Como Plantar Repolho em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

Aprenda como plantar repolho em casa com um passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para obter os melhores resultados.

Não é todo mundo que é exatamente fã do repolho – alguns provavelmente movidos pelo temor de ficar com muitos gases – confira se é verdade que o repolho dá gases.

Entretanto, não dá para afirmar que o alimento não mereça aparecer nas nossas refeições. Tudo porque ele contribui com o fornecimento de nutrientes como a vitamina B6, fibras, cálcio, potássio, magnésio, manganês, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Além disso, o vegetal também apresenta pequenas quantidades de vitamina A, vitamina B2 e ferro em sua composição. Vale a pena conferir todos os benefícios do repolho para a saúde e boa forma.

Que tal aprender como plantar repolho em casa?

Além de ganhar um nosso passatempo e poder pegar o alimento fresco da própria horta, aprender como plantar repolho em casa é uma forma de garantir um alimento orgânico livre de agrotóxicos – entenda o que são alimentos orgânicos e seus benefícios.

O esforço vale a pena porque, de acordo com o portal do Ministério da Saúde, o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Ainda segundo o site, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Crianças, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas com a saúde debilitada são considerados os grupos mais susceptíveis aos efeitos dessas substâncias, completou o portal.

Vale a pena conferir todas as doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos para ter uma noção do mal que eles fazem.

Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

Veja também quais são os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil para evitar suas versões não orgânicas, sempre que possível.

E então, como plantar repolho em casa?

É isso o que vamos descobrir agora, com o passo a passo a seguir, que explica como plantar repolho em vaso. Dê uma conferida:

  1. Retirar as sementes do envelope e deixa-las de molho na água potável durante 24 horas. Passado esse período, jogar fora as sementes que boiarem (é provável que elas estejam ocas) e secar as outras sementes;
  2. Utilizar copinhos de plástico, saquinhos de jornais ou rolinhos vazios de papel higiênico para essa primeira etapa do cultivo. Encher o material escolhido com uma mistura composta por 70% de húmus de minhoca e 30% de vermiculita. Adicionar três sementes de repolho e cobrir com 1 cm da mesma mistura preparada;
  3. Em seguida, colocar os copinhos, saquinhos ou rolinhos em uma sementeira e mantê-la úmida por 15 dias. É esperado que as sementes germinem ao término desse tempo e que, em 30 dias, já se tenha plantinhas com 10 cm e quatro a seis folhas. Como as sementes de repolho germinam em uma temperatura entre 18º C a 24º C, recomenda-se manter a sementeira com as sementes dentro de casa ou dentro de uma casa de jardim. Quando as sementes subirem, elas deverão ser movidas para uma localidade que receba bastante luz solar, como uma janela, por exemplo;
  4. Hora de replantar: retirar as melhores mudas, que também contenham a maior porção de terra e raízes que for possível, deixando de lado as mudinhas menores e mais feias. Então, replantar essas mudas mais vigorosas em vasos com no mínimo 10 l de volume, preferencialmente em um clima frio;
  5. O vaso deve receber no mínimo quatro horas de sol direto diariamente. Recomenda-se regar uma vez a cada dia – entretanto, a orientação é evitar regar as folhas e irrigar somente a mistura de terra no vaso para evitar o aparecimento de pulgões nas folhas do repolho. Outro conselho para afastar pragas indesejáveis é pulverizar cinzas de vez em quando;
  6. Existe ainda a orientação é a de manter a adubação a cada 20 dias, completando o vaso com húmus de minhoca ou adubos orgânicos naturais.

Mais dicas, detalhes e informações

  1. O cultivo do repolho pode acontecer ao longo de todo o ano;
  2. Considera-se muito difícil o plantio do vegetal em um clima acima dos 28º C, porém, existem cultivares adaptados ao verão;
  3. O repolho gosta de um solo fértil, rico em matéria orgânica, cujo pH ideal é de 6 a 7,5. O solo adequado para ele também deve ser bem drenado, ao mesmo tempo em que retém bem a umidade;
  4. A planta necessita de alta luminosidade e, daí a necessidade que ela tem de ser cultivada sob luz direta;
  5. Ela é exigente em relação à água e precisa ser irrigada frequentemente para manter o solo sempre úmido. Entretanto, ele não pode ficar encharcado;
  6. A expectativa é que a colheita do repolho aconteça de dois a quatro meses depois do plantio, o que pode depender da variedade escolhida e das condições de cultivo. Recomenda-se colher o vegetal quando as cabeças estiverem bem formadas, firmes e compactas. Se ao cortar a cabeça do repolho, for deixado aproximadamente 10 cm do talo da planta na terra, ocorrerão novas brotações, que resultarão em cabecinhas menores do vegetal.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como plantar repolho em casa? Pretende começar a produzir o seu próprio em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário