Dieta 3 Passos – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

A dieta 3 passos é um tipo de dieta low carb indicada para pessoas entre 16 e 75 anos. Abaixo você aprenderá como ela funciona, o cardápio ideal e quais cuidados você deve ter ao seguir esse tipo de estratégia alimentar.

A dieta 3 passos – ou 3 Step Diet, em seu nome original em inglês – é um programa de emagrecimento que promete trazer a eliminação de aproximadamente 6 quilos ao longo de 30 dias.

O método é indicado para pessoas com idade entre 16 e 75 anos, porém, não deve ser seguido por indivíduos que sofram com problemas como câncer, insuficiência cardíaca, doenças severas no fígado ou nos rins, diabetes do tipo 1, diabetes do tipo 2 não controlada, condições associadas à coagulação sanguínea, doença inflamatória intestinal e por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês.

Antes de começarmos a entender a dieta dos 3 passos, você precisa aprender tudo sobre dietas low carb. Se elas fazem bem ou mal, como fazem o seu corpo emagrecer e que tipo de pessoa pode fazer esse tipo de dieta. 

Nos últimos 20 anos, os estudos sobre dietas com baixa ingestão de carboidrato tem avançado seriamente. Está mais do que provado que elas emagrecem de verdade. Você vai gostar de saber o que comer em uma dieta low carb.

Mas como elas estão muito na moda, boa parte dos praticantes cometem erros seríssimos ao fazer uma dieta com pouco carboidrato. Conheça os 5 erros mais comuns de uma dieta low carb

Como funciona a dieta 3 passos? 

Trata-se de uma dieta que é dividida em três passos. Os dois primeiros são voltados para a eliminação dos quilos em excesso, enquanto o último é focado na manutenção e no controle do peso.

– Passo 1

O primeiro passo da dieta 3 passos é chamado de indução ao catabolismo e foi desenvolvido para acelerar o metabolismo, o que torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente, direcionando o corpo a utilizar as gorduras como a principal fonte de energia e promovendo a desintoxicação do organismo.

A primeira fase tem a duração de um período de três semanas e conta com uma restrição na ingestão de carboidratos. A alegação da dieta 3 passos é que durante esse período inicial, são eliminados em torno de dois quilos semanalmente.

– Passo 2

Já o segundo passo do programa alimentar é chamado de ajuste do metabolismo. Nessa etapa, alimentos ricos em carboidratos passam a ser adicionados gradualmente às refeições e o ritmo de eliminação de peso diminui. Para a segunda fase, a estimativa é perder aproximadamente um quilo a cada semana.

Nessa parte da dieta, os objetivos são o esvaziamento dos depósitos de gordura e o estabelecimento de novos hábitos alimentares como maneira de preparar a pessoa para a terceira etapa e fazer com que o método seja bem-sucedido a longo prazo.

– Passo 3

Falando no terceiro e último passo, que é intitulado controle do peso, o site informa que ele começa a partir do momento em que o indivíduo alcança a sua meta de perda de peso. As metas da terceira parte do programa de emagrecimento são a manutenção e o controle do peso desejado por meio de uma dieta saudável, equilibrada e variada.

Além de seguir os passos, o método recomenda que seus seguidores façam uso de suplementos alimentares como forma de fornecer ao organismo as suas necessidades nutricionais durante os períodos restritivos da dieta e para fazer com que o processo de emagrecimento seja mais eficiente.

Cada passo e cada pessoa que segue o programa alimentar utiliza diferentes tipos de suplementos. Outro ponto importante a se destacar do método é que ele é realizado com um monitoramento semanal feito por um nutricionista registrado.

Caso você já tenha tentado qualquer tipo de dieta nos últimos anos e falhou, saiba que existem 15 razões principais para a falta de resultado da dieta low carb. Confira antes de recomeçar.

O cardápio da dieta 3 passos

Como cada seguidor do programa de emagrecimento conta com um acompanhamento separado de um nutricionista, o cardápio de cada pessoa pode apresentar variações. Entretanto, fizemos uma pesquisa no site do método e descobrimos algumas das receitas que podem aparecer no cardápio de cada passo.

