Couve Flor Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Um dos legumes mais comuns para as pessoas em dieta é a couve flor. Pode ser comida crua ou cozida. Esse legume é popular por causa do teor calórico relativamente baixo na couve flor crua. Além disso, o vegetal cru tem diversos benefícios para a saúde por causa de seus nutrientes. Mas será que a couve flor engorda?

A couve flor é um ingrediente muito bom para ajudar na perda de peso, porque é muito versátil. De fato, esse legume em especial, é uma fonte excelente de cálcio com mais de 75% do valor diário recomentado por porção. A couve também é uma boa fonte de outras vitaminas e minerais, como niacina, vitamina K, fósforo e até mesmo cálcio. Também pode-se encontrar bastante proteína e fibra nesse ingrediente. Se utilizada corretamente, a couve flor emagrece.

Quantas Calorias têm na Couve Flor Crua?

Uma xícara de couve flor crua equivale a 25 calorias. Isso são 100 gramas, com apenas uma caloria vindo da gordura. Não contém colesterol ou gorduras saturadas. Tem 5 gramas de carboidratos, a maioria vindo da fibra dietética, e aproximadamente 2 gramas de proteína. Comer a couve flor sozinha não vai te dar a energia necessária para o resto do dia. Contudo, esse legume compensa com muitos outros nutrientes.

Quais são os nutrientes encontrados na Couve Flor crua?

Alguns dos minerais encontrados na couve flor crua incluem manganês e potássio. O manganês age como um antioxidante que ajuda o corpo a lutar contra os radicais livres que causam o câncer. A couve flor crua também é rica em carotenoides, que também agem como antioxidantes. Quanto ao potássio, a couve flor crua reduz o risco de contrair doenças cardiovasculares. Outros nutrientes encontrados nela incluem vitamina C, complexo de vitamina B e minerais como magnésio e fósforo. Se ela for ingerida crua, podemos dizer que a couve flor emagrece.

Como a Couve Flor Crua pode te ajudar a perder peso?

Por conta do baixo teor de caloria da couve flor crua, pode-se dizer que esses legumes podem ser incluídos na sua dieta de emagrecimento. Além disso, também contém alto teor de fibra dietética, o que é bom para a digestão. Ajuda a proteger o revestimento do estômago e aumenta a resistência à constipação, além de estimular a excreção. Este vegetal contém aproximadamente 25 gramas de fibra.

Quais são os outros benefícios da Couve Flor crua?

Ela tem benefícios anti-inflamatórios que podem ajudar a diminuir o risco da contração de doenças como doença inflamatória intestinal e artrite reumatóide. Também melhora a saúde cerebrovascular, já que aumenta o fluxo de sangue e previne que os lipídios cheguem aos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de aterosclerose, derrame e infarto. Mulheres grávidas também podem se beneficiar bastante, pois a couve flor crua é repleta de ácido fólico, essencial no crescimento e desenvolvimento do bebê dentro do útero.

Podemos dizer que a couve flor emagrece e que também pode ajudar a prevenir diversas doenças. O seu teor de calorias e nutrientes é o suficiente para te convencer que a couve flor deve fazer parte de uma dieta saudável.

Dicas para usar a Couve Flor para perder peso

Você pode usar as dicas e truques seguintes para incorporar a couve flor nas refeições que conhece e ama, ajudando-o a cortar calorias, ganhando nutrientes a mais e te ajudando a perder peso. Cuidado apenas com a forma como você a irá preparar. A couve flor engorda se você acabar tendo que fritá-la ou adicionar ingredientes gordurosos!

Transforme a sua Couve Flor em Purê de Batata

Diminua a contagem de calorias e aumente o valor nutricional do seu purê de batata na próxima vez que o fizer simplesmente incorporando a couve à receita. É fácil fazer isso, substituindo metade das batatas que você geralmente usa na mistura pela couve flor. Asse os legumes cortados junto às batatas e amasse-as como normalmente faz. Você pode até substituir o leite e a manteiga por temperos frescos, ervas e azeite.

Adicione a Couve Flor às suas Sopas

Já que esse legume em especial tem um sabor bem suave sozinho, pega gosto de outros ingredientes facilmente. Isso torna fácil incorporar a couve flor às suas sopas sem mudar muito o sabor do prato, ou até mantendo o mesmo. Se você não gosta muito de couve flor, esse método funciona melhor com pratos que usem vários ingredientes diversificados. Na verdade, a maior parte do tempo, você nem percebe que o vegetal está incluso!

Marine a sua Couve Flor

Se você está procurando por novas maneiras de servir vegetais, considere mariná-los. A couve flor é uma das melhores opções pra isso porque absorve qualquer sabor que você misturar. Se gostar de comida tailandesa ou chinesa, tente marinar os vegetais com molho shoyo ou Teriyaki. Se você prefere comida mexicana, pode tentar mergulhar a couve flor em cominho e tomate. Para um sabor italiano, considere utilizar um pouco de azeite, manjericão, ou até molho à marinara na sua couve antes de cozinhá-la. A única coisa que você não deve fazê-la à milanesa, já que dessa forma a couve flor engorda.

Estas são diversas maneiras de incorporar a couve flor nos seus planos de dieta, só precisa de um pouco de imaginação. Quanto mais alimentos densos você incorporar em seus hábitos alimentares, é mais fácil perder peso e se manter, sem que se sinta privado do que gosta ou miserável durante o dia. De fato, comer frutas frescas e legumes junto às refeições vai te manter satisfeito nos intervalos entre elas.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você acha da couve flor dentro da sua dieta? Conhece mais receitas que não mostramos aqui? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário