Dicas de Compras no Supermercado Para Uma Alimentação Saudável

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Os supermercados hoje oferecem um gama variada de opções. Algumas delas são boas e saudáveis, como por exemplo, a inclusão da seção de produtos orgânicos nos supermercados de massa. E algumas opções são totalmente maléficas à saúde como o aumento diário das seções de alimentos pré-preparados. Enquanto muitas dessas opções são certamente convenientes, e frequentemente saborosas, elas também são carregadas de alimentos industrializados, de conservantes e geralmente carregadas de gorduras saturadas e açúcares.

Fazer a compra de supermercado com inteligência significa fazer boas escolhas com todas as variedades de alimentos que você tem ao alcance de suas mãos para conseguir uma alimentação saudável. Significa algumas vezes ter de contrabalancear a conveniência com uma opção mais saudável. Então muitas vezes nós pensamos que o saudável é o oposto do conveniente. Isso não é verdade. Vamos dar uma olhada em alguns hábitos inteligentes de compra de alimentos em supermercado e o que eles podem impactar na sua saúde e no seu bem estar.

O Perímetro Externo

O primeiro hábito inteligente de supermercado a se praticar é começar a sua compra na seção de alimentos frescos (que muitas vezes são os alimentos saudáveis). Isso geralmente fica em um dos lados do mercado. Tenha certeza de que suas escolhas são boas. Escolha frutas frescas e vegetais que sejam ricos em cores: verde escuro para a salada; laranja para as cenouras e laranjas; vermelho para as maçãs e para os pimentões e etc. Tenha o hábito de se desafiar a ter uma variedade de cores no seu carrinho quando passar por essa seção. Também experimente novas frutas e novos vegetais, que você ainda não havia experimentado antes. Se você estiver inseguro e desconhecer algum item, anote e procure na internet e procure também algumas receitas fáceis. Ou pergunte a um dos funcionários do supermercado. Eles sabem bastante sobre a seleção de produtos disponíveis no supermercado.

Após pegar todas as frutas e vegetais frescos, continue pelo perímetro externo da loja. Será onde você geralmente conseguirá encontrar os alimentos mais saudáveis e de maior valor nutricional. Você irá provavelmente chegar às seções de laticínios e de carnes, bem como nos frios e delicatessen – se houver uma no seu supermercado. Apenas após pegar todos os itens que desejar das seções do perímetro externo é que você pode pensar em entrar nos corredores internos. Por que? Os corredores são onde você encontra os alimentos mais industrializados. Não passe por cada um dos corredores. Se for possível, faça uma lista de alimentos baseada na sua dieta da semana. Passar por cada corredor será como sabotar o seu hábito inteligente de fazer compra! O bolo que está na promoção pode ser interessante, mas será uma boa escolha? Se você não precisar de nada daquele corredor, não passe por ele!

Dê Uma Olhada Nos Alimentos Orgânicos

Os alimentos do perímetro externo irão incluir uma variedade de alimentos orgânicos (aproveite e veja também “como os produtos naturais para emagrecer funcionam”). Ao começar a sua compra inteligente, dê uma olhada nas frutas e nos vegetais orgânicos disponíveis. Se for possível, compre itens que estejam marcados como produção local. Comer frutas e vegetais orgânicos garante que você está mantendo os pesticidas fora do seu corpo. Você também terá opções orgânicas na seção de laticínios e na de carnes. Escolha o frango e os ovos sem aditivos. Eles também terão um melhor sabor! O mesmo é verdade com as carnes orgânicas. A carne é livre de aditivos e hormônios, que são dados às vacas em ambientes não orgânicos. Novamente, o sabor é incrível. O preço tende a ser um pouco maior nos itens orgânicos, mas os benefícios à saúde fazem valer a pena.

Outro hábito inteligente para uma alimentação saudável é ir primeiro à seção de alimentos orgânicos antes de passar em qualquer outro corredor. A cada dia que passa aumenta a variedade de itens nessa seção. Hoje em dia, você também irá encontrar itens orgânicos misturados em cada corredor. Procure por iogurte orgânico, cereais orgânicos, massas orgânicas, cafés orgânicos e sopas orgânicas ao passar pelos corredores. Novamente, o seu hábito inteligente de comprar orgânicos garante que você está colocando os melhores ingredientes no seu corpo e está evitando os desnecessários, os quais contém aditivos nocivos, conservantes, hormônios e pesticidas.

Seção de Congelados

A seção de congelados não precisa ficar de fora! Sim, ela pode ter muitos alimentos industrializados que não são uma boa para os seus hábitos inteligentes. Entretanto, ela tem algumas boas opções também.

As frutas e os vegetais frescos são definitivamente a primeira opção quando se fala em alimentação saudável, mas às vezes um estilo de vida corrido significa que as frutas e os vegetais frescos podem estragar. É uma boa ideia ter uma seleção de vegetais congelados. Melhor ter vegetais congelados do que não ter nenhum vegetal! Se for possível, compre vegetais que foram congelados instantaneamente. Esses retêm nutrientes mais completos. Você ainda pode experimentar uma variedade de vegetais na seção de congelados, às vezes, até em maior quantidade do que na seção de alimentos frescos. Por exemplo, se você adora aspargos, você só conseguirá encontrá-lo fresco em um período limitado do ano, mas estará disponível durante todo o ano na seção de congelados.

Os hábitos inteligentes de fazer compra em supermercados não precisam excluir toda a conveniência. Pode ser bom ocasionalmente, se você precisar ter algumas refeições pré-embaladas, que são fáceis para você e para a sua família. Só não torne isso um hábito diário. Olhe os níveis nutricionais do que você compra cuidadosamente, prestando atenção em particular aos conteúdos calóricos e de gordura. Existe uma variedade de opções saudáveis disponíveis, incluindo peito de frango pré-cozido e frutos do mar que são congelados e podem ser cozinhados rapidamente.

Corredor de Alimentos Saudáveis

Um hábito de compra inteligente é conferir o corredor de alimentos saudáveis. Isso pode ser o mesmo que ir à seção de orgânicos, mas é também bastante diferente. Você pode encontrar alternativas saudáveis aos alimentos “normais” como a aveia, a farinha integral e outros itens saudáveis.

Enquanto você estiver no corredor de alimentos saudáveis, confira a seleção de suplementos de proteína. Eles são um item ótimo de se ter a mão para fazer um shake quando precisar. Você irá conseguir suprir todas as suas necessidades de proteína de uma forma conveniente. Além disso, você também pode comprar pela internet os suplementos de proteína.

Quais os alimentos saudáveis que você acha que não podem faltar em uma dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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