No primeiro passo, é possível encontrar os seguintes pratos:

  • Almôndegas de ricota e espinafres;
  • Bife de frango com molho de cogumelo e café;
  • Bolachas crocantes de gengibre;
  • Caldo de marisco com gengibre;
  • Camarões com rúcula;
  • Carpaccio de salmão;
  • Endívias com atum e azeitonas;
  • Filetes de pescada com molho de camarão;
  • Frango refogado;
  • Sorvete com sobremesa light de chocolate amargo;
  • Sorvete light de limão;
  • Lombinhos de pescada com espinafre;
  • Patê fresco de salmão;
  • Peru assado com lima;
  • Pimentão recheado com bacalhau;
  • Salada de frango;
  • Salada fresca de salmão;
  • Salada verde;
  • Sanduíche de peito de frango;
  • Suflê de limão e canela;
  • Tortilla de pimentão e presunto;
  • Wrap de frango,

Já o segundo passo aceita as seguintes receitas:

  • Almôndegas de peru com açafrão;
  • Alho-poró salteado;
  • Bacalhau com brócolis e couve-flor;
  • Banana com chocolate;
  • Berinjelas gratinadas;
  • Bruschetta de presunto;
  • Cabrito assado com zimbro e purê de legumes;
  • Canelone de berinjela com ricota;
  • Curry de camarão com brócolis;
  • Ceviche de camarão à mexicana;
  • Cogumelos com molho de iogurte;
  • Cogumelos no forno;
  • Compota light de abóbora com canela;
  • Espargos refogados;
  • Peixes;
  • Frittata de abobrinha;
  • Sorvete light de gengibre e manga;
  • Gelatina de iogurte e framboesa;
  • Hambúrguer de pescada e camarão;
  • Lombo recheado com espinafre;
  • Lula refogada com purê de nabo;
  • Macarrão fusilli com abóbora e peru;
  • Mil folhas de berinjela;
  • Mini-quiches;
  • Mousse de chocolate;
  • Mousse de frutas vermelhas;
  • Muffin de chocolate e abobrinha;
  • Ovos mexidos com aspargos;
  • Panqueca de pera;
  • Panqueca light com chocolate quente;
  • Peito de pato rosado com chutney de abóbora;
  • Pera com iogurte e canela;
  • Pernas de frango assadas com purê;
  • Purê de abóbora;
  • Rolinhos de presunto com verduras;
  • Salada de melancia e pepino;
  • Cogumelos e rebentos de soja refogados;
  • Sopa detox de tomate;
  • Tomate com mussarela fresca;
  • Tomate assado;
  • Tomate recheado com atum;
  • Tortilla de aspargos com presunto.

Por sua vez, o terceiro passo da dieta 3 passos consiste em manter os hábitos alimentares saudáveis que devem ter sido adquiridos com os dois primeiros passos. Isso acontece com o auxílio das receitas descritas acima e de todas as outras que forem definidas pelo nutricionista que faz o acompanhamento semanal do seguidor da dieta 3 passos.

Cuidados

Antes de adotar a dieta 3 passos ou qualquer outro método de dieta ou programa alimentar é necessário certificar-se de que ele é o indicado para o seu caso, tendo em vista seus objetivos e saúde, e que não lhe fará mal. Isso deve ser verificado com o auxílio do médico e do nutricionista.

Veja que a dieta 3 passos contempla o acompanhamento mensal de um nutricionista para seus seguidores. Isso é importante porque o profissional é capacitado para ajudar a montagem de um cardápio que não somente proporcione o emagrecimento desejado, como também forneça os nutrientes que o organismo necessita para funcionar apropriadamente.

Além disso, o nutricionista pode avaliar se o programa alimentar realmente está sendo eficiente ou precisa ser cuidado e tirar quaisquer dúvidas que o paciente possa vir a ter a respeito da dieta em questão.

Você já tinha ouvido falar da dieta 3 passos? Pretende experimentá-la para tentar emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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