Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer

publicado em

As manchas vermelhas na perna, normalmente, são lesões causadas por alergia, dermatites, urticária, reações adversas a medicamentos e infecções por fungos ou bactérias na pele. 

Algumas causas de manchas vermelhas na perna são simples de resolver, enquanto outras, como o problema de má circulação sanguínea, exigem um plano de tratamento prescrito por um médico ou médica especialista. 

Além das manchas vermelhas, é importante se atentar para outros sintomas que podem surgir juntamente com elas, como coceira, inchaço e febre, pois essas informações ajudam o médico dermatologista na identificação da causa das manchas vermelhas na perna. 

Veja o que podem ser as manchas vermelhas na pele e o que fazer em cada situação. 

Picada de inseto

Picadas de inseto são muito comuns nos membros inferiores, pois grande parte dos insetos que se alimentam de sangue voam baixo e picam as pernas. 

As picadas de inseto nos membros inferiores causam manchas vermelhas na perna, que são mais elevadas e coçam. 

Algumas pessoas podem ter alergia a picadas de inseto e desenvolver sintomas mais graves, como falta de ar e outros sinais típicos de um choque anafilático

O que fazer

É recomendado evitar coçar as picadas de inseto que produzem manchas vermelhas na perna, pois você pode machucar a pele, gerando aberturas por onde os germes presentes nas unhas podem entrar e causar uma infecção. 

Você pode aliviar a coceira passando um cubo de gelo no local da picada ou aplicando uma pomada com anti-histamínico na composição, que irá aliviar a sensação de coceira e de inchaço na pele da perna. 

Para evitar as manchas vermelhas na pele causadas por picadas de inseto, você pode aplicar repelente nos horários em que há maior incidência de insetos em sua casa. Veja 7 repelentes caseiros contra pernilongos e mosquitos.

Dependendo da gravidade dos sintomas de alergia à picada de um inseto, você pode precisar de um tratamento de emergência, que inclui a administração de broncodilatadores e injeção de epinefrina, para interromper a reação alérgica. 

Dengue, Zika e Chikungunya

A dengue, a zika e a chikungunya são arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Elas têm como um de seus sintomas o aparecimento de manchas vermelhas, que coçam e se espalham pelo corpo, inclusive nas pernas. 

Além das manchas vermelhas na perna e em outras partes do corpo, essas viroses causam dores musculares e articulares, febre acima de 38 ºC, fadiga, dor de cabeça, fraqueza e mal-estar generalizado. 

O que fazer

Para se recuperar dessas arboviroses é preciso muito repouso e reforço da hidratação, com o aumento da ingestão de água, chás e sopas. Veja algumas ideias do que você pode comer, enquanto enfrenta uma virose

Os remédios prescritos durante as viroses não combatem os vírus causadores dessas doenças, mas controlam os sintomas, aliviando a dor no corpo e o mal-estar. 

Aedes aegypti
As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti provocam manchas vermelhas na pele

Micoses

As micoses são infecções causadas por fungos, que podem se desenvolver na pele, no couro cabeludo ou nas unhas. Veja como se pega cada tipo de micose

As manchas vermelhas tendem a aparecer em regiões mais úmidas da pele, que sofrem constante atrito. Nas pernas, as regiões que mais se encaixam nessas características são a parte interna da coxa e a virilha

As manchas vermelhas causadas pela micose são bem delimitadas e provocam intensa coceira e ardência, podendo descamar e ficar com um aspecto bolhoso. 

O que fazer

O tratamento das micoses na pele é feito com pomadas antifúngicas, como o cetoconazol e o fluconazol. Veja quais são os 6 remédios mais usados no tratamento das micoses

Urticária

A urticária é uma irritação que afeta a pele de qualquer parte do corpo, podendo causar manchas vermelhas na perna que apresentam um leve relevo, comumente chamadas de “vergões”.

Os vergões, que caracterizam uma urticária, apresentam bordas bem delimitadas e o centro mais esbranquiçado. Essas manchas vermelhas coçam intensamente e podem ser causadas por uma série de fatores:

  • Reações alérgicas.
  • Doenças autoimunes.
  • Reação adversa a algum medicamento.
  • Exposição ao sol, ao calor ou ao frio. 
  • Origem desconhecida: nem sempre é possível identificar a causa de uma crise de urticária. 

