Carqueja

Como Fazer Chá de Carqueja – Receita, Benefícios e Dicas

A carqueja é uma planta fácil de ser identificada, com 80 cm de altura, mas que pode chegar até dois metros. Tem hastes ramificadas, folhas e flores amareladas que nascem como bolas. É facilmente encontrada em terrenos baldios e pastos, sendo considerada daninha por muitas pessoas. Cresce mais em locais úmidos e com incidência da luz solar.

Ela está mais presente na América Latina e pode ser chamada também de bacanta, bacárida, cacália e vassoura. As folhas dessa planta são costumeiramente utilizadas no preparo de chás. Em muitas populações o chá de carqueja vem sendo usado no tratamento de diversas doenças e condições médicas.

O sabor de carqueja é conhecido por ser amargo, o que não agrada a muitos paladares, mas sabendo de seus benefícios para a saúde é válido o esforço de aprender como fazer chá de carqueja e consumi-lo. Por isso confira quais são os seus principais benefícios!

Benefícios do chá de carqueja: Para que serve?

O chá de carqueja pode ser usado no tratamento de diferentes enfermidades devido às suas propriedades tônicas, que favorecem a saúde estomacal, combatem problemas hepáticos, combatem disfunções intestinais e a febre.

A carqueja tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, que ajudam a eliminar toxinas e excessos do corpo. O chá de carqueja também ajuda a combater anemia, asma, diarreia, diabetes, e tem propriedades antisséptica, antirreumática, antgripal e antibiótica. Sua propriedade antitérmica ajuda a controlar casos de febre, auxilia no tratamento de afecções gástricas, intestinais, hepáticas, biliares e ajuda a purificar o sangue de impurezas. A craqueja possui compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavonóides.

De forma mais resumida, pode-se dizer que o chá de craqueja ajuda a combatar a gastrite, reduzir o colesterol, controlar a diabetes, combater a amigdalite, faringite, asma, bronquite, eliminar vermes intestinais, atuando como vermífugo, aliviar problemas gastrointestinais, combater a má circulação, o reumatismo e ainda auxiliar no emagrecimento por reduzir o apetite durante as refeições.

Como fazer chá de carqueja – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas da bebida. Aprenda como fazer chá de carqueja para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

1. Receita de chá de craqueja

Ingredientes:

  • 20 gramas de folhas picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque 20g de folhas picadas em um recipiente com água fervente já com o fogo desligado. Deixe esfriar e coe. Você pode tomar de três a quatro vezes ao dia. Essa proporção é indicada também para reduzir o nível de colesterol.

2. Receita de chá de carqueja para diabetes

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas picadas;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Despeje água fervente sobre as folhas e deixe em infusão por alguns minutos. Espere amornar e consuma até seis xícaras por dia. Enquanto consumir esse chá, controle os índices glicêmicos, pois pode ser que ocorra quedas bruscas levando à hipoglicemia.

Dicas

O chá de carqueja é contraindicado a mulheres gestantes ou em fase de amamentação. Além disso, pessoas com pressão baixa não devem consumir essa erva e quaisquer pessoas devem evitar consumir em grandes quantidades, pois pode causar indigestão. Crianças maiores de 12 anos já podem consumir o chá.

O ideal é consumir as folhas lavadas e sem adoçar, mas devido ao seu sabor amargo, se preferir, adicione um pouco de mel, gengibre ou limão para inibir o sabor.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de carqueja e de seus benefícios para a saúde e boa forma? Pretende consumi-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Posso fazer o chá da carqueja em vinho suave ou Não, colocar algumas folhas dentro do litro de vinho e deixar por uns dias p curtir e depois tomar.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*