Como Fazer Chá de Aroeira – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A aroeira é uma árvore de pequeno porte com folhas pequenas e tradicional do Brasil. Existem diferentes tipos de aroeira, como a aroeira do campo, rasteira, lentisco e outras. São usadas para banhos, compressas ou também no consumo de chás. É conhecida há algum tempo como planta medicinal e pelas suas propriedades antissépticas. É constantemente indicada para tratar condições como azia, febre, gastrite, uretrite, diarreia, blenorragia, bronquite, tosse, reumatismo, dor de dente, íngua, gota e ciática.

As aroeiras também podem ser usadas pelo seu efeito balsâmico para curar feridas, infecções cutâneas, entre outras. Pessoas que sofrem de doenças reumáticas, artrite, dores ciáticas, distensões também podem encontrar alívio das dores realizando compressas ou banhos quentes com a planta.

Confira os benefícios do chá e aprenda como fazer chá de aroeira e como consumir para receber o máximo de suas propriedades para a saúde e boa forma.

Benefícios do chá de aroeira: Para que serve?

O chá de aroeira tem poder adstringente, balsâmico, cicatrizante, laxante, diurético, depurativo, antiespasmódico, afrodisíaco, tônico, anti-inflamatório, antibactericida e pode ajudar no tratamento de reumatismo, diminuir a febre, tratar casos de diarreia, ajudar no tratamento de gota, ajudar a tratar sífilis, ínguas e leucorreias, tratar dores ciáticas, tratar problemas urinários devido às propriedades diuréticas e aliviar inflamações de uma maneira geral.

A maioria das propriedades está presente em suas folhas e cascas, que podem ser utilizadas para preparo dos chás. Assim, o chá de aroeira é propriamente consumido para tratar essas condições médicas, provocando alívio de dores e inflamações, bem como purificação do organismo.

Como fazer chá de aroeira – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de aroeira. Aprenda como fazer chá de aroeira para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Caso tenha se interessado pelas propriedades e benefícios do chá de aroeira, veja como preparar com facilidade em casa.

1. Receita de chá de aroeira com cascas e folhas

Ingredientes:

  • 100 gramas de folhas de aroeira;
  • 4 pedaços de casca de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve as folhas e a água ao fogo e deixe levantar fervura. Então acrescente as cascas da planta e deixe fervendo por mais 5 minutos. Espere amornar e tome natural ou, se preferir, leve para gelar e beba gelado. Pode adoçar levemente com mel ou adoçante, mas sem excessos. 

2. Receita de chá de aroeira com cascas

Ingredientes:

  • 3 pedaços de casca de aroeira ou 100 gramas de pó da casca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve as cascas para ferver na água por 15 minutos, coe e beba morno. Ou se for usar o pó, basta ferver a água, adicionar o pó e deixar por poucos minutos. Sirva. 

3. Receita de chá de aroeira com folhas

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 100 gramas de folhas de aroeira.

Modo de preparo:

Ferva a água, adicione as folhas e deixe ferver por 5 minutos. Pode ser consumido natural ou gelado de 3 a 4 colheres de sopa por dia.

Dicas

Os diversos tipos de aroeira não podem ser confundidas com as aroeiras brancas ou bravas, que podem causar urticária, que causa irritação na pele.

As folhas e cascas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Se quiser, você pode utilizar folhas e cascas no banho quente para alívio de dores e inflamações e obter ao máximo seus efeitos terapêuticos.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de aroeira que separamos acima? Pretende fazer alguma receita para aproveitar os benefícios da planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Como Fazer Chá de Aroeira – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Meu CORDIAL BOM DIA Eu vou usar a primeira vez para dores nas articulações. Gostei muito das informações e dicas tudo bem EXPLICADO. PARABÉNS

  2. Já tomei o chá de aroeira por um tempo e me passou minha dores nas pernas e nos joelhos porém parei por tempo e me voltou as dores novamente . Gostaria de saber se tenho que beber a chá pelo resto da vida ou complementar o chá com algum remédio para não voltar mas as dores e inflamações.

  3. Boa noite comprei um rancho recentemente e lá tem pés de pimenta rosa descobri por acaso cheirando uma das folhas achei que se tratava de uma espécie que teria muitos benefícios para saúde. Agradeço a vocês pelas instituições vou fazer uso dos frutos e das folhas. Muito obrigado pelas informações.