Especialista da Área:

Chá de Aroeira Emagrece? Para Que Serve?

Também conhecida pelos nomes de aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa e corneíba, a aroeira é classificada como uma planta medicinal com propriedades balsâmicas, adstringentes, diuréticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas, tônicas e cicatrizantes ginecológicas.

Existem gêneros e espécies dentro da família da aroeira, no entanto, a mais indicada para o consumo é o grupo aroeira mansa, com destaque para os seguintes tipos: aroeira-do-campo, almecegueira, lentisco e rasteira, por exemplo.

Será que o chá de aroeira emagrece? 

Uma das formas de utilizar a planta medicinal é por meio da produção de um chá. Mas será que é verdade que o chá de aroeira emagrece?

Pois bem, em nossa pesquisa não encontramos informações embasadas que indiquem que o chá de aroeira emagrece ou que a bebida pode contribuir com a perda de peso. Entretanto, como acabamos de aprender, a planta medicinal utilizada no preparo do chá possui propriedades diuréticas, que são associadas ao combate ao inchaço corporal.

Isso porque uma substância diurética é aquela que promove a eliminação de água do organismo por meio do estímulo à urina, sendo útil em casos de retenção de líquido, uma condição que causa justamente o inchaço.

Quando nos encontramos mais inchados por conta da retenção hídrica, nosso corpo fica mais cheinho, o que dá a impressão de um peso a mais. Logo, quando o organismo consegue eliminar parte do líquido retido, o corpo também fica menos inchado, dando a aparência de que estamos mais magros.

Sendo a aroeira uma planta medicinal que contém efeitos diuréticos, podemos entender que o seu chá pode promover esse tipo de ação no organismo.

Entretanto, é importante lembrar que nesses casos, o que acontece é uma perda de líquido, não de calorias ou gordura do corpo. Assim, não é possível dizer que o chá de aroeira emagrece de maneira mágica ou instantânea. Ele apenas pode dar uma força para livrar o corpo do inchaço.

Portanto, quem deseja e/ou necessita emagrecer ainda precisa fazer uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva com foco na perda de peso e praticar atividades físicas com regularidade para promover o gasto calórico, de preferência contando com a orientação de profissionais da área da saúde.

Para que serve – outros benefícios da aroeira  

Agora que sabemos se o chá de aroeira emagrece ou não, vamos conhecer outras vantagens que já foram associadas ao chá preparado com a planta medicinal.

– Fonte de antioxidantes

A aroeira serve como fonte de substâncias conhecidas pelo nome de taninos, que possuem uma leve ação antioxidante, e de compostos conhecidos como flavonoides, que possuem um efeito antioxidante forte, combatendo os radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Os radicais livres são substâncias prejudiciais ao corpo que contribuem com o envelhecimento precoce e estão associadas ao desenvolvimento de problemas como câncer e doenças no coração.

Os flavonoides também auxiliam a proteção ao cérebro, a proteção ao sistema cardiovascular e a melhoria da circulação sanguínea.

– Ação anti-inflamatória

A planta medicinal também possui as saponinas em sua composição, substâncias que são conhecidas por trazerem um efeito anti-inflamatório que colabora com o controle dos níveis de colesterol no organismo.

– Saúde dos órgãos genitais 

Você já ouviu falar que o chá de aroeira limpa o útero ou a respeito do uso do chá de aroeira para corrimento? Uma espécie da aroeira chamada de Schinus terebinthifolia é tradicionalmente utilizada para auxiliar o tratamento de infecções nos órgãos genitais por conta de suas ações anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Entretanto, o uso para esses objetivos não acontece por meio do consumo dos chás e que a planta não deve ser ingerida para esses fins, mas, utilizada em banhos de assento.

A aroeira é tradicionalmente usada na medicina popular da região Nordeste na higiene íntima e no pós-parto das mulheres. O doutor em agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sérgio Horta Mattos, conta que é extraída uma pomada da aroeira para auxiliar o tratamento de problemas ginecológicos.

No entanto, são necessárias maiores pesquisas para comprovar os benefícios da aroeira em relação à contribuição com o tratamento de infecções nos órgãos genitais.

– Febre 

A aroeira pode ser utilizada para auxiliar o tratamento de casos de febre. Acredita-se que isso seja possível graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Cuidados com a aroeira 

A aroeira pode provocar reações alérgicas na pele e nas mucosas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, indivíduos que possuem uma pele muito sensível não devem utilizar a planta medicinal. Quem tem diarreia também não deve fazer uso da aroeira, tendo em vista que a planta provoca um efeito laxante.

Antes de utilizar a aroeira para contribuir com o tratamento de qualquer tipo de doença ou condição de saúde, consulte antes o seu médico para saber se ela realmente pode ajudar, se não é contraindicada para o seu caso, se não pode te fazer e se não existem riscos de interação entre a planta e algum medicamento que você esteja tomando.

Isso é importante especialmente para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, crianças, idosos e pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Até porque, um dos grandes riscos da aroeira é a falta de validação científica e de pesquisas que comprovem que a planta medicinal realmente pode ser utilizada com segurança.

Você conhece alguém que afirme que o chá de aroeira emagrece por ter conseguido bons resultados com seu consumo? Tem curiosidade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário