A Universidade de Harvard lançou um método, que já começou a ser seguido por muitos nutricionistas e promete ser a chave para uma alimentação balanceada e saudável. Confira neste artigo detalhes sobre este método!
O método do prato, desenvolvido pela Universidade de Harvard em 2011, mas que só está ganhando força agora, não chega a ser nenhuma novidade, que o diga nossas avós e bisavós, que lá atrás já defendiam a técnica de colocar em um único prato, todas as proteínas, carboidratos, vegetais, enfim, tudo que faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável.
De acordo com a Universidade de Harvard, este método pode nos ajudar a comer melhor, de forma muito mais equilibrada e consiste em preparar em um único prato, todas as porções de proteínas, vegetais, carboidratos e gorduras necessárias para garantir uma nutrição completa em cada refeição.
Mas, certamente, o desafio, no caso, é conseguir por o método em prática de forma fácil e simples, fornecendo ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa.
Como funciona
Na prática, é preciso dividir o prato (almoços e jantares) em três partes, com proporções diferentes:
- ½ do prato com vegetais (crus ou cozidos)
- ¼ do prato com alimentos ricos em carboidratos complexos (arroz ou macarrão integral, cuscuz, quinoa, batata doce ou pão integral)
- O outro ¼ do prato com alimentos ricos em proteína animal ou vegetal (carnes, peixes, frutos do mar, ovos, laticínios, legumes e derivados como tofu, tempeh, soja texturizada, etc.).
É preciso que o prato esteja sempre acompanhado de uma fonte de gordura saudável, como azeite de oliva extra virgem para cozinhar ou temperar.
Não precisa juntar tudo em um mesmo prato, só é preciso obedecer as proporções, ou seja, dar destaque aos vegetais seguidos de fonte de proteínas, carboidratos e gorduras.
Para aplicar esse método nutricional com sucesso, no entanto, a dica é planejar e organizar muito bem sua despensa. Lembre-se, geralmente, o que você compra é o que você vai acabar comendo. Por isso, é muito importante melhorar a forma de fazer as compras, planejando seu cardápio, dentro dessas proporções seguidas no método do prato.
Dentre os alimentos que não devem faltar na nossa despensa, se quisermos aplicar bem este método, podemos destacar as leguminosas (grão-de0bico, lentilha, feijão, ervilha, etc.), carne, peixe ou marisco (atum, bonito, cavala, sardinha, anchovas, salmão, frango, mexilhões, berbigões, etc.), batatas, arroz ou quinoa, etc.
Ter uma despensa bem abastecida com produtos saudáveis e fáceis de usar é a chave para o sucesso desse método.
No mais, vale lembrar que, mesmo priorizando uma alimentação saudável, há sempre espaço para tudo, sem restrições ou proibições. Somos o resultado do que mantemos (hábitos saudáveis), não do que fazemos em um dia ou ocasião específica. Portanto, deslizou? Respire fundo e retorne ao método, sem estresse ou pressão.