COVID-19 Pode Causar Perda de Olfato e Paladar Permanente

Especialista:
atualizado em 23/06/2020

Ao pensarmos e nos preocuparmos com o que o novo coronavírus pode causar no organismo, é normal que a gente pense a respeito do dano que o novo coronavírus pode provocar aos pulmões. Mas você sabia que a COVID-19 também pode provocar a perda do olfato e do paladar?

Desde o início da pandemia, tem ficado claro que parte dos atingidos pela infecção do novo coronavírus pode perder esses sentidos, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lista a perda de olfato ou paladar como um dos possíveis sintomas da COVID-19. Agora, a preocupação de alguns médicos é que em certos casos esses sentidos não voltem ao normal.

Segundo o professor assistente de otorrinolaringologia – cirurgia da cabeça e pescoço da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, Nicholas Rowan, inicialmente surgiram relatos anedóticos (informais, oriundos de experiências pessoais) de pacientes que tinha perdido seu olfato ou paladar.

Mais tarde, estudos começaram a confirmar a hipótese. O professor da Universidade Johns Hopkins citou uma pesquisa em que pacientes hospitalizados devido à COVID-19 participaram de testes objetivos para detectar uma disfunção no olfato: quase todos (98%) apresentaram algum grau de perda de olfato.

Rowan explicou que o olfato e o paladar são intimamente interligados. Assim, a perda de olfato pode diminuir a percepção de sabor de uma pessoa, afentado o seu paladar. Entretanto, também é possível que o coronavírus tenha um efeito direto em relação paladar, afirmou o professor da Universidade Johns Hopkins.

Os vírus respiratórios são conhecidos por provocar a perda de olfato em alguns casos, no entanto, o problema costuma se resolver para a maioria das pessoas. “Mas infelizmente, alguns pacientes ficam com uma disfunção olfativa permanente”, avisou Rowan.

É isso que tem preocupado os médicos, especialmente porque os problemas sensoriais parecem ser anormalmente prevalentes nos casos de pessoas com COVID-19.

O professor de otorrinolaringologia – cirurgia da cabeça e pescoço da Universidade Commonwealth Virginia nos Estados Unidos, Daniel Coelho, e seus colegas realizaram um estudo para rastrear as mudanças no olfato e paladar relacionadas ao novo coronavírus.

Resultados preliminares, baseados nas respostas de 220 pessoas a um levantamento, indicaram que aproximadamente 40% dos participantes tiveram a perda do olfato ou paladar como o primeiro ou único sintoma da COVID-19.

Para alguns, a melhora do problema tem sido devagar. “Nós estamos supondo que nem todos esses pacientes vão retornar ao seu nível de função pré-COVID”, afirmou o professor da Universidade Commonwealth Virginia.

Problema não se limita aos casos graves

Ao que parece, a perda de olfato ou paladar não se limita aos casos severos de COVID-19 – o problema parece ser comum e até mesmo pode ser o que se chama de sintoma cardinal entre as pessoas com infecções mais leves provocadas pelo novo coronavírus. Vale esclarecer que sintomas cardinais são sintomas chaves de uma doença, a partir dos quais um diagnóstico é feito.

Tanto para Rowan quanto para Coelho, a perda de olfato e paladar pode ser o primeiro sinal vermelho de que uma pessoa está infectada pelo novo coronavírus ou até mesmo o único sintoma de COVID-19 apresentado por um infectado.

Um estudo que avaliou pacientes europeus com casos de grau leve a moderado de COVID-19 identificou que 86% deles relataram ter enfrentado problemas com o olfato e que uma porcentagem parecida experimentou mudanças na percepção gustativa (do paladar).

Como o novo coronavírus causa a perda de olfato e paladar?

O mecanismo por trás disso não está claro, entretanto, o professor da Universidade Johns Hopkins disse que há alguma evidência que indica que o novo coronavírus afeta diretamente a região do nervo olfatório. Inclusive, isso pode explicar como o vírus ganha entrada no organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já foi diagnosticado com a COVID-19? Sentiu a perda de olfato e paladar como um dos sintomas? Quanto tempo duraram? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “COVID-19 Pode Causar Perda de Olfato e Paladar Permanente”