Como tirar cravos do rosto: 6 opções para fazer em casa

Especialista da área:
atualizado em 17/05/2022

Os famosos cravos no rosto são uma das coisas que certamente mais incomodam quando nos olhamos no espelho. Eles são aqueles pontinhos pretos que surgem quando os poros ficam entupidos por gordura e sebo (substância oleosa que as glândulas sebáceas produzem).

Embora o sebo não seja necessariamente algo ruim, afinal, ele é importante para evitar que a pele resseque, o seu excesso traz problemas. Os cravos têm uma coloração preta justamente porque quando o sebo dos poros entupidos entra em contato com o ar, ele oxida, resultando em uma aparência escura.

  Continua Depois da Publicidade  

Como você já pode imaginar, uma série de fatores pode contribuir para que a pele produza mais óleo do que é necessário. Por exemplo, os mais comuns são genética, alterações hormonais e alimentação e hábitos inadequados. Além disso, alguns cravos têm relação com as bactérias causadoras de acne.

A parte do corpo mais propensa ao aparecimento de cravos é o rosto, com a “área T”, composta pela testa, nariz e queixo, sendo a mais afetada. No entanto, eles também podem surgir nas costas e no peito. Isso acontece porque essas são as regiões do corpo onde a pele tende a produzir mais gordura.

Como tirar cravos em casa

Os cravos no rosto, que tanto incomodam e que marcam a pele, podem ser removidos por meio de medidas caseiras.

Entretanto, além de aprender como tirar cravos em casa, o mais importante é manter uma rotina de skincare adequada para o seu tipo de pele. Isso vai ajudar a regular a produção de sebo e a manter o pH natural e a hidratação da pele. Afinal, uma pele hidratada e livre de bactérias têm menos chances de desenvolver acne e cravos.

Porém, se as medidas de cuidado diário não estiverem funcionando, há a opção de adotar outros tratamentos, tanto com medicamentos para acne quanto com máscaras caseiras e esfoliantes. Veja a seguir algumas dicas de como tirar cravos em casa:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Lavar o rosto diariamente para eliminar os cravos

Lavar o rosto
Lavar o rosto é um passo que não pode ser esquecido

Lavar o rosto todos os dias com um bom sabonete é o primeiro passo em qualquer tratamento. Parece um passo muito simples, mas a lavagem na verdade é essencial, já que remove os corpos estranhos, as bactérias e o excesso de sebo que fica sobre os poros conforme o tempo passa. 

Caso você esteja pulando esta etapa, saiba que sem uma limpeza prévia, nenhum produto ou tratamento vai conseguir penetrar na pele. Geralmente recomenda-se lavar o rosto 2 vezes por dia, pela manhã e pela noite, ou apenas uma vez, a depender de como a sua pele reage. Confira outras dicas:

  • Use um sabonete ou loção facial próprio para o rosto e para o seu tipo de pele. O produto deve ser adequado ao pH da pele e respeitar a delicadeza específica da região. Sabonetes comuns possuem componentes que além de irritar e ressecar a pele, podem contribuir a longo prazo para um envelhecimento mais rápido, já que as fórmulas incorretas desgastam mais a derme.
  • Não lave o rosto em excesso, já que, como dissemos antes, o sebo é produzido pela pele para regular os seus níveis de umidade. Assim, caso você o remova excessivamente, o resultado poderá ser um ressecamento ou um aparecimento mais abundante de cravos, pois a pele tentará recuperar essa perda.

2. Hidratar a pele

Como dissemos antes, os cravos são fruto da produção de sebo da pele, que serve justamente para regular a hidratação da derme.

Portanto, assim como uma pele muito oleosa, uma pele seca também pode ser a causa do aparecimento de acne e da produção excessiva de sebo. A pele sempre tentará regular qualquer desequilíbrio, portanto, ao lado da remoção do excesso de gordura feito com a limpeza, a hidratação frequente da pele é outro passo crucial para evitar cravos no nariz.

Um hidratante neutro, sem óleos e sem perfume (perfume em produtos de skincare é um ingrediente que, em muitos casos e com uso a longo prazo pode gerar irritações e ferir a pele) pode ser aplicado uma vez por dia, após a limpeza da pele. 

Esse é um passo essencial também para quem sofre com excesso de oleosidade na pele, já que manter uma pele hidratada significa que seus poros terão de trabalhar menos para produzir a própria hidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Usar esfoliantes físicos para eliminar os cravos no rosto

Esfoliantes
Os esfoliantes também ajudam a remover os cravos

As células da nossa pele são renovadas o tempo todo. Por isso, existe sempre um acúmulo de células mortas que repousa sobre a superfície da derme.

Esfoliantes físicos são aqueles que possuem pequenos ou micro grãos e são ótimas opções para eliminar os cravos, impurezas e células mortas da primeira camada da derme. Isso porque eles ajudam a desobstruir os poros, além de estimular a renovação celular. 

Confira 5 esfoliantes caseiros para o rosto para você fazer com ingredientes naturais.

4. Usar esfoliantes químicos

Assim como os esfoliantes físicos, os esfoliantes químicos servem para remover células mortas e ajudar na renovação da pele. 

No entanto, os químicos contêm substâncias como ácido acetilsalicílico, ácido glicólico, ácido lático, ácido pirúvico ou alfa hidroxiácidos, que penetram nas camadas mais profundas da pele, permitindo uma renovação e até reconstrução da barreira da pele.

Assim, aos poucos os esfoliantes químicos podem transformar a qualidade da sua pele, evitando o aparecimento de novos cravos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, assim como com qualquer produto químico, principalmente os ácidos, os esfoliantes químicos devem ser usados com parcimônia, cuidado e orientação do dermatologista, já que sensibilizam mais a região, deixando-a mais vulnerável.

Portanto é sempre recomendado utilizar esses produtos à noite e não se esquecer de passar protetor solar durante o tratamento com esfoliantes, pois a ideia não é se livrar de um problema e adquirir outro.

5. Usar uma máscara para remoção de cravos do rosto

Existem algumas máscaras para o rosto, que aderem aos cravos, removendo-os após a secagem juntamente com a máscara.

Essas máscaras podem ser compradas na farmácia ou feitas em casa. Confira aqui 7 receitas de máscaras para tirar cravos.

6. Espremer os cravos é uma opção?

Espremer cravos
Espremer os cravos pode não ser uma boa ideia

Em geral, não é recomendável que se esprema os cravos. Além da chance de causar ferimentos na pele, a mão possui muitas bactérias, o que pode piorar a condição, caso elas entrem em contato com os poros ou com as possíveis ranhuras decorrentes da tentativa de espremer os cravos.

Se for muito tentador, saiba que não é completamente proibido espremer os pontinhos. Porém, é importante fazê-lo com higienização adequada das mãos, unhas e do lugar que será espremido antes e depois do procedimento.

Mas, saiba que espremer cravos não ajuda efetivamente a melhorar a condição da acne ou do excesso de sebo na pele. Portanto, talvez não valha a pena fazer isso.

Fontes e referências adicionais

Você tem muitos cravos? Como faz para tirar os cravos do rosto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário