Leite de Arroz – Benefícios, Como Fazer, Receita e Dicas

Há alguns anos atrás, leite era de vaca! O máximo de variações possíveis eram: leite integral, leite desnatado, leite semi-desnatado e leite em pó, mas, a fonte era a vaca.

Mais recentemente, o leite de soja passou a fazer parte das prateleiras dos supermercados, como uma opção mais leve e saudável, nutricionalmente rico. A princípio, seu paladar causava um pouco de estranheza, afinal, todos estavam acostumados ao sabor do leite comum.

O leite de soja foi ganhando espaço e variações. Hoje, há vários tipos e sabores.

Com o advento dos veganos, os leites vegetais passaram a ser consumidos e divulgados. Antes, eram produzidos em ambiente doméstico, hoje em dia, já encontramos vários tipos de leite nos supermercados: leite de amêndoas, leite de nozes, leite de arroz, etc.

Parece estranho, mas, vale a pena prová-los. Poderão se tornar uma opção saudável em substituição ou complementação ao leite comum.

Leite de arroz ajuda a emagrecer?

Sendo uma bebida de origem vegetal, com redução calórica, sem gorduras e depurativa, o leite de arroz limpa o nosso organismo, e por esse motivo, deve ser ingerido de manhã.

Segundo o American Journal of Clinical Nutritionse, a vitamina D, presente em boa quantidade no leite de arroz, ajuda na redução gradual de peso, desde que ingerido com frequência.

Aconselha-se tomar dois copos de leite arroz diariamente.

Diferenciais do leite de arroz

Na verdade, por se tratar de um leite vegetal, o leite de arroz apresenta algumas diferenças nutricionais em relação ao leite de origem animal.

Para as pessoas que não abrem mão do leite tradicional, provavelmente essas diferenças são um motivo a mais para não consumi-lo, porém, nada impede que os dois tipos de leite façam parte da dieta de qualquer pessoa, desde que não haja restrições para isso.

Os diferenciais do leite de arroz estão, por exemplo, na menor quantidade de cálcio e proteínas, quando esse produto for feito em casa. A carência desses nutrientes poderá ser suprida incluindo-se outras fontes proteicas na alimentação.

Outro ponto a ser considerado, devido à sua origem vegetal, é a maior quantidade de carboidratos.

Algumas marcas de leite de arroz industrializadas são enriquecidas com cálcio e vitaminas B12, A e D, e niacina e ferro. É preciso conferir nos rótulos, pois poderão ter açúcar, motivo de cautela para diabéticos e para quem está querendo emagrecer. 

Benefícios do leite de arroz

  • Zero lactose;
  • Ideal para pessoas que sofrem de intolerância ou alergia ao leite de vaca;
  • Sem colesterol;
  • Ideal para pessoas alérgicas ao leite de soja;
  • Fácil digestibilidade. A proteína vegetal é mais leve do que a animal, sendo portanto, mais rápida a sua digestão;
  • Ótimo para a flora intestinal;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Ideal para pessoas com gastrite e excesso de acidez estomacal;
  • Fácil de fazer. Estamos incluindo algumas receitas a seguir.

Como fazer leite de arroz em casa

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz;
  • 2 litros de água.

Importante: esse arroz não deverá ser lavado, nem precisará ficar de molho.

Faça da seguinte maneira:

Ferva o arroz na água por aproximadamente 15 minutos ou até que esteja cozido. Caso prefira, faça o cozimento na panela de pressão. A seguir, bata tudo isso no liquidificador.

E pronto!

Deverá ser armazenado na geladeira e consumido em até três dias.

Algumas pessoas podem preferir o leite de arroz passado por uma peneira. Isso dependerá do paladar individual. Na dúvida, tente várias. São texturas diferenciadas. Poderão agradar.

Talvez o leite de arroz fique excessivamente encorpado, o que poderá desagradar alguns indivíduos. Nesse caso, basta adicionar água, depois que o leite já estiver pronto, até obter a consistência desejada.

Leite de arroz integral

Siga a receita anterior, apenas fazendo a substituição do arroz branco comum pelo integral.

O arroz integral é muito mais saudável, porém, o tempo de cozimento é maior.

Leite de arroz enriquecido

Ainda, tendo como base a receita inicial, acrescente meia xícara de amêndoas ou nozes ou castanha do pará na hora em que for bater no liquidificador. Isso trará sabor e agregará valor nutricional, trazendo proteínas ao leite de arroz.

Leite condensado de arroz

O que parecia impossível, não é. Há uma opção extremamente saudável ao hiper calórico leite condensado, tão presente em muitas receitas doces. Devemos essa aos nossos amigos veganos. Que tal experimentar?

Vamos a ela:

  • 1 xícara de arroz, de preferência integral, previamente cozido;
  • 1 xícara de açúcar cristal;
  • ½ xícara de água fervendo.

A água deverá ser batida no liquidificador com o açúcar cristal, o tempo suficiente para que essa mistura escureça um pouco. Isso leva, em média, 2 minutos.

Agora, é hora de acrescentar o arroz integral. Essa mistura precisará ser batida ainda por uns 5 minutos. O objetivo é formar uma pasta amarelada. É importante que essa pasta esteja muito homogênea, e que não tenha restado nela partículas de arroz. Na dúvida, passe por uma peneira, ou bata mais um pouco.

Essa mistura se tornará leite condensado após ficar entre 8 a 10 horas na geladeira, em recipiente de vidro, bem fechado.

