Especialista da Área:

Como Fazer Creme de Leite Vegetal – Receitas e Dicas

O creme de leite é um ingrediente que marca presença em muitas cozinhas brasileiras, já que é utilizado em toda uma diversidade de receitas. Aprenda como fazer creme de leite vegetal se você é praticante de uma dieta vegana ou vegetariana para substituí-lo em suas receitas.

Por exemplo, o creme de leite pode ser utilizado no preparo de molhos para saladas, coberturas de bolos, mousses, estrogonofe, sorvetes, tortas, lasanhas e muito mais.

Entretanto, para quem não consome ingredientes que contenham o leite ou os seus derivados, por questões de saúde, por seguir um estilo de vida e alimentação vegana, que não permite a ingestão de produtos de origem animal, uma solução é aprender como fazer creme de leite vegetal em casa. Vamos conferir algumas receitas e dicas?

Antes, já confira algumas receitas de creme de leite vegano e também receitas de creme de leite de soja, que pode ser uma boa opção para essa substituição.

4 receitas para você aprender como fazer creme de leite vegetal

1. Creme de sem leite vegetal de arroz

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de arroz cru – preferencialmente o arroz branco;
  • 1 xícara de água para cozimento do arroz;
  • 1 ½ xícaras de água, para bater com o arroz cozido.

Modo de preparo:

Cozinhar o arroz em uma panela com água até ele ficar muito macio e sem líquido. Não tem problema se o arroz ficar papado: quanto mais cozido ele for, mais fácil será para atingir o ponto desejado;

Adicionar o arroz cozido no liquidificador e acrescentar as 1 ½ xícaras de água. Então, bater aos poucos, mexendo de vez em quando até que ele adquira a consistência desejada, ou seja, cremosa.

O creme de leite de arroz pode ser armazenado durante até três dias na geladeira. Como a receita não fica tão boa quando é congelada e descongelada, aconselhamos  preparar somente a quantidade que for utilizar em cada vez.

2. Creme de leite de castanha de caju

Ingredientes:

  • 2 xícaras de castanhas de caju cruas, naturais e sem sal;
  • Água filtrada ou mineral.

Modo de preparo:

Colocar as castanhas de caju em uma tigela e cobrir com água. Deixar de molho durante no mínimo seis horas ou até que elas amoleçam;

Escorrer a água e bater as castanhas no liquidificador com 150 ml de água filtrada até adquirir um creme homogêneo.

Também é possível fazer o creme de leite de castanha de caju com as castanhas salgadas, no entanto, isso pode interferir no sabor da receita, caso a pretensão seja preparar algo doce.

Além disso, caso opte por utilizar as castanhas de caju torradas e salgadas, comuns de serem encontradas nas feiras ou mercado, haverá a necessidade de trocar a água duas vezes ao longo do período em que as castanhas ficarem de molho para remover o excesso de sal.

Ela também recomendou que quem desejar obter um creme mais consistente, a dica é acrescentar uma quantidade menor de água.

O ponto de preferência é particular, ou seja, vá testanto até chegar na consistencia desejada, pois não tem segredo. Vale temperar o creme de leite de castanhas (de caju) com sal e pimenta do reino, para receitas salgadas, ou colocar temperos do seu gosto para as receitas doces.

3. Creme de leite vegetal adaptável

A nossa terceira receita de como fazer creme de leite vegetal foi chamada de adaptável porque pode ser preparada com o leite vegetal da sua preferência. Olha só como isso funciona no passo a passo a seguir:

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite vegetal da sua preferência;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de café rasa de goma xantana;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador; Bater bem até adquirir a consistência desejada.

4. Creme de leite sem lactose

Antes de chegarmos à receita, precisamos avisar que ela leva gemas de ovos, portanto, não é adequada para os veganos, já que eles não consomem produtos de origem animal.

Ingredientes:

  • 2 gemas de ovos;
  • 6 colheres de leite de soja em pó – se o objetivo for o uso do creme para doces, pode ser utilizado o leite de soja em pó com açúcar;
  • 500 ml de água pura;
  • 150 g de creme vegetal sem lactose;
  • 50 g de emulsificante neutro (pasta encontrada em lojas de panificação e docerias);
  • Tempero caseiro (somente se o objetivo for obter o creme de leite salgado).

Modo de preparo:

Peneirar as gemas de ovos e juntá-las em uma panela com o leite de soja em pó e a água; Levar ao fogo e deixar cozinhar até levantar fervura, agitando bem o tempo todo para impedir que o fundo queime e para que o líquido fique bem homogêneo.

Então, desligar o fogo, esperar esfriar um pouco e colocar o líquido obtido no liquidificador; Adicionar o creme vegetal, o emulsificante e o tempero, caso o objetivo for adquirir um creme de leite salgado, logicamente.

Bater bem durante três minutos. Entretanto, é preciso ter atenção: a primeira batida no liquidificador pode fazer com que o líquido suba muito rápido para a tampa, devido ao fato dele ainda estar quente. Isso traz o risco de se queimar e de fazer muita sujeira, portanto, o ideal é ir com calma no início.

Depois que o creme estiver bem batido, distribuí-lo em potes com tampa firme, levar à geladeira e deixar o creme descansar durante 24 horas antes de utilizá-lo.

Este creme de leite vegetal deve ser usado somente depois das 24 horas de descanso e por levar ovo, a receita dura pouco tempo: somente até três dias.

Você já sabia como fazer creme de leite vegetal? Pretende fazer em casa alguma dessas receitas que listamos acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário