14 Alimentos Saudáveis Que Podem Prejudicar Sua Dieta de Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 25/06/2014

Tenha cuidado: Só porque parece saudável não quer dizer que é! Veja esta lista de 14 alimentos “saudáveis” que na verdade são ruins para a sua dieta de emagrecimento antes de ir novamente ao supermercado, ou sair para comer algo. Esses são alguns alimentos que as pessoas tendem a pensar que são saudáveis. Lembre-se, a ferramenta mais poderosa para emagrecer é o conhecimento do que você está comendo.

1. Pão Integral

Você pode adicionar trigo a literalmente qualquer carboidrato e chamá-lo de produto integral. Hoje em dia, você consegue comprar cereal matinal açucarado integral, mas você realmente pensa que ele é saudável? Se não for feito 100% de farinha integral, o pão pode conter farinha enriquecida, o que gera em seu corpo um pico de açúcar seguido de uma queda, e não tem nenhum valor nutricional para a sua dieta de emagrecimento. Basicamente, farinha enriquecida indica que os nutrientes foram retirados do pão.

Troque por: Pão rico em fibras feito de 100% farinha integral. Outros pães como multigrãos ou de grãos brotados também são boas opções, desde que esses sejam os primeiros ingredientes no pacote. Melhor ainda, se você quer cortar 200 calorias, tente enrolar seu sanduíche com alface romana.

2. Frutas Secas

Sem dúvida, elas são alimentos que contêm fibras. Elas também têm uma tonelada de açúcar e enxofre para mantê-las preservadas por mais tempo. Hummm! Já que é uma fruta seca, ela tem 3 vezes mais calorias por volume que a versão fresca. Um saco de chips de banana tem 3 vezes mais calorias que uma banana e 20% mais gordura.

Troque por: Frutas frescas são sempre melhores! Vão te manter cheio por mais tempo, e você obtém todos os ingredientes que não foram perdidos no processo de secagem.

3. Mix de Nozes

Se você não está se exercitando, esqueça isso. Cheio de nozes salgadas, passas açucaradas e até M&Ms em alguns casos, mesmo um pequeno punhado tem mais de 300 calorias. Mix de nozes é um petisco rápido para pessoas se exercitando, que precisam das calorias extras rapidamente, mas não é uma opção boa de petisco para emagrecer. Você não precisa de uma tonelada de açúcar e sal na sua dieta de emagrecimento, principalmente sem se exercitar.

Troque por: Uma porção simples de castanhas sem sal. Meça-as no saquinho para saber quanto exatamente está comendo. Um pequeno punhado de amêndoas pode satisfazer a fome e dar uma boa melhora na sua nutrição até a próxima refeição.

4. Leite de Soja com Sabor

Sim, soja pode ser uma fonte de proteínas e potássio. Mas beber a versão de baunilha ou chocolate adiciona 10 gramas de açúcar e 50 calorias por copo. Não, obrigado!

Troque por: Leite de soja natural zero. Você pode ainda tentar leite de amêndoas ou de cânhamo, se você está tentando ficar longe dos laticínios elas são duas boas opções.

5. Iogurte Desnatado com Sabor

Comidas sem gordura não são alimentos saudáveis! Gordura não engorda, açúcar engorda. A maioria dos iogurtes com sabor tem 15 gramas de açúcar a cada 170 gramas, e mesmo que não tenham sabor de frutas eles não são saudáveis.

Troque por: Iogurte grego com frutas frescas cortadas. Se você quer um pouco mais de doçura, adicione um pouco de mel ou agave.

6. Manteiga de Amendoim com Menos Gordura

Manteiga de Amendoim

Um dos maiores benefícios dos amendoins é que eles são cheios de gorduras monoinsaturadas, ou seja, gorduras boas. Tire isso da manteiga de amendoim e o que você tem? Uma tonelada de açúcar e a mesma quantidade de calorias (agora vazias). Tipicamente quando você vê qualquer produto que diz ter menos gorduras, isso quer dizer que a gordura é trocada por açúcar e sal.

Troque por: Apenas coma a versão normal, só que em porções menores. Consiga manteiga de amendoim natural sem adição de açúcar. É a melhor opção para a sua dieta de emagrecimento, e um pouquinho já vai deixar você cheio.

7. Salada de Frutas Industrializada

Você pode pensar que qualquer coisa com frutas é saudável. Mas a maneira como as frutas são preservadas pode fazer uma grande diferença. Um copo de salada de frutas pode ter por volta de 110 calorias, mas tem 26 gramas de açúcar. Essa é sua quantidade diária!

Troque por: Você já sabe que frutas de verdade são sempre melhores.  Uma banana ou maçã é tão portátil quanto um copo de plástico.

8. Pretzels

Apesar de terem um décimo da gordura de batatinhas fritas, pretzels têm a mesma quantidade de sódio e nenhum valor nutricional para a sua dieta de emagrecimento. Além disso, eles são feitos de farinha branca, o consumo aumenta os níveis de açúcar e dão pouca sensação de saciedade. Olhe atrás do saquinho: pretzels têm diversos ingredientes (um mau sinal) e são alimentos incrivelmente calóricos, já que um dos ingredientes é farinha enriquecida, seguido de sal, xarope de milho e óleo de milho. Não parece mais tão saudável, parece?

Troque por: Cenourinha baby crua. Ela têm menos calorias, e você vai ter proteína, fibras, vitaminas e minerais para seguir em frente. As cenourinhas baby vão saciá-lo por mais tempo que os pretzels sem o problema do açúcar e estão ficando cada dia mais populares para quem quer emagrecer.

9. Barras de proteínas

Leia o rótulo. A maioria das barras de proteínas são tijolos processados de ingredientes artificiais sem recheio. A maioria delas não são nada além de uma barra de doce com um pouco de proteína salpicada. Você não vai querer um desses lanchinhos se ele tiver mais de 200 calorias e mais de 8 gramas de açúcar. Deixe-o na prateleira.

Troque por: Se está buscando por um aumento de proteínas na sua dieta de emagrecimento tente adicionar feijão às suas refeições, ou homus e vegetais como petisco. Estas opções vão te dar proteína como fonte, ao invés de ser adicionada a uma barra de doces, como são muitas barras de proteína. Outra opção é utilizar o Whey Protein batido com leite e frutas ou misturado com iogurte.

10. Frozen Yogurt

Iogurte

Não importa quais ingredientes você adicionar, o frozen yogurt não tem nenhum valor nutricional. Você não está fazendo um favor a si mesmo para emagrecer comendo frozen yogurt ao invés de sorvete. É um docinho que precisa ser considerado só um docinho.

Troque por: Coma a coisa de verdade em uma porção menor. Meio copo de sorvete de verdade sacia melhor, te dá a sensação de estar mais cheio e você estará comendo a coisa real. É um docinho, nada além disso.

11. Petiscos Orgânicos

Orgânica ou não, uma torta ainda é uma torta! É muito popular hoje em dia usar as palavras orgânico e sem glúten em alimentos, e as pessoas pensam que isso é sinônimo de saudável, mas não é.

Troque por: Um petisco que vai devolver o carinho. Ao invés de biscoitos adocicados, tente maçãs assadas rápidas, coloque no microondas as fatias de maçã com um pouco de canela. Ao invés de batatas chips gordurosas, tente um punhado de pistaches não salgados.

12. Barrinhas de Granola

Se for uma escolha entre uma barra de granola e pular uma refeição, as barrinhas de cereal são úteis.  No entanto, essas barrinhas são cheias de açúcar, sódio e gorduras saturadas. Se você pensou que uma barra de granola era um lanchinho saudável, você também pode comer um Snickers! Não parece tão natural, certo?

Troque por: Manga fatiada e um pequeno pedaço de chocolate meio amargo. Por uma fração das calorias e açúcar, você pode comer algo delicioso, nutritivo e que vai satisfazer seu desejo por doces.

13. Sushis

Sushi

Peixe, arroz e alga marinha, por que não é saudável? Um sushi de salmão ou atum pode ser um bom alimento, mas é com as versões ocidentalizadas que você deve se preocupar para emagrecer. Por exemplo, um salmão enrolado com arroz e alga tem 120 calorias por porção. Um rolinho de salmão, com cream cheese, maionese temperada e molho da casa pode chegar a 500 calorias por porção. Você pode muito bem comer um Big Mac com isso.

Troque por: Sashimi! É normalmente acompanhado por nabo e gengibre, e arrumado belamente. Evite pedir qualquer coisa temperada ou crocante, o que normalmente adiciona 300 calorias ou mais a uma refeição saudável.

14. Omelete com Vegetais

Como o sushi, omeletes são alimentos não naturalmente ruins, se souber como pedir. Os adicionais desnecessários aumentam o valor calórico. Os vegetais na sua omelete normalmente são cozidos em um mar de óleo. Uma combinação de óleo e manteiga na panela com queijo, que te coloca de frente com um copo de óleo no seu café da manhã saudável.

Troque por: Peça um omelete seco, os restaurantes sabem que isso significa sem óleo na panela. Peça vegetais cozidos no vapor e segure as pontas no queijo. Lembre-se que o diabo está nos detalhes, então tenha isso em mente na próxima vez que for fazer uma escolha para emagrecer.

Qual dessas opções mais te surpreendeu por poder atrapalhar a sua dieta de emagrecimento? Alguma delas você estava equivocadamente consumindo muito? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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2 comentários em “14 Alimentos Saudáveis Que Podem Prejudicar Sua Dieta de Emagrecimento”

  1. Iniciei mudanças em meus hábitos alimentares para perder celulite e como adoro doces estava comendo barrinhas de cereal… Que decepção. .. rs Sem contar o pão integral que como todos os dias. ..Me surpreendi!

  2. Inacreditável! Sempre comi barrinhas de cereal achando que estaria fazendo um bom lanche, mas vou parar com isso agora. Já tinha escutado falar nisso, mas achei que era bobagem =/