Como Escolher Uma Sopa Para Emagrecer Já Pronta de Mercado

Especialista:
atualizado em 30/03/2015

A sopa é um alimento que traz conforto, que traz memórias agradáveis. Uma tigela de canja de galinha, uma xícara de sopa de vegetais bem quente em um dia de inverno, uma sopa de tomate para te aquecer em algum lugar frio. A sopa é uma entrada tradicional, mas também pode ser o prato principal com uma salada ou um sanduíche. Mas nutricionalmente, nem todas as sopas são iguais.

No supermercado, sopas vão de caldos com pouca gordura e poucas calorias a sopas cremosas cheias de gordura. E uma grande desvantagem da maioria das sopas prontas é sua grande quantidade de sódio. Saiba como comprar a correta sopa para emagrecer usando nosso guia.

Sopas e sua saúde

Sopas podem ser ótimas adições à sua dieta. Elas são uma ótima forma de consumir mais vegetais. Dependendo dos ingredientes, elas podem ser ricas em vitaminas e minerais, fitoquímicos, fibras e proteína. Pesquisas mostram que pessoas que consomem sopa regularmente chegam mais perto de consumir as quantidades recomendadas de nutrientes e consomem menos gordura e mais ácido fólico, betacaroteno e vitamina C.

Uma sopa para emagrecer também é um ótimo alimento saciante, ligada à redução de apetite, menor consumo de gordura e menor peso. A sopa pode ajudar na perda de peso porque tende a ter uma baixa densidade enérgica (menos calorias por volume comparado a outros alimentos), o que faz dela mais saciante, então você pode comer menos durante o restante da refeição. E por ser rica em sabores e texturas, ela também é mais saciante do que simplesmente tomar uma bebida para afastar a fome.

Mas sopas prontas, especialmente, também podem conter muito sódio, com 1000 miligramas ou mais por porção. Macarrão instantâneo, apesar de fácil de fazer e barato, está entre os alimentos com mais sódio, tendo até 1700 miligramas de sódio em um único pacote. Essa não é uma escolha sábia quando você considera que o limite de sódio para adultos é de 1500 miligramas por dia.

Entendendo sopas

Os supermercados também estão cheios de sopas “prontas para servir” em caixas, sopas frescas refrigeradas, sopas congeladas e sopas em pó e em copos descartáveis. Esses últimos são especialmente convenientes e portáteis – você apenas adiciona água fervendo ao copo.

Quando ler rótulos de sopas, note que uma porção é apenas uma xícara – mas muitas pessoas comem mais que isso. Na verdade, você pode comer a lata toda, o que pode tecnicamente conter duas ou mais porções. Isso quer dizer que você tem que ajustar as calorias, sódio e outros números nutricionais para refletir o que você está realmente consumindo. Por exemplo, se o rótulo lista uma porção como tendo 800 miligramas de sódio (uma grande quantidade, a lata inteira te dará 1600 miligramas de sódio).

Sopas: é bom saber

Alguns anos atrás, algumas companhias de alimentos começaram a reduzir o sódio em algumas de suas sopas em resposta aos pedidos por alimentos com menos sódio. Na verdade, essas sopas nunca tiveram pouco sódio – e eram anunciadas como tais – mas cada pequena redução de sódio ajuda, se você precisa limitar sua ingestão. Infelizmente, parece que essas sopas não são muito populares com consumidores acostumados a alimentos mais salgados, e em resposta às vendas insuficientes, pelo menos uma companhia adicionou o sódio novamente.

Então, cheque o rótulo para se certificar de que os números de sódio nas suas sopas favoritas não mudaram recentemente. Tenha em mente que as sopas formuladas com menos sódio não desapareceram – elas apenas diminuíram. E ainda há muitas sopas com “redução de sódio”, “pouco sal” e até “sem sal” no mercado. Se você der uma chance a elas, pode se acostumar.

Dicas par escolher a melhor sopa para emagrecer

  • Escolha caldos e sopas vegetais ao invés de sopas cremosas. Você irá consumir menos calorias e cortar a gordura em até dois terços.
  • Estoque sopas em lata e aquelas em embalagens assépticas (para maior validade), sopas congeladas (geralmente boas por 2 a 3 meses) ou frescas.
  • Cheque e compare a quantidade de sódio. A maioria das sopas prontas têm muito sódio, então um limite prático é de 600 miligramas de sódio por porção. Se você precisa limitar seu sódio ainda mais, procure sopas “com pouco sódio”, que não têm mais de 140 miligramas de sódio por porção.
  • Se você comprar sopas com pouco sódio ou redução de sódio, certifique-se de comprar algumas ervas e temperos (como manjericão, orégano, estragão, gengibre, noz moscada, pimenta em grãos) para dar mais sabor.
  • Escolha uma sopa com pelo menos 3 gramas de fibras por porção, o que é mais de 10 por cento da recomendação diária de fibras. Sopas de feijão, lentilha, vegetais e cevada são as que oferecem mais fibras.
  • Cheque os ingredientes para ver se há açúcares adicionais. Escolha sopas que não contenham mais de 6 gramas de açúcar por porção. Algumas têm mais de 10 gramas de açúcar em uma porção que equivale a meia lata.
  • Para controlar as calorias e gorduras saturadas, evite as sopas cremosas – creme de batata, creme de tomate, creme de brócolis e assim por diante. Se você não consegue resistir a elas, pelo menos as reconstitua com leite desnatado ou semi desnatado.
  • Se você prefere orgânicos, há muitas marcas para escolher. Mas não assuma que a sopa é mais nutritiva (ou menos salgada) simplesmente porque é orgânica. Cheque o rótulo para saber se os números nutricionais estão dentro do que você precisa.
  • Para aumentar o valor nutricional de sopas prontas, estoque vegetais frescos ou congelados que você pode adicionar à sua sopa para emagrecer. Para aumentar as fibras, compre feijão ou arroz integral para cozinhar e adicionar à sopa.
  • Pegue algumas bolachas salgadas ou pães integrais, verduras e frutas frescas para completar sua sopa.

Que tipo de sopa você prefere escolher quando vai ao mercado? Você utiliza alguns temperos e vegetais para incrementar a sua sopa pronta? Comente abaixo suas dicas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Como Escolher Uma Sopa Para Emagrecer Já Pronta de Mercado”