12 Dicas Para Não Engordar no Natal (ou Engordar Pouco!)

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O final de ano já chegou e logo será hora de se reunir com a família e/ou amigos para a ceia de Natal. Ela geralmente vem recheada de bebidas, carnes, sobremesas e guloseimas que são extremamente difíceis de resistir e tornam a tarefa de manter o peso ideal ou emagrecer mais complicada do que já é.

Mas então o que fazer para não sair da linha da dieta nesse período? Recusar tudo e ficar só olhando? Talvez você não consiga, pois se sentirá um mal-educado ferindo os sentimentos de quem teve o trabalho de preparar as comidas.

O jeito é não ligar e comer tudo o que der vontade? Obviamente também não, pois além de ganhar muitos quilos que serão difíceis de ser perdidos, você poderá estragar os esforços que tiver conseguido durante os meses anteriores para emagrecer.

A solução está mais para não ser nem 8 e nem 80, como você irá conferir na lista que elaboramos a seguir com dicas para não engordar – ou engordar pouco – no Natal:

1. Coma antes da festa

comendo-salada

Você pode até pensar que chegar de estômago vazio para compensar a comilança da ceia de Natal é uma boa ideia, mas saiba que você está equivocado. É que ao ficar muito tempo sem comer, você corre grandes riscos de se alimentar de maneira exagerada por estar com fome e consumir muitas calorias em excesso.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é fazer uma refeição saudável algum tempo antes da festa, com fibras e proteínas, de modo que você fique satisfeito e seja capaz de comer quantidades pequenas na hora da ceia.

2. Controle as porções

prato-pequeno

Uma vez que você estiver satisfeito, será mais fácil cumprir a segunda dica, que é controlar o tamanho das porções. Para não passar vontade e nem deixar nenhum cozinheiro de plantão chateado porque você não provou o que ele preparou, pegue um pouquinho de cada opção, certificando-se de manter porções menores e controladas.

Se desejar comer mais de determinado alimento, coma menos de outro que você sabe que é mais calórico. Uma dica para conseguir controlar melhor as porções é utilizar pratos menores na hora de servir-se.

3. Não deixe as proteínas de lado

peru-natal

Na hora de montar o seu prato do almoço ou jantar, faça questão de servir-se com fontes de proteínas como frango, peru, grãos e lentilha. Como já adiantamos aqui, elas ajudam a sentir-se satisfeito, o que previne o exagero na comilança.

4. Coma devagar

familia-jantar-natal

Mastigar mais vezes os alimentos e comer devagar é outro truque para fazer com que o organismo se sinta satisfeito. Isso porque quando nos alimentamos muito rápido, o corpo tem menos tempo para entender que já está cheio e não precisa mais comer. Assim, mesmo se você já estiver satisfeito, o seu corpo pode ainda não ter recebido essa informação e você corre o risco de comer mais do que realmente necessita. 

5. Confie nas fibras

lentilhas

Não deixe também de comer os vegetais dispostos na mesa, que costumam ser ricos em fibras e dão uma boa ajuda para que você se sinta satisfeito e tenha o seu apetite controlado.

6. Espere para repetir

jantar-natal 

Sabe aquela história do tempo que o organismo precisa para entender que está cheio? Então, depois de terminar seu prato, faça uma pausa antes de repeti-lo. É que assim o seu organismo terá tendo de entender se realmente precisa comer mais ou se já está satisfeito.

7. Cuidado com as bebidas

vinho-natal

Você já deve estar cansado de saber que os refrigerantes fazem mal à saúde e estimulam o ganho de peso. Entretanto, é importante ter em mente que as bebidas alcoólicas também possuem calorias e podem estimular o ganho de peso de fim de ano.

Por exemplo, enquanto uma taça de 150 ml vinho tinto de mesa contém 125 calorias, uma porção de 200 ml de champanhe possui 170 calorias e uma lata de cerveja apresenta aproximadamente 150 calorias. O valor pode não parecer tão alto assim, mas se pensarmos nas repetições das bebidas e adicionarmos ao consumo calórico dos alimentos, o número não fica pequeno.

Além disso, beber demais pode afetar o julgamento e fazer com que você não pense muito na hora de montar o prato e acabe comendo demais e passando longe das opções saudáveis. Uma dica para não tomar o que não deve é propor que o cardápio da festa traga sucos naturais, preparados com frutas e vegetais.

8. Tire o foco da comida

presente-natal

A ceia é grande parte da festa de Natal, mas existem muitas outras coisas para as quais você pode dedicar a sua atenção. Além de comer, arranje um tempo para conversar com as pessoas e colocar o papo em dia com aqueles que você não vê faz há certo período.

Na hora de trocar os presentes, gaste tempo agradecendo pelo que ganhou e entregando o que comprou. E quando der meia-noite não tenha pressa para abraçar as pessoas que você ama: deseje Feliz Natal e diga o quanto elas são importantes para você.

Tire também um momento para passar com as crianças da festa, brinque e jogue um pouco com elas. Se os pequenos forem agitados, isso te ajudará até a queimar algumas calorias.

9. Leve pratos saudáveis

salada

Em muitas festas de final de ano, cada convidado fica responsável por levar um prato. Na hora da distribuição, voluntarie-se para levar opções saudáveis como saladas de vegetais e grãos ou uma sobremesa light. Assim, você poderá garantir que a ceia terá opções saudáveis no cardápio.

10. Saiba dizer não

satisfeito

Se você já comeu um pedaço do pudim ou da massa que a sua avó preparou e ela vem insistir para que você saboreie mais um pouquinho, esteja pronto para dizer não – com educação é claro. Fale que você achou tudo uma delícia, mas que já está cheio ou que está dando uma pausa na comilança.

Caso ela continue a insistir ou você tenha muitas dificuldades para resistir, peça licença para ir ao banheiro ou dar uma volta pelo local da festa.

11. Ajude na limpeza e organização

lavando-louca

Colocar e tirar a mesa, varrer o chão, organizar os presentes na árvore de Natal e lavar a louça são algumas das tarefas relacionas à limpeza e organização da festa que nem todo mundo gosta de fazer. No entanto, ao propor-se a ajudar nessas atividades, você garante um gasto calórico a mais, o que pode te ajudar a combater o ganho de peso típico do final de ano.

12. Relaxe

festa-natal

Afinal é Natal! Cuide-se e controle o que você come, mas procure não ficar em um estado de tensão, pois isso não deixará que você curta a festa. Saboreie um pouquinho de cada quitute para não passar vontade e ficar de cara feia e aproveite o raro momento de estar reunido com as pessoas que você mais ama na vida.

Como você geralmente organiza a sua dieta nos período de festas de fim de ano? Qual é o seu ponto fraco no Natal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário