Dicas infalíveis para emagrecer rápido e sem passar fome

Especialista:
atualizado em 26/11/2020

Emagrecer com rapidez é o sonho de muita gente. Recorrer a dietas rápidas e exercícios longos é uma prática muito comum. Muitos ainda aderem a dietas complicadas que, além de ser pouco eficazes, podem trazer sérios riscos à saúde.

Mas saiba que para conseguir emagrecer rapidamente você não precisa pôr sua saúde em risco, tampouco fazer grandes sacrifícios. O que você precisa é de um bom programa de perda de peso, bons hábitos alimentares e disciplina.

Continue lendo este artigo e você vai descobrir as melhores dicas que vão te ajudar a emagrecer com rapidez.

Você quer ficar em forma, não “mais magro”

Um erro comum é começar o seu programa de perda de peso mensurando instintivamente quantos quilos precisa perder. Essa não é uma forma saudável para começar.

Comece calculando o peso ideal para sua altura usando métodos confiáveis como o IMC, e estabeleça uma meta saudável.

Feito isso, vamos às dicas:

1. Você é o que você come

mulher evitando doce

Por mais que a máxima seja um tanto clichê, ela carrega consigo uma verdade incontestável: o que você come e bebe influencia diretamente em seu peso, disposição e saúde, tanto física quanto mental.

Portanto, se você quer ficar em forma de uma maneira saudável, inclua esses costumes no seu dia a dia:

1.1. Reduza as calorias

Talvez você já tenha cansado de ouvir isso, mas juro que é importante: evite alimentos gordurosos.

Retire gorduras da sua carne, ou opte por carnes magras. Substitua o café da manhã gorduroso e açucarado por um cereal integral ou alguma proteína magra e vegetais.

1.2. Beba mais água

Aí vai mais uma ótima dica para emagrecer: tome um copo de água trinta minutos antes de cada refeição. Isso vai te ajudar a não comer demais, pois a água aumenta a sensação de saciedade.

Além disso, fique longe de refrigerantes, sucos de fruta, chás, cafés e cerveja durante as refeições. Eles vão acrescentar calorias desnecessárias à sua alimentação além de distender as paredes do seu estômago, fazendo com que você não se sinta saciado e coma mais.

1.3. Tome café da manhã

Se você quer entrar em forma e manter o peso depois, não pule a refeição mais importante do seu dia.

A cada manhã, seu corpo precisa iniciar seu metabolismo, pois após 6 ou 8 horas de sono, seu nível de glicose está baixo. O café da manhã é responsável por manter seus níveis de hormônios estáveis e regular o nível de açúcar no seu sangue, queimando mais calorias.

Logo, se você não tomar o café da manhã impedirá que esse processo se inicie. Como consequência, seu corpo vai queimar menos gorduras ao longo do dia e o resultado? Emagrecer rápido vai voltar a ser um sonho distante.

1.4. Faça sua própria comida

Você chegou em casa depois de um longo dia de trabalho/estudos. Seu corpo está cansado, sua mente exausta e seu estômago vazio. Tudo o que quer agora é tomar um banho, comer e repousar a mente assistindo a sua série favorita na TV.

Então, você se joga na cama, pega o celular e abre seu aplicativo de delivery favori… Espere! Você quer emagrecer rapidamente, não é mesmo? Então você precisa se levantar e encarar o fogão.

Ao preparar sua refeição você pode selecionar melhor os ingredientes. Veja alguns truques para cozinhar de forma saudável, como por exemplo dosar as quantidades de sal e óleo, garantir que está usando produtos frescos e, claro, acrescentar mais vegetais.

Lembre-se que o sal, que é rico em sódio, além de trazer problemas cardiovasculares, também retém líquido fazendo você ganhar peso e ter uma aparência mais inchada. Saiba que o sódio retém até 50 vezes seu peso em água o que não é o desejável para quem quer perder peso.

Mas e a correria?

Não desista de emagrecer rapidamente por causa dela. Apenas continue lendo esse texto e você vai descobrir que conciliar uma rotina apertada com uma alimentação saudável não é um bicho de sete cabeças.

2. Organização é importante, certo? Certo.

organização do tempo

Mas ela é ignorada com bastante frequencia em programas de perda de peso. Confira abaixo algumas dicas simples para que você não cometa esse erro também:

2.1. Forme hábitos

Decida qual parte do seu dia será dedicada a exercícios, o dia da semana que você fará compras e quando irá cozinhar. Não precisa fazer nenhuma reorganização drástica. Apenas organize tudo dentro da sua rotina atual de trabalho e doméstica.

Afinal, se você não fizer isso, seus dias serão apressados, sem planejamento e você ficará mais inclinado a beliscar os biscoitos do armário ou comprar um lanche no quiosque em frente ao trabalho.

2.2. Estoque sua cozinha

Mantenha sua cozinha cheia de frutas, vegetais, carnes saudáveis, grãos, cereais, temperos e ervas.

Dessa forma, você terá sempre à mão os ingredientes necessários para cozinhar e conseguirá muito mais agilidade nessa tarefa, pois não precisará largar o cozido no fogão e correr até o mercado para comprar algum ingrediente que faltou.

Se quer ainda mais dicas de como manter suas refeições sempre saudáveis siga nossos truques. Você vai descobrir como cozinhar vegetais para a semana e como cozinhar com pouca gordura para que você entenda como estocar sua cozinha com ingredientes saudáveis e deliciosos.

2.3. Coma pequenas refeições

Coma suas refeições em intervalos regulares: sejam três grandes refeições por dia ou seis pequenas. Não pule nenhuma. Opte por alimentos ricos em fibras como o grão de bico, arroz integral, verduras e legumes, pois eles te deixam saciado por mais tempo.

Mantenha-se hidratado, assim você não come demais. O recomendado de água a se tomar é de pelo menos dois litros por dia.

3. Mexa-se

Se você quer emagrecer rapidamente e ainda deixa seu trabalho te acorrentar à mesa o dia inteiro, receio lhe dizer que está fazendo isso do jeito errado.

Seja ativo. Mova-se sempre que puder. Levante, caminhe um pouco, respire um pouco de ar puro a cada duas horas. Isso irá melhorar sua circulação e evitar a flacidez.

Agora, anote essa frase em um post-it e cole-o em sua geladeira: Não vá a um lugar de carro se você pode chegar lá com menos de dez minutos de caminhada.

Mas nem só de pequenas caminhadas vive o corpo em forma, não é mesmo? Confira abaixo algumas dicas de exercício para incorporar em sua rotina:

3.1. Comece com um exercício cardio e musculação

A musculação combinada com cardio é a melhor forma de emagrecer rápido. Existem formas e variações, mas qualquer exercício que foque em tonificação muscular e aumente os batimentos cardíacos te ajudará a perder peso.

Você pode começar seus exercícios em casa hoje mesmo ou optar por entrar em uma academia.

Por fim, faça exercícios com levantamento de pesos. A intensidade deles faz com que seu metabolismo queime mais gordura para ajudar seu corpo a se recuperar deles.

3.2. Mente saudável, corpo saudável

Outra máxima usada até a exaustão, mas com uma verdade que ultrapassa gerações: se sua mente não está bem, seu corpo vai reagir negativamente a isso. Existem estudos que mostram como o estresse pode, literalmente, sabotar seu programa de perda de peso.

Não estamos falando apenas sobre evitar tomar um quilo de sorvete em frente à TV ao final de um dia ruim. O estresse pode causar alterações químicas e hormonais em seu corpo de forma que o ganho de peso se torne cada vez mais difícil de controlar.

Portanto, procure relaxar. Compre um console de vídeo game com sensor de movimento e divirta-se com jogos com seus amigos e família, planeje viagens de fim de semana, dance, pratique esportes, limpe sua casa uma vez por semana, a lista é infinita.

Além disso, você pode tirar um tempinho para fazer yoga, meditação, exercícios de respiração ou coisas mais simples, como ler, para combater o estresse.

E durma bem. Seu corpo precisa se recuperar e se regenerar após um dia cheio. Você precisa dar a ele o tempo para isso. Sete a oito horas de sono por noite é essencial.

A propósito, dormir menos ou mais pode levar ao acúmulo de gordura. Portanto, certifique-se de dormir o suficiente.

Outras pequenas dicas que fazem a diferença

  • Mastigue bem os alimentos: Pessoas que comem devagar, mastigando bem, ingerem até 70% menos calorias por refeição;
  • Mantenha os lanches fora de vista: Mantenha os lanches saudáveis à vista, e os não saudáveis longe dos olhos;
  • Evite comer direto da embalagem dos produtos: Normalmente temos a tendência de comer tudo que está em um recipiente. Portanto o ideal é tirar uma pequena porção da embalagem, e guardar o restante para depois;
  • Evite refrigerantes: mesmo os diets/zero devem ser evitados;
  • Compre um pedômetro (aparelho que conta o número de passos) e estabeleça uma meta diária. Desafie-se a aumenta essa meta com o passar do tempo;
  • Evite o consumo de álcool: O álcool contém calorias que prejudicam a sua perda de peso.

Qual destas dicas de como emagrecer rapidamente parece ser a mais difícil de adaptar ao seu dia a dia? Comente abaixo e deixe a sua opinião!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Dicas infalíveis para emagrecer rápido e sem passar fome”

  1. Adorei o artigo. Abordou detalhes importantes para o processo de emagrecimento. Muitas pessoas ignoram pequenos detalhes.

  2. Excelente artigo, parabéns pelo trabalho, ótimas dicas para quem quer ter uma vida de saúde e bem estar de verdade, muito obrigada!

  3. Eu acho que preciso perder ao menos 8 quilos e não sera muito fácil para mim poi me falta determinação uma coisa que aprendi no seu artigo é que eu bebendo mais água aumenta minha possibilidade de emagrecer ,muito obrigado pela dica .

  4. Mais um daqueles artigos nota 10, parabéns por seu belo trabalho e por sua determinação e dedicação em trazer sempre o melhor para seus leitores.
    Dificilmente vemos pessoas com a boa vontade de ajudar ao próximo como você obrigado pelo conteúdo e pelas ótimas dicas.

  5. Ótimas dicas,muitas pessoas fazem dieta do jeito errado sem saber.Hoje mesmo vou colocar essas dicas em prática

  6. Certíssimo as grande industria querendo promover”conforto” trouxeram um monte de porcarias para população o açúcar,o refrigerante os embutidos esta tal facilidade é um veneno camuflado.Dicas como as que li neste blog que quero para me inspirar e publicar conteúdos de relevância!!!!gratidão.

  7. Otimas dicas, eu precisava emagrecer, e conseguir seguindoe ssas dicas simples, principalmente cortar açucar, refri, comer devagar e menos quantidade.

  8. concordo plenamente parabéns pelo artigo!

    Eu vejo muitas pessoas hoje em dia viciadas em refrigerantes, doces, lanches e depois ficam doentes ou ganham peso extras e se perguntam por que será ?

    Precisamos nos cuidar, cuidando já é dificil imagina sem, não é mesmo!