Como Perder Gordura Localizada nas Costas

Especialista:
atualizado em 19/06/2017

Não é nada legal ganhar uma gordura localizada pelo corpo. E o pior de tudo é que ela pode aparecer em diversos lugares, inclusive nas costas. Mas você sabe como perder gordura localizada nas costas?

Como a gordura localizada é formada no corpo? 

Quando comemos uma porção de alimento mais do que suficiente para suprir as necessidades de energia do nosso organismo, o excedente, que não será preciso no momento, é armazenado em forma de depósitos de energia.

E é o nosso próprio corpo que nos induz a ter essa quantidade extra de energia como forma de nos proteger para que não falte energia suficiente no corpo para a realização de suas atividades.

Os lugares em que a gordura costuma ser depositada, principalmente para as mulheres, são o abdômen, os flancos (que ficam na parte lateral do abdômen) e os culotes. Geralmente, quando os depósitos dessas regiões crescem, a gordura passa a ser armazenada em áreas como as costas e os braços.

O corpo precisa de um equilíbrio calórico. Ou seja, se na média ele recebe uma quantidade de calorias dos alimentos similar à quantidade de calorias que ele gasta para fazer as atividades vitais e movimentos do dia-a-dia, a pessoa não engorda e nem emagrece.

Como perder gordura localizada nas costas 

Sabe por que é tão difícil se ver livre das gorduras localizadas? Elas são a última fonte de energia ao qual o nosso corpo recorre. Primeiro, a energia é retirada da glicose sanguínea. Com a diminuição dessa fonte, o corpo busca energia na glicose armazenada no fígado.

Em seguida, o próximo da lista vem a partir da quebra das proteínas dos músculos. Só depois disso tudo é que a gordura estocada é buscada como fonte de energia.

Além disso, é importante saber que não há como perder gordura localizada nas costas exclusivamente. Isso porque o corpo humano queima gordura de maneira proporcional em todas as suas regiões.

É preciso entender que, geralmente, a gordura localizada vai ficando mais evidente à medida em que a gordura geral do corpo é queimada. Ou seja, você perde 5kg e nota que todas suas medida corporais reduziram. Mas parece que a gordura localizada ressalta. Agora você não se sente tão acima do peso, mas as gorduras localizadas ficam muito incômodas.

Outra questão relevante é que depois de serem formadas, as células de gordura não desaparecem por completo, podem apenas ter o seu tamanho diminuído.

Os exercícios

Então quer dizer que nem os exercícios ajudam quem busca como perder gordura localizada nas costas? Não necessariamente. Existem exercícios que podem fortalecer e tonificar as costas, melhorando assim a aparência da região.

Entre eles estão a natação, o treino com pesos para construir massa muscular e, consequentemente, diminuir o percentual corporal de gorduras, e o Treino Intervalado de Alta Intensidade (TIAI ou HIIT, sigla em inglês) com exercícios aeróbicos.

O HIIT está associado ao aumento do metabolismo, o que traz uma maior eficiência na queima de calorias e gorduras. Acredita-se que a duração desse efeito seja de até 48 horas após a finalização da sessão de exercícios.

Além disso, pesquisas já apontaram que o HIIT queima até nove vezes mais gorduras que os tradicionais exercícios aeróbicos.

Seja qual for o exercício que você escolher, tome o cuidado de ter o apoio de um profissional de educação física, para que o treino seja eficaz e seguro.

Recomenda-se ainda que os exercícios sejam feitos durante quatro vezes por semana, com duração de 15 a 30 minutos para cada treino. Porém, a melhor formulação de treinamento será elaborada pelo seu instrutor de acordo com as suas características e objetivos – no caso, a perda de gorduras.

Diminuição do percentual de gordura

Já que não há como perder gordura localizada nas costas ou em qualquer outra região específica do corpo, a saída é buscar a redução da taxa de gorduras total corpo, o que possibilita ter uma aparência mais definida geral.

No entanto, para quem está longe de um percentual de gordura considerado saudável, o primeiro passo deve ser emagrecer para, só depois, combater as gordurinhas que insistirem em permanecer no corpo.

Para as mulheres, a faixa abaixo de 20% a 22% de gorduras no corpo é a indicada para ficar sem gorduras salientes. Já para os homens, a recomendação é que o valor seja menor que 10% a 12%.

No caso delas, existe um excesso de gordura corporal quando o percentual é de 25% para cima, sendo que 32% caracteriza a obesidade. Para eles, o excesso de gordura corporal começa a partir de 18%, com 25% representando a obesidade. As informações são da Consultoria em Ensino na Saúde, Nutrição e Coaching Andreia Torres.

Para perder peso de maneira que a porcentagem de gordura corporal seja diminuída, é necessário praticar atividades físicas com regularidade como aeróbicos, musculação e HIIT.

Já em relação à alimentação, recomenda-se consumir bastantes proteínas e fibras na dieta, ingerir gorduras boas e planejar o consumo de carboidratos bons (menos pães, massas e doces).

A alimentação

Além de saber como perder gordura localizada nas costas, você provavelmente quer evitar que elas aumentem, não é mesmo? Pois bem, uma forma de fazer isso, por meio da redução do percentual de gordura corporal, é tomar um cuidado especial com a alimentação.

Até porque, sem a dieta adequada, o tempo gasto em exercícios não trará resultado algum. Para evitar o acúmulo de gordura localizada, é necessário evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, sal, gordura saturada e carboidratos simples como pizzas, bolos, refrigerantes e congelados.

O consumo de carboidratos pode ser planejado por meio de ciclos, intercalando dias de alta e baixa ingestão, e de horários determinados para ingerir os complexos e os simples. Para fazer isso com eficácia, conte com o apoio de um nutricionista.

Também recomenda-se incluir alimentos ricas em fibras na dieta e escolher fontes saudáveis de gorduras como azeite, óleo de coco, salmão, sardinha e abacate. Outro conselho é diminuir o consumo de álcool, já que esse tipo de bebida é calórica e interfere em processos metabólicos referentes à perda de gordura.

As proteínas também são importantes para a perda de gordura, portanto, recomenda-se incluir fontes de proteínas magras na dieta como peito de frango, peito de peru, peixes, claras de ovos e laticínios light.

Os aminoácidos que constituem as proteínas regeneram e formam a massa muscular. E quanto mais músculos uma pessoa tem, mais gorduras e calorias ela queima.

Além disso, os cardápios devem trazer cereais integrais, legumes, verduras e frutas, preferencialmente orgânicas.

É importante não seguir dietas malucas, super restritivas e com uma elevada redução na ingestão de calorias. Elas causam prejuízos ao corpo ao privá-lo de energia e nutrientes e não trazem resultados duradouros – o peso perdido acaba sendo recuperado em pouco tempo. O ideal é passar por um processo de reeducação alimentar em busca de uma relação saudável com a comida, preferencialmente com o acompanhamento de um nutricionista.

Ao explicar para o profissional o desejo de diminuir a gordura corporal, pode até ser que ele indique uma redução na ingestão diária de calorias. Mas isso acontecerá de maneira saudável, sem que haja prejuízos para a saúde e modo de os novos hábitos e resultados possam ser sustentados.

Outro ponto importante em relação à alimentação é verificar se não está comendo por compulsão, em que se come sem necessidade, como forma de lidar com as emoções. Isso acontece quando as pessoas comem para aliviar problemas como medo, estresse, ansiedade e depressão.

– O chá verde 

A bebida é indicada para quem busca como perder gordura localizada nas costas ou em qualquer região do corpo graças ao fato de ser composta por cafeína e catequinas que atuam na aceleração do metabolismo e, consequentemente, na maior queima de gordura corporal. A dica é tomar de duas a três xícaras de chá verde diariamente.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition (Jprmal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) indicou que a ingestão diária de catequinas como as que são encontradas na bebida ao longo de 12 semanas ajudou na redução da circunferência abdominal, do percentual de gordura corporal e da gordura presente na pele dos que participaram do experimento.

Além disso, o chá verde ainda auxilia a elevação da concentração de um hormônio chamado noradrenalina, que tem como uma de suas funções a sinalização para a queima a de gorduras.

Os antioxidantes da bebida ainda atuam no combate a inflamações que estão associadas à formação de depósitos de gordura.

Procedimentos estéticos

Outra possibilidade para quem procura como perder gordura localizada nas costas é a realização de procedimentos estéticos. Um deles é a chamada aplicação de enzimas, quando é feita a aplicação de um medicamento com enzimas na região da pele em que está localizada a camada de gordura.

Antes da aplicação, é necessário fazer uma avaliação médica, em que são estabelecidas as necessidades e objetivos do paciente. Após isso, são feitos testes de combinações de enzimas como forma de verificar a eficiência em relação à queima de gordura. Só depois disso é que o procedimento pode ser realizado.

As enzimas combinadas no medicamento variam de acordo com o local onde o procedimento é realizado e os resultados podem variar conforme a idade, a dieta, o nível de exercícios físicos e outras características pessoas de cada paciente.

– Criolipólise 

Outro procedimento é a criolipólise, em que a gordura localizada é submetida a temperaturas bastante baixas. Funciona da seguinte maneira: um aparelho é colocado sobre a região onde se deseja eliminar a gordura localizada e ele congela as células de gordura.

Acredita-se que o resultado disso seja a quebra dos chamados adipócitos (células de gordura), que são reconhecidos como corpos estranhos e rejeitados pelo corpo, que os elimina.

– Lipocavitação

Há ainda a lipocavitação, realizadaa por meio de um aparelho ultrassom, que é colocado na região da pele onde se encontra a gordura localizada. Também é utilizado um gel lubrificante para melhorar os resultados.

O resultado é formação de bolhas das células de gordura que se multiplicam e causam um rompimento dos adipócitos.

Antes de decidir seguir qualquer procedimento como esses para combater a gordura localizada, é de fundamental importância consultar o seu médico de confiança e buscar uma clínica de qualidade e boa reputação que garanta a sua segurança, além de seguir todas as indicações médicas.

Além disso, é necessário que os procedimentos venham acompanhados de mudanças na dieta, tendo uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e controlada, e da prática de exercícios físicos para maximizar a queima de gorduras e calorias.

Combater o estresse

Por si só, o estresse já é um estado ruim, mas você sabia que ele também estimula o acúmulo de gorduras? Quando estamos estressados, há a liberação do cortisol, um hormônio que está relacionado ao aumento do apetite, ao armazenamento de gorduras no corpo e à dificuldade de queimar gorduras.

Atividades que diminuem a ansiedade e acalmam podem ajudar a aliviar o estresse. Algumas delas são: exercícios de respiração, meditação, yoga e caminhadas na natureza, por exemplo.

Vale a pena saber que a falta de sono também pode estimular a liberação de cortisol no organismo. Assim, é importante certificar-se de dormir bem durante a noite para não favorecer o acúmulo de gorduras no corpo.

Prevenir é melhor do que remediar 

Antes de saber como perder gordura localizada nas costas, é importante saber como evitar acumular essa gordura localizada. Existem algumas táticas que podem ajudar.

Uma delas é alimentar-se de maneira devagar, levando tempo para mastigar. Com isso, dá tempo da informação de que a energia está sendo fornecida ao corpo chegar ao cérebro e ele consegue enviar a mensagem ao organismo de que está satisfeito e evita-se comer mais do que o necessário.

Outra dica é não ficar muito tempo sem comer, alimentando-se de três em três horas. O resultado disso é que o corpo entende que a comida chega várias vezes por dia e não entra em modo de economia de energia, em que o metabolismo diminui e há um gasto mais baixo de energia.

Ao contrário, a tendência é que o metabolismo fique mais acelerado, queimando mais energia e, por consequência, sobre menos para virar depósito de gordura.

Você já imaginava que não há como perder gordura localizada nas costas ou em qualquer área específica naturalmente? Que região mais te incomoda e o que faz para perder essa gordura? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

18 comentários em “Como Perder Gordura Localizada nas Costas”

  1. VOCÊS NÃO PRECISAM EMAGRECER, SÃO LINDX DO JEITINHO QUE SÃO, NÃO SE LEVEM A ESSE MALDITO PADRÃO, VOCÊS SÃO MAIS QUE ELE, VCS SÃO LINDOS, NÃO PRECISA EMAGRECER, SE AMEM

  2. bom gostei da sua explicaçao,
    mas eu gostaria muito de perder esta gordurinha localizada nas costas e na barriga, faço treinos na academia e funcional perdi muito peso 6k mas esta danadinha nas costas diminuiu bem pouquinho.

    • Edilane, o procedimento Criolipólise é exatamente paras essas regiões que nao saiem essas gordurinhas, e é excelente da resultado mesmo, eu ja fiz, se tiver oportunidade faça que nao irá se arrepender.

  3. Muito boa essas suas dicas para perder a gordura localizada parabéns seus artigos a cada dia mais ajuda a nós leitores.

  4. Muitas vezes as pessoas gordinhas são mais saudáveis, que muitos magros que são magros por genética. Esses que passam o dia comendo porcaria e ainda tem capacidade de vir aqui debochar das dificuldades alheias,deveriam cuidar mais da sua saúde e menos da vida dos outros!Me desculpem,mas as vezes precisamos nos enxergar … não é ?