Em alguns casos, quando a urticária é causada por uma reação alérgica grave, ela pode ser acompanhada de sintomas mais preocupantes, que exigem um rápido atendimento médico:

  • Inchaço das pálpebras.
  • Inchaço dos lábios, língua e garganta.
  • Dificuldades para respirar.

A urticária pode permanecer por várias horas e, depois que desaparece, a pele volta ao seu aspecto normal, sem nenhuma mancha vermelha na perna ou em outro local do corpo. 

Urticária na perna
A urticária é uma irritação da pele que pode causar manchas vermelhas

O que fazer

A urticária desaparece sozinha, geralmente em 1 ou 2 dias. Se você souber o que desencadeou a crise, deve afastar os gatilhos imediatamente. Se não conseguir identificar o que desencadeou a urticária na sua perna ou outro local do corpo, deve suspender os medicamentos que não forem indispensáveis (de uso contínuo), até a crise passar. 

Enquanto a pele não volta ao normal, tome apenas banhos frios, use roupas largas e evite coçar as manchas vermelhas. Os anti-histamínicos podem ajudar no controle da coceira e do inchaço. 

Má circulação

A má circulação de sangue nos vasos presentes nos membros inferiores causa o aparecimento de manchas vermelhas nas pernas devido ao acúmulo de sangue, além de outros sintomas, como: 

  • Coceira intensa na perna. 
  • Pés gelados.
  • Sensação de formigamento na pele.
  • Pele ressecada.
  • Presença de vasinhos ou varizes, veja os sintomas
  • Pés e tornozelos inchados.

Este problema tende a afetar pessoas que passam muito tempo numa mesma posição, em pé, sentadas ou acamadas. A má circulação também afeta pessoas com veias varicosas, insuficiência venosa ou trombose venosa profunda

O que fazer

Se estiver com sintomas de má circulação na perna, é recomendado marcar uma consulta com um/uma clínico geral ou cardiologista, para que o seu problema circulatório seja avaliado. 

Somente um médico ou médica poderá diagnosticar e indicar o melhor plano de tratamento para corrigir o problema circulatório, que pode incluir o uso de meias de compressão e de medicamentos que atuam nos vasos sanguíneos, melhorando o retorno do sangue das pernas para o coração e pulmões. Veja quais são os remédios para circulação mais usados.

Além disso, é preciso cuidar da alimentação e praticar atividades físicas regularmente, para melhorar o funcionamento do seu sistema cardiovascular. 

Erisipela

A erisipela é uma infecção bacteriana que afeta o sistema linfático nas pernas, causada pela entrada de bactérias da espécie Streptococcus pyogenes por aberturas na pele, que podem ser originadas de lesões, rachaduras, ou micoses entre os dedos dos pés. 

Quando uma infecção bacteriana se desenvolve nos vasos linfáticos das pernas, há a formação de manchas vermelhas, que são acompanhadas de dor e calor local, além de febre. 

O que fazer

Assim que identificado um caso de erisipela, a infecção deve ser prontamente tratada com os antibióticos apropriados, para o combate da bactéria Streptococcus pyogenes. Em casos mais graves, o tratamento pode requerer uma internação, para administração dos antibióticos na veia. 

Rubéola e catapora

A rubéola e a catapora são infecções virais muito comuns na infância. 

A catapora produz manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de lesões que contêm um líquido, sendo por isso chamadas de vesículas. Quando elas estouram, liberam o conteúdo líquido, formando crostas na pele. 

No caso da rubéola, as manchas vermelhas não começam nas pernas ou outras partes do corpo, mas no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se, depois, para o tronco, braços e pernas. 

O que fazer

É preciso evitar ao máximo coçar as lesões. Para aliviar esse desconforto, o médico ou médica pode indicar o uso de talcos mentolados, antialérgicos e analgésicos. Não há um medicamento que cure a rubéola e a catapora, sendo necessário repousar e se hidratar bem até os sintomas desaparecem naturalmente. 