Perguntas frequentes relacionadas a essa receita:

  • Posso substituir o arroz integral pelo arroz branco? Sim.
  • Posso usar outro tipo de açúcar? Sim, inclusive o açúcar mascavo, porém, ele alterará a cor do produto final.
  • Posso usar mel? Talvez não consiga o mesmo ponto que o açúcar oferece. Faça um teste.
  • Posso acrescentar outros ingredientes ao meu leite condensado de arroz? Nada impede de utilizar chocolate de alfarroba ou chocolate vegano.

Acompanhamentos

Tendo a base pronta, varie o paladar diário do leite de arroz, acrescentando polpas de frutas, canela, baunilha, mel, cacau ou alfarroba em pó, e tudo mais que sua imaginação e dieta permitirem.

Valor nutricional do leite de arroz caseiro

Em um litro de leite de arroz teremos aproximadamente:

  • 455 calorias;
  • 85 gramas de carboidratos;
  • 10 gramas de gorduras totais;
  • 1 grama de gordura saturada;

O leite de arroz industrializado também contém alguns espessantes, xarope e amido de arroz integral, baunilha e açúcar.

Quem pode consumir?

A princípio, qualquer pessoa. Não havendo nenhuma contraindicação médica, o leite de arroz é uma fonte saudável de alimentação.

Crianças e idosos devem procurar mais orientações em relação à inclusão do leite de arroz na dieta.

Dicas

  • Todas as receitas onde se costuma utilizar o leite comum poderão ser feitas com o leite de arroz;
  • A conservação do leite de arroz caseiro não deve exceder 4 dias, na geladeira, por se tratar de um produto natural, sem conservantes;
  • Obviamente, o leite de arroz não deve ser utilizado em substituição ao leite materno.
  • O leite de arroz funciona como soro, em quadros patológicos, onde a ingestão de alimentos está impossibilitada temporariamente, por exemplo, em casos de diarreia e mal estar.

Considerações finais

O leite de arroz apresenta-se como uma excelente alternativa nutricional, seguindo uma tendência a diminuir o consumo de gordura animal. O que talvez esteja dificultando seu consumo, pode ser o elevado preço do leite de arroz industrializado, mas esse valor cai drasticamente quando se faz o produto em casa.

A inclusão de produtos mais saudáveis, feitos em casa, sem tantos agentes químicos para conservação do produto, é inadiável e deveria ser uma meta buscada pelas pessoas.

Antes de torcer o nariz para as novidades, pelo menos, experimente. Você poderá se surpreender.

Você já experimentou o leite de arroz alguma vez? Interessa-se em saber como fazer esse leite para substituir o leite de vaca tradicional? Comente abaixo por quê.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...

22 comentários em “Leite de Arroz – Benefícios, Como Fazer, Receita e Dicas”

  1. FIZ O MEU LEITE DE ARROZ EM CASA E DEU SUPER CERTO…FICOU UM LEITE MESMO PRA MIM QUE FAÇO DIETA DIARIAMENTE É ÓTIMA OPÇÃO POIS O LEITE DE VACA OS DE CAIXA CONTÉM MUITAS QUÍMICAS QUE NO FIM PREJUDICAM NOSSO ORGANISMO…AGORA FALTA MEU FILHO SE ADAPTAR…

  2. Já tomei muito o industrializado, mas agora tive que parar pois é muito caro. Vou tentar fazer pra ver se me adapto. Gostaria da opinião de quem já fez o teste.

  3. oie pessoal meu filho é APLV e toma leite de arroz a mais de 1 ano ele adora mas não sustenta muito ele tem muita fome compro o industrializado vou testar esta receita e ver se ele gosta ate mesmo pois o do mercado é muito caro

  4. Meu bebê toma leite de arroz feito em casa….
    Durante o dia bato com frutas e a noite dou puro…ele é grosso e da uma sustancia . (Não sou vegana)Meu bebê que tem muitas alergias que impede de tomar leite animal

  5. Olá, boa noite.
    Tenho artrite reumatóide e mandaram tirar leite de vaca e glúten da minha vida. Para diminuir as dores ( inflamações). Amooo leite…com café. Vou tentar fazer o leite de arroz. Espero que dê certo pq o leite de amêndoas é muito caro. Abraços.

    • Não há uma indicação específica, mas também não parece haver contra-indicação. Mas, por via das dúvidas, é sempre importante consultar um médico nesses casos.

  6. Estou procurando alternativas para minha bebê que tem aplv, oferecendo leites de arroz e inhame. Devido a demora da liberação da fórmula que ela faz uso.

  7. Já faço uso do leite de arroz industrializado. O sabor é bem agradável e suave. Vou testar fazer em casa.

  8. Eu fiz e ficou bom, na verdade tem que ficar atento a não deixar cozinhar demais e evaporar a agua toda.
    Mas se virar mingau pode adicionar uma xícara de agua e pronto.
    Experimente as receitas até chegar onde gosta!
    Adicionei também uma colher de sopa de essência de baunilha e duas de açucar demerara ou normal e ficou muito bom!

    • Dina, é verdade, ficou uma massa que não consegui bater no liquidificador, realmente seria a proporção de uma xicara de arroz …como vi depois em outras receitas……foi para o lixo duas xícaras de arroz integral…..muito triste…

    • Eu fiz e o meu arroz rendeu demais. Ficou muito grosso. É sobrou arroz. Fiz arroz doce pro povo kķkk. É olha q fiz uma xícara de arroz e dois litros de água.

  9. Estou fazendo o leite de arroz cru sem necessidade de cozinha-lo já que posso peneirar.
    Tem algum problema? Obrigada.

    • marthinha, não entendo nada destas coisas mas creio que não… o amido presente no arroz não deve ser bom para ingerir.

Deixe um comentário