Anabolizantes: riscos cardiovasculares continuam mesmo anos após parar o uso, mostram estudos

publicado em

Novas pesquisas apresentadas no 25º Congresso Europeu de Endocrinologia, sediado em Istambul, na Turquia, revelaram que os esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) trazem consequências prejudiciais ao coração, mesmo após o término do seu uso.

Os estudos foram conduzidos por pesquisadores do Hospital Universitário Rigshospitalet de Copenhagen, na Dinamarca.

Anabolizantes
Muitas pessoas já ouviram falar sobre os perigos dos esteroides anabolizantes

Os EAA são substâncias sintéticas que imitam a testosterona e, infelizmente, são frequentemente utilizados de maneira inadequada com o intuito de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho esportivo.

No entanto, os riscos à saúde associados a essa prática são bastante elevados, o que levou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a proibir, no início de abril, a prescrição dessas substâncias para fins estéticos ou de aumento de desempenho.

Os pesquisadores dos estudos mencionados ressaltam que os efeitos adversos desses esteroides incluem um maior risco de problemas cardíacos, insuficiência hepática ou renal e disfunção erétil.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, há também efeitos colaterais mais leves, como o crescimento de seios e a queda de cabelo em homens, assim como o aumento de pelos e o engrossamento da voz em mulheres.

Riscos cardiovasculares em ex-usuários de anabolizantes

Um dos estudos envolveu 64 homens saudáveis praticantes de musculação, com idade entre 18 e 50 anos. Entre eles, 28 eram usuários de esteroides anabolizantes, 22 já tinham utilizado a substância e parado, enquanto 14 nunca tinham usado. 

Os resultados mostraram que os ex-usuários eram mais propensos a ter um mecanismo ruim no que se refere à quantidade de sangue que flui para o músculo cardíaco durante o repouso e o exercício, indicando mais chances de ter doenças cardíacas, em comparação aos que nunca usaram os EAA.

No segundo estudo, os pesquisadores coletaram questionários e amostras de sangue para medir os níveis de testosterona de mais três grupos de homens com idade entre 18 e 50 anos: 89 usavam EAA, 61 eram ex-usuários e 30 nunca tinham utilizado a substância.

  Continua Depois da Publicidade  

Os ex-usuários de esteroides anabolizantes relataram uma qualidade de vida comprometida em aspectos físicos e de saúde mental.

Isso incluiu fadiga e problemas de funcionamento social e bem-estar emocional, mesmo que tenham deixado de usar os anabolizantes anos antes.

Além disso, esses indivíduos apresentaram níveis mais baixos de testosterona, em comparação àqueles que nunca fizeram uso dos EAA. Testosterona baixa, sintomas, tratamento e causas

A causa desses efeitos negativos é a interrupção da produção natural de testosterona pelo organismo que acontece quando se utiliza esteroides anabolizantes. 

Com o tempo, a glândula responsável pela tarefa pode sofrer atrofia e haver uma disfunção na produção hormonal. As informações são de O Globo.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente os mecanismos subjacentes aos efeitos persistentes dos esteroides anabolizantes, os resultados atuais fornecem indícios dos riscos envolvidos. É essencial aumentar a conscientização sobre os riscos à saúde associados ao uso dos esteroides anabolizantes. 

Os resultados desses estudos destacam a importância de regulamentações mais rígidas, políticas de conscientização e apoio adequado para aqueles que desejam abandonar o uso dessas substâncias.

Ao divulgar essas informações, espera-se desencorajar o uso de esteroides anabolizantes e ajudar os ex-usuários a compreender os perigos a longo prazo para sua saúde.

Esteja ciente dos riscos associados ao uso de esteroides anabolizantes e busque alternativas saudáveis para alcançar seus objetivos de saúde e condicionamento físico.

Invista em uma abordagem equilibrada, orientada por exercícios, alimentação adequada e apoio profissional para alcançar resultados duradouros sem comprometer sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

O que você acha do uso de anabolizantes? Você sabia dos riscos a longo prazo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário