata de um adulto, a Academia Americana de Otorrinolaringologia aconselha que o médico seja procurado quando a garganta inflamada for frequentemente recorrente ou quando o quadro da condição tiver os seguintes problemas:

  • For severa ou duras mais do que uma semana;
  • Dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Dor articular;
  • Dor nos ouvidos;
  • Erupção cutânea;
  • Febre com mais de 38,3º C;
  • Sangue na saliva;
  • Catarro;
  • Caroço no pescoço;
  • Rouquidão que dura mais do que duas semanas.

Já de acordo com a Academia Americana de Pediatria, se a garganta inflamada de uma criança não é resolvida depois da ingestão da primeira bebida pela manhã, é recomendável que os seus pais ou responsáveis consultem o médico.

Já nos casos em que o pequeno apresentar dificuldade para respirar, dificuldade para engolir ou babar de maneira incomum, o que pode indicar a incapacidade de engolir, ele deverá ser levado imediatamente ao médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma usar a solução de água com sal para garganta inflamada? Costuma funcionar para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário