Testosterona – Efeitos Colaterais do Uso Para Ganho de Massa Muscular

Especialista:
atualizado em 17/07/2020

Os efeitos colaterais da testosterona são inúmeros, mas seus benefícios contam com a regulação de várias funções do corpo, sobretudo do masculino. Uma de suas funções mais conhecidas é promover o crescimento muscular. Você descobrirá a seguir seus efeitos colaterais positivos e negativos da suplementação com testosterona no corpo masculino e feminino.

Se você busca aumentar a testosterona de forma saudável e naturalmente, não há maneira melhor do que utilizar a alimentação para isso. Existem alguns alimentos que aumentam a testosterona no nosso corpo como gema de ovos, atum e alguns frutos do mar como mariscos. Você vai gostar de conhecer quais os 14 melhores alimentos que aumentam a testosterona

Pesquisas mostram que homens obesos de meia idade perdem, durante a dieta, além de gordura, também os seus músculos. Você vai gostar de saber que com o auxílio da testosterona você pode perder apenas o que interessa. Descubra todas as dicas, cuidados e como emagrecer com testosterona.

Confira abaixo 11 efeitos colaterais gerais do uso de testosterona sintética, além dos efeitos colaterais específicos para homens, mulheres e adolescentes.

  • Tremores
  • Acne
  • Retenção hídrica
  • Dores e lesões nas articulações
  • Hipertensão
  • Arritmia cardíaca
  • Dores de cabeça
  • Tumores
  • Calvície
  • Distúrbios do sono
  • Alteração de humor

Efeitos Colaterais Específicos no Corpo Masculino

Os efeitos colaterais do uso de testosterona para o homem são severos. Esse hormônio é extremamente importante na regulação do corpo masculino, de modo que alterar os seus níveis drasticamente provoca um desequilíbrio intenso.

Em primeiro lugar, os altos níveis de testosterona farão com que os testículos (as glândulas responsáveis pela produção desse hormônio) passem a trabalhar menos. O resultado, a longo prazo, é a atrofia dos mesmos, isto é, sua diminuição e progressiva deterioração.

Paralelamente, o homem pode se tornar sexualmente impotente, desenvolvendo severos casos de disfunção erétil. Além disso, a diminuição da quantidade de espermatozoides torna o homem cada vez menos fértil. O desequilíbrio hormonal estimula, ainda, o desenvolvimento irregular da próstata – aumentando as chances de câncer nessa região, de modo a colocar a vida do homem em risco.

Os efeitos estéticos também são importantes. Já que muitos homens usam testosterona artificial para aumentar os seus músculos, muitos se decepcionam com o indesejado desenvolvimento das mamas provocado pelo desequilíbrio hormonal.

Efeitos Colaterais Específicos no Corpo Feminino

Os efeitos colaterais não são menos severos no corpo feminino, porém. Já que os níveis de testosterona são normalmente baixos no corpo feminino, os níveis altos provocados pela suplementação provocam facilmente efeitos indesejáveis.

Os efeitos mais comuns e popularmente conhecidos são relacionados ao desenvolvimento de características corporais tipicamente masculinas: o crescimento de pelos na distribuição tipicamente masculina, a alteração na voz (que se torna mais rouca e sobretudo mais grave), entre outros detalhes corporais que são potencialmente indesejáveis do ponto de vista estético.

As características típicas do corpo feminino também são afetadas: se nos homens ocorre o desenvolvimento das mamas, nas mulheres a sobrecarga de testosterona provoca a sua atrofia. Além disso, observa-se um desenvolvimento exagerado do clitóris.

O corpo feminino, porém, é muito atacado no que diz respeito ao sistema endócrino em geral. O ciclo menstrual, importantíssimo e totalmente regulado por hormônios, torna-se absolutamente desregulado e muitas vezes simplesmente deixa de existir. As funções reprodutoras e sexuais do corpo feminino são, portanto, seriamente ameaçadas.

Efeitos Colaterais Específicos no Corpo Adolescente

Os efeitos da carga adicional de testosterona deixam ainda mais marcas quando o uso é feito na adolescência. Uma vez que os hormônios têm um papel central nessa fase de amadurecimento do corpo, o desequilíbrio provoca muitas vezes sequelas absolutamente irreversíveis.

O processo de desenvolvimento é afetado de duas formas principais. Em primeiro lugar, pode ocorrer a maturação esquelética precoce, de modo a interromper o crescimento intenso que normalmente se dá nessa fase da vida. O resultado é a baixa estatura, extremamente difícil de alterar.

Além disso, o processo da puberdade pode, em geral, acelerar de modo extremo. Isso não significa, porém, que o desenvolvimento apenas se dá mais rapidamente: ele se dá de modo irregular e descontínuo, provocando um crescimento disforme extremamente perigoso.

Quando usar testosterona?

Muita gente, principalmente os homens, tem a impressão de que usar suplementos de testosterona vai aumentar a masculinidade e os ganhos de massa muscular. De fato, isso acontece, mas não é tão simples assim,

Embora altos níveis de testosterona estejam associados a uma melhor libido e ao aumento dos músculos, os efeitos colaterais que o uso indevido do hormônio pode causar são muito perigosos para a saúde.

É justamente por causa desses riscos que a testosterona sintética só deve ser usada para o controle de quadros clínicos em que há uma real necessidade de suplementação. É o caso, por exemplo, de casos comprovados clinicamente de disfunção sexual ou decaimento precoce nos níveis naturais de testosterona.

Se você não foi diagnosticado com níveis de testosterona abaixo do esperado, não é recomendado e nem necessário usar esse tipo de hormônio sintético. E se ainda assim você estiver insatisfeito com seus ganhos de massa muscular, você pode elevar os níveis de testosterona naturalmente por meio de uma boa alimentação e pela prática de exercícios físicos regulares.

Não há porquê colocar a sua saúde em risco em prol do aumento de massa muscular rápido. O caminho natural leva um pouco mais de tempo, mas é o mais adequado para obter os resultados físicos desejados sem comprometer a saúde.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (112 votos, média: 3,65 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Testosterona – Efeitos Colaterais do Uso Para Ganho de Massa Muscular”