Chá de cravo – Como fazer, receitas, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 04/08/2021

O cravo é a flor do craveiro e tem a sua origem no continente asiático. Os cravos podem ser encontrados em diversas cores e possuem um aroma suave e delicado. A maioria das pessoas pode desconhecer a planta em si, mas é comum encontrar os botões das flores secas em supermercados. É frequentemente utilizado para preparo de doces e bolos, principalmente o beijinho, que tem um sabor inconfundível de cravo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas essa iguaria não é apenas utilizada na culinária para aromatizar pratos e acentuar sabores. Essa planta é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E, vitamina C e betacaroteno, além de possuir efeitos medicinais importantes, promovendo mais saúde para o corpo.

E uma maneira excelente de consumir essa especiaria é através do consumo de seu chá, onde é possível obter todas as propriedades naturais dessa flor.

Benefícios do chá de cravo: Para que serve?

chá de cravo

O chá de cravo tem ação analgésica, que é ideal para o alívio natural de dores e desconfortos. Os benefícios do cravo da índia provêm de uma substância presente nele chamada de eugenol, que tem propriedades anti-inflamatórias e anestésicas.

Além disso, também tem ação antisséptica, promovendo o alívio de dores de cabeça intensas, cólicas menstruais, febre, candidíase oral, inflamação da garganta e até dores agudas de dente.

Poucas pessoas sabem, mas o cravo também tem ação antioxidante, que ajuda na liberação de hidrogênio e reduz a peroxidação lipídica, o que nada mais é do que a quebra de gorduras. Essa ação antioxidante, inclusive, ajuda a reduzir o estresse oxidativo, que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Possui ainda a função de antisséptico bucal que ajuda a reduzir o mau hálito e pode melhorar o funcionamento da tireoide. Para completar, o chá de cravo tem ação antifúngica e antimicrobiana que ajuda no combate a infecções por alguns tipos de bactérias. Além disso, o cravo ajuda a regular o colesterol total, diminuindo o ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).

  Continua Depois da Publicidade  

O cravo da índia ainda é indicado para problemas de inchaço abdominal e gases, podendo ainda ser utilizado para eliminar parasitas intestinais. Além disso, favorece a saúde do fígado e promove a estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Essa especiaria ainda ajuda no combate do envelhecimento precoce das células, no tratamento das acnes, micoses e problemas de pele em geral.

Com relação ao emagrecimento, o cravo também pode trazer benefícios, pois ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar gorduras pelo aumento na produção de saliva e líquidos que ajudam na digestão.

Como fazer o chá de cravo – Receita e como preparar

Aprenda com as receitas abaixo, como fazer chá de cravo para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de cravo tradicional

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cravos;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, coloque a água e os cravos e leve ao fogo;
  2. Quando levantar fervura, desligue, tampe e deixe por mais 10 minutos, deixando amornar;
  3. Coe e consuma em seguida.

2. Receita de chá de cravo com gengibre

chá de cravo com gengibre

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de cravos da índia.

Modo de preparo:

  1. Leve a água para ferver com o gengibre;
  2. Quando ferver, diminua o fogo, adicione o cravo e deixe por uns 2 minutos;
  3. Desligue, tampe e deixe por mais 5 minutos;
  4. Sirva quente ou morno.

3. Receita de chá de cravo com canela

Ingredientes:

  • 1 punhado de cravos da índia;
  • 3 pedaços de canela em pau;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque a canela, o cravo e a água em uma panela;
  2. Leve ao fogo até alcançar fervura;
  3. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos;
  4. Coe e consuma quente ou frio.

4. Receita de chá de cravo com abacaxi e hortelã

chá de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

  • Casca de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1,5 litros de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Leve todos os ingredientes em uma panela ou chaleira com a água;
  2. Deixe ferver por 5 minutos;
  3. Passado esse tempo, coe e sirva quente;
  4. Se quiser adoce com um pouco de mel.

Como tomar o chá de cravo

O ideal é consumir no máximo três xícaras ao dia. Pode ser consumido em jejum ou meia hora antes das refeições principais, pois ajuda a inibir o apetite. Pode ser acrescentado gengibre, canela ou ervas, como hibisco, camomila e hortelã, que ajudam a trazer mais sabor e potencializar os efeitos benéficos do chá. 

Cuidados

O chá de cravo não deve ser consumido por gestantes, pois pode provocar contrações uterinas, causando o aborto natural. Não é recomendado o seu uso durante o parto, pois pode causar dores de contrações nas mulheres. Mulheres em fase de amamentação também devem evitar, bem como crianças menores de 6 anos ou pessoas com problemas gastrointestinais ou problemas neurológicos.

Vídeo do especialista

O que você achou dos benefícios e das receitas de chá de cravo que separamos acima para você? Você tem o costume de consumi-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (243 votos, média 4,12)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

41 comentários em “Chá de cravo – Como fazer, receitas, benefícios e dicas”

  1. Olá, obrigado por estas tão boas informações. Eu costumo tomar cha de cravinho da india puro e com canela. Eu fervia a água e adcionava o cravinho.
    Agora vou fazer conforme a recomendação. Uma pergunta ; há algum maleficio em deixar o cravinho na água depois de ferver por 24 ou 48 horas ? Amo o sabor . O benefício que tive foi a diminuição de dor nas articulações. Principalmente nos ombros.

    Responder
  2. Nenhum chá pode ser armazenado. Pois tem validade quando ja preparado. Se vc faz o cha pela manha tem que tomar até no máximo as 18:00

    Responder
  3. Ola, Doutora
    Tenho acesso a árvore craveiro. Sabe me dizer se o cha das folhas frescas é toxico ou possui os mesmos nutrientes que os cravinhos em si?

    Responder