COVID-19 pode se espalhar igualmente em qualquer temperatura, diz estudo

Especialista:
atualizado em 13/01/2021

Com os dias mais quentes, certas proteções contra o novo coronavírus relaxaram. Isso porque muitos acreditam que o vírus se espalha de forma mais massiva no inverno e no frio.

Novos estudos, no entanto, já comprovaram que o novo coronavírus pode se espalhar da mesma maneira em qualquer temperatura. De acordo com os cientistas, o clima tem pouco impacto na transmissão do novo coronavírus.

  Continua Depois da Publicidade  

Para os especialistas, o comportamento humano, como uso de máscara e distanciamento físico, são os principais fatores que determinam as taxas de transmissão do vírus.

A adesão a essas práticas seguras, conforme afirmam os cientistas, pode reduzir a transmissão de COVID-19, bem como o risco de gripe.

Saiba o que diz estudo da Universidade do Texas sobre o assunto e entenda por que o clima é irrelevante na taxa de transmissão.

Clima tem pouco impacto na transmissão do vírus, aponta estudo

O estudo citado demonstrou que o novo coronavírus se espalha com a mesma eficiência independentemente da temperatura e umidade do ar.

De acordo com a pesquisa, em termos de importância relativa, o clima é um dos últimos parâmetros.

Por outro lado, outras características como mobilidade têm mais impacto, explicou Dev Niyogi, professor da universidade do Texas e um dos líderes da pesquisa.

O estudo recente usou uma combinação de informações meteorológicas e dados sobre movimentos e comportamentos humanos, como por exemplo o uso da máscara.

Os dados foram usados para estimar o grau em que a temperatura e a umidade influenciaram a propagação do COVID-19.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cientistas concluíram que a importância relativa do clima na transmissão de doenças no nível municipal era de apenas 3%. De acordo com o estudo, este dado é baixo em comparação com outros dados.

Outros fatores e taxas de transmissão

Por exemplo, a importância relativa para taxa de transmissão por viagens é de 34%. Por outro lado, outras taxas como a densidade populacional e a densidade urbana representam uma taxa de influência de 23% e 13%, respectivamente.

Da mesma forma, os cientistas alegam que, embora alguns efeitos devido ao clima ocorram, há equívocos na análise que considera apenas o impacto das variáveis ​​meteorológicas.

Para os pesquisadores, é necessário considerar principalmente o metabolismo urbano e o meio ambiente.

Ambientes fechados criam maior chance de infecção

Simplificando, quando está calor, as pessoas passam mais tempo fora, onde a transmissão de doenças é menor. Da mesma forma, quando fica frio, as pessoas preferem ficar juntas em ambientes fechados.

coronavirus inverno

Portanto, estes ambientes criam um risco de transmissão COVID-19 maior.

Sendo assim, não é o que a temperatura faz, é como ela impacta as atitudes das pessoas, defende o epidemiologista do Hospital Mount Sinai South Nassau, em Nova York.

Segundo o especialista, o fator crítico é que, quando as pessoas estão em um espaço interno mal ventilado, haverá um risco maior de infecção. Esse é o caso de qualquer doença respiratória, não apenas a COVID-19.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados devem continuar em qualquer estação

O novo coronavírus, como vimos, pode se espalhar em qualquer época do ano da mesma maneira. Portanto, você deve manter os cuidados redobrados em qualquer estação do ano.

Com os meses passados, você provavelmente já está careca de saber as precauções necessárias para evitar a infecção com este vírus que tem matado cada vez mais pessoas no mundo.

No entanto, é sempre importante relembrar:

  • Lave as mãos com frequência;
  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico;
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
  • Cubra o seu nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
  • Fique em casa se se sentir indisposto.

Lembre-se, a máscara deve sempre cobrir o nariz e a boca para ser eficaz. Retire-a sempre pelos elásticos, higienize-a constantemente e guarde em um saco plástico.

No caso das máscaras descartáveis, descarte-as no lixo cuidadosamente.

Da mesma forma, você deve procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Com a proximidade da vacina para COVID-19, é importante redobrar os cuidados para que todos nós possamos passar por esta fase com saúde e da melhor maneira possível.

Você relaxou as medidas de segurança contra o novo coronavírus neste verão? Conte para a gente como faz para driblar o calor em segurança!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário