Como é a maquiagem definitiva para estrias

Especialista da área:
atualizado em 20/04/2021

As estrias são uma forma de cicatriz que surge na pele tanto de mulheres quanto de homens, e o uso da técnica de maquiagem definitiva para camuflar essas marcas vem ganhando cada vez mais adeptos.

  Continua Depois da Publicidade  

Elas surgem principalmente na região dos glúteos e coxas, mas podem aparecer em outras partes do corpo também, dependendo das características individuais da pessoa.

Por isso, a seguir iremos aprender como funciona esse procedimento, para quem ele é indicado e descobrir se a maquiagem definitiva realmente camufla as estrias.

Como surgem as estrias

perna com estrias
Perna com estrias

As estrias surgem quando a pele é esticada de forma excessiva, em um curto período de tempo. Assim, as camadas mais profundas da pele, constituídas por colágeno, são forçadas além de sua capacidade.

Isso gera o rompimento do tecido e o aparecimento das estrias, que inicialmente tem uma coloração avermelhada e depois adquirem uma cor mais clara que a pele.

O problema é bastante comum, principalmente em determinadas fases da vida, como a gravidez por exemplo. Nesse caso, as estrias se formam na região abdominal, durante o crescimento da barriga.

Além disso, as estrias podem aparecer na região das costas, durante a fase de maior crescimento de crianças e adolescentes, assim como em algumas partes do corpo de fisiculturistas, devido ao crescimento muscular.

Outro grande causador de estrias é o ganho de peso, principalmente quando ocorre de forma rápida.

É possível prevenir estrias?

A principal forma de prevenir o aparecimento de estrias é evitar o ganho de peso. Por isso, as recomendações básicas são:

Além disso, quando levamos em conta que as estrias surgem quando há a ruptura do colágeno, podemos dizer que o consumo de alimentos ou suplementos ricos na substância pode ajudar a prevenir o problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Remédios para estrias

Embora as estrias mais claras sejam permanentes, há alguns tratamentos que podem reduzir as que têm aspecto avermelhado, que são as mais recentes, podendo torná-las quase imperceptíveis.

Durante a gravidez, por exemplo, alguns especialistas recomendam a aplicação alguns óleos e cremes específicos na região do abdômen, para reduzir ou até prevenir o surgimento de estrias.

Outros cremes, como os ricos em colágeno, prometem dar mais firmeza à camada mediana da pele, embora não haja comprovação científica desse efeito.

E ainda existem os tratamentos a laser, que são utilizados para tratar as estrias vermelhas. Eles agem vedando os vasos sanguíneos, livrando-as de suas cores avermelhadas. Mas, as sessões do tratamento a laser, que costumam a variar entre 5 ou 6, costumam ser mais caras.

Micropigmentação

maquiagem nas estrias

A maquiagem definitiva para estrias, também conhecida como micropigmentação ou dermopigmentação, é um processo que ajuda a camuflar tantos as estrias como algumas outras marcas da pele. Além disso, ela também é utilizada para esconder tatuagens e preencher sobrancelhas.

O processo é feito através da aplicação de uma pigmentação na epiderme, que cobre as estrias e torna a região mais uniforme, uma vez que a diferença de coloração foi eliminada.

Mas, quanto mais profundas são as estrias, mais difícil é a “camuflagem”. Já as mais claras são completamente escondidas pela pigmentação. O processo é realizado com a região anestesiada e, sendo assim, é indolor.

Recuperação

Como a maquiagem definitiva para estrias funciona como uma tatuagem, o processo de recuperação ocorre de uma maneira semelhante:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Após a aplicação, recomenda-se utilizar cremes que tenham base de vaselina;
  • O uso de filtro solar, caso a pessoa queira ou precise tomar sol, é imprescindível;
  • Além disso, após o tratamento, é normal a formação de uma casquinha de cicatrização sobre a pele, que não deve ser retirada;
  • É recomendável, também, não comer frutos do mar e higienizar a região com soro fisiológico.

Dicas e cuidados

Antes de escolher um profissional para realizar a maquiagem definitiva para estrias, procure por referências. Isso é importante porque este é um processo quase artístico, que requer o uso de pigmentos que serão misturados, para chegar à cor de sua pele e conseguir assim o melhor resultado possível.

Além disso, o uso de filtro solar na região é essencial para a manutenção dos resultados, pois o sol pode debotar o pigmento utilizado.

Você já tinha ouvido falar na maquiagem definitiva para estrias? Tem vontade de utilizar esta técnica para camuflar suas marcas? Comente abaixo o que já tentou fazer!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média 3,84)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

20 comentários em “Como é a maquiagem definitiva para estrias”

  1. Eu conheço a Camila Guedes – especializada na Itália , ela é maravilhosa micropigmentadora , só que eu fiz micro na sobrancelha e parece que ela faz em estrias . Vou deixar o número para confirmarem 11 94326.2200

    Responder
  2. Olá, gostaria de saber quais são os locais em São Paulo que fazem este procedimento de maquiagem definitiva para estrias, estou tendo difivuldades para encontrar.
    Desde já, agradeço.

    Responder
  3. No processo de cicatrizante pode ser usado algo para cicatrizar tipo cicatricure. Vou fazer o procedimento de micropgmentação essa semana e queria tirar essa dúvida.
    Obrigada, G!

    Responder
  4. Esse tratamento é possível tomar sol normalmente? são realizada em quantas sessões? E o valor? Esse tratamento é melhor do que o striort? Aguardo resposta obrigada

    Responder
  5. Olá! Gostaria de me informar sobre clínicas que fazem esse procedimento de maquiagem para estrias em SP capital.

    Obrigad

    Responder
  6. Gostaria de saber se tem um clínica que faça essa procedimento em SP ( micropigmentação em estrias ) grata Fernanda

    Responder