Dermatite atópica (eczema)

A dermatite atópica é uma doença crônica, de origem genética, responsável por produzir manchas vermelhas que coçam intensamente, na perna e em outras partes do corpo. Conforme a pessoa coça as manchas vermelhas, as lesões ficam mais inflamadas e ressecadas, podendo rachar e sangrar. 

O ato de coçar a pele também a deixa mais vulnerável a infecções que podem ser causadas por bactérias presentes nas unhas e na pele. As crises de dermatite podem ser desencadeadas por fatores externos, como:

  • Intenso estresse emocional.
  • Mudanças bruscas de temperatura.
  • Temperaturas extremas.
  • Alergias respiratórias.
  • Agentes irritantes, como sabões e outros produtos de higiene ou limpeza.

Veja quais são os outros tipos de dermatite e como tratar. 

O que fazer

O tratamento da dermatite atópica envolve o uso de cremes e pomadas com corticoides (anti-inflamatórios esteroides) e com anti-histamínicos, para amenizar a inflamação e a coceira. 

Dermatite atópica
A coceira provocada pela dermatite atópica pode piorar as manchas

Além disso, é importante evitar os fatores que podem desencadear uma crise de dermatite atópica em você, como algum tipo de sabão ou situações muito estressantes. 

Dermatite de contato

A dermatite de contato, também chamada de eczema de contato, é uma inflamação na pele causada por uma irritação ou alergia a alguma substância ou material que entra em contato com a pele. 

Ela pode ser desencadeada por gatilhos, como: 

  • Plantas.
  • Bijuterias com níquel.
  • Medicamentos de uso tópico.
  • Cosméticos.
  • Detergentes e sabões.
  • Tecidos sintéticos.

O que fazer

A primeira medida terapêutica importante é evitar os gatilhos da dermatite atópica. Evitando a causa do problema, as manchas vermelhas na perna ou em outros locais do corpo devem desaparecer em duas a quatro semanas. 

Para aliviar a coceira, você pode aplicar compressas frias ou cubos de gelo nas manchas. O tratamento também pode incluir alguns medicamentos de uso tópico, que podem conter corticoides e até antibióticos ou antifúngicos, se houver uma infecção bacteriana ou fúngica associada. 

Queratose pilar

A queratose pilar é um problema relacionado com a produção excessiva de queratina na pele, que obstrui os folículos pilosos, resultando em pequenas manchas vermelhas que se assemelham a espinhas. Esses pequenos caroços podem surgir na perna e em outras partes do corpo. 

A queratose pilar  tende a afetar pessoas com pele seca ou que têm alguma alergia crônica, como asma e rinite.  

O que fazer

Existem várias opções de tratamento para a queratose pilar, sendo necessário consultar um médico dermatologista para saber qual é a melhor alternativa para o seu caso. 

Dentre as possibilidades estão a dermoabrasão, peeling químico, medicamentos tópicos com derivados de vitamina A, corticoide e anti-inflamatório. 

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos têm como uma das reações adversas o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, inclusive nas pernas. 

As classes de medicamentos que mais causam manchas vermelhas em pessoas geneticamente predispostas ao problema são: 

  • Antibióticos derivados da penicilina.
  • Sulfonamidas.
  • Alopurinol.
  • Anticonvulsivantes.
  • Quinolonas.
  • Anti-inflamatórios não esteroides.

O que fazer

Ao notar que após iniciar um tratamento com algum medicamento, você começou a ter manchas vermelhas na perna, converse com o médico ou médica que receitou o medicamento ou um/uma farmacêutica, para saber se é preciso suspender a medicação ou fazer um ajuste da dose.

Fontes e referências adicionais

O que já causou o aparecimento de manchas vermelhas em sua perna? O que você fez para tratar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

2 comentários em “Manchas vermelhas na perna: o que pode ser e o que fazer”

  1. Tenn ho manchas vermelhas nas pernas assim esbranquiçado e vermelho a volta dos joelhos para baixo que de dao muita comichao

    Responder
  2. Olá muito tempo em pé ma circulação tenho veias aumentadas e varicozes na usei a meia aí deu manchas

    Responder