Uma Dieta de Sopa Para Emagrecer Rápido Funciona?

Especialista:
atualizado em 30/03/2015

Há muitas dietas drásticas que prometem te ajudar a perder 5 quilos em uma semana ao fazer da sopa para emagrecer rápido a base da sua dieta. A Dieta da Sopa de Repolho e a Dieta do Sagrado Coração podem ser duas das mais conhecidas, mas outras dietas com apenas líquidos incluem a limpeza total – também conhecida como dieta da limonada – e a dieta da toranja. Completamente deficientes em nutrientes, essas dietas podem trazer mais prejuízos que benefícios a longo prazo. Discuta sempre as dietas com seu médico antes de começar.

Dietas da Sopa para Emagrecer Rápido

Dietas da sopa, como a dieta da sopa de repolho, permitem apenas o consumo de sopa por sete dias. Você pode comer tanta sopa quanto quiser, mas nada mais. Outras dietas, como a Dieta do Sagrado Coração, permitem a sopa e mais uma combinação de alimentos que muda de um dia para o outro. Um dia você pode comer a sopa e mais vegetais, outro dia você pode comer apenas a sopa, bananas e leite desnatado. Embora essas dietas possam alegar que a perda de peso ocorre devido a uma enzima que queima gordura no repolho ou uma combinação especial de alimentos, não há evidências médicas que as apoiem.

Perda de Peso

Você perderá peso ao seguir uma dieta de sopa para emagrecer rápido, mas apenas porque essas dietas contêm muito poucas calorias. Se você cortar sua ingestão de calorias drasticamente, você perderá peso, especialmente na primeira semana. Qualquer dieta que restrinja a ingestão de calorias a 1000 calorias por dia causará perda de peso.

Infelizmente, devido à natureza diurética dessas dietas líquidas, muito da sua perda de peso será peso de líquidos e será facilmente recuperado assim que você voltar aos seus hábitos alimentares normais. Além disso, você pode sofrer de baixo açúcar no sangue e seus sintomas – fome, dor de cabeça, fadiga, tontura, ansiedade e mudanças de humor.

Metabolismo

Essas dietas não são nutricionalmente seguras. Elas contêm muito poucas calorias e são deficientes em nutrientes incluindo proteína, gordura e fibras. Dietas com muito poucas calorias geralmente desaceleram seu metabolismo. O Instituto Nacional de Saúde reporta que mulheres precisam de pelo menos 1200 calorias e homens precisam de 1500 calorias por dia para manter suas funções metabólicas. Desacelerar seu metabolismo eventualmente irá parar a perda de peso e facilitar o ganho de peso no futuro. Porque essas dietas têm tão poucas proteínas, seu corpo pode converter massa muscular magra, ao invés de gordura, em energia na falta de glicose. Perder massa muscular também desacelerará seu metabolismo.

Outros Problemas

A falta de nutrientes numa dieta de sopa para emagrecer rápido pode comprometer seu sistema imune, te deixando sem defesa contra doenças e infecções. Embora a falta de fibras não cause prisão de ