Dianabol (metandrostenolona) – Como funciona e efeitos colaterais

atualizado em

O Dianabol (Metandrostenolona), também conhecido como DBol, é um esteroide muito usado entre fisiculturistas e praticantes de treino intensivo. No entanto, o seu uso crescente nos leva a questionar: Como funciona o Dianabol e quais os principais efeitos colaterais? Por isso, o artigo de hoje vai responder a essas e outras perguntas.

Ele faz parte do grupo dos esteroides anabolizantes androgênicos (EAs), compostos naturais ou sintéticos do hormônio testosterona que foram desenvolvidos para reduzir as propriedades androgênicas (masculinizantes) do hormônio e preservar suas propriedades anabolizantes (construção de tecidos).

dianabol

Nesse sentido, com um nível menor de androgenicidade que a testosterona, a metandrostenolona é classificada como um esteroide “anabólico”, embora os efeitos androgênicos ainda estejam presentes em menor intensidade.

Assim, as diferenças estruturais entre as moléculas de testosterona e de metandrostenolona permitem que a metandrostenolona seja mais facilmente administrada e possa entrar no fígado e circular pelo corpo sem ser degradada, o que permite a ocorrência dos seus efeitos.

Como funciona o Dianabol?

Utiliza-se o dianabol como um esteroide capaz de aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal favorecendo, assim, um aspecto de músculos inchados.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, ele funciona como um pontapé inicial para começar a criar volume nos ciclos de esteroides (quando uma pessoa toma diversos anabolizantes de uma vez para potencializar os efeitos) durante as primeiras 6 semanas.

Isso é feito para permitir que os esteroides injetáveis produzam resultados, enquanto o dianabol fornece ganhos rápidos como força, tamanho, massa e até mesmo confiança.

Porém, antes de pensar em usar anabolizantes, lembre-se que eles são ilegais e fique atento aos perigos dos esteroides anabolizantes.

Efeitos colaterais do dianabol

Saúde do coração Dianabol

Devido a conversão do dianabol em um potente estrogênio no corpo, ocorre o usual inchaço, pressão arterial alterada, ginecomastia e dores de cabeça causadas pelo uso prolongado ou em altas doses.

  Continua Depois da Publicidade  

É sempre bom lembrar que o Dianabol é um medicamento e a sua utilização só deve ser feita sob prescrição e acompanhamento médico. Tendo isso em mente, uma pesquisa publicada na Revista da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá mostrou diversos efeitos colaterais associados ao uso de esteroides anabolizantes.

Dentre os principais efeitos, destacam-se danos aos rins com necrose aguda, alterações da estrutura óssea e, principalmente, danos no sistema cardiovascular.

Por isso, antes de tomar a decisão de usar um suplemento ou substância que pode representar perigo para a sua saúde, como é o caso do Dianabol, aprenda melhor o que é hipertrofia muscular e como ter um músculo hipertrofiado de forma natural.

Além disso, fique de olho nos erros comuns na alimentação para ganhar massa muscular, assim como nas dicas de como evitar o catabolismo muscular (degradação de proteína muscular para fornecer energia ao organismo).

Dosagem

Dosagem dianabol

Se ainda assim você estiver pensando em utilizar o Dianabol, cheque sua composição, dosagem e forma de absorção, pois variam com o país e fabricante. O Dbol é disponível para uso oral em comprimidos ou cápsulas e em líquidos, além da forma injetável.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, as diretrizes de prescrição originais para o dianabol permitiam uma dosagem diária de 5 mg por 6 semanas consecutivas. Posteriormente, uma pausa de 2 a 4 semanas foi recomendada antes que a terapia fosse retomada.

Para fins de desenvolvimento físico ou de desempenho, utiliza-se o fármaco também intermitentemente. Ou seja, com ciclos durando entre 6 e 8 semanas de duração, seguido de 6 a 8 semanas de “folga”.

Sem dúvidas, o dianabol é um anabolizante que resulta em efeitos visíveis quanto ao ganho de massa muscular e força. Porém, é preciso estar ciente dos riscos de efeitos colaterais  – que não são poucos.

Lembrando, claro, que a prática de exercícios físicos e musculação, além de uma dieta equilibrada, são indispensáveis para manter o organismo saudável.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que já tenha usado o Dianabol? Tem curiosidade de experimentar, mesmo sabendo dos efeitos colaterais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

5 comentários em “Dianabol (metandrostenolona) – Como funciona e efeitos colaterais”

  1. Tomei o dianabol e um ciclo d deka e dura teston, dei 2 meses d folga aumentei a alimentação, logo começo outro ciclo, já engordei 10k

    Responder
    • Cara então para pq fiz exames e deu fígado alterado e uma pequena alteração no coração e ainda aumentou ó colesterol.

      Responder
      • O que aconteceu com seu coração, Renato? Tomei por 30 dias e também estou com alguma coisa, mas os exames ainda não apontaram nada. Mas sinto que alterou algo no coração.

        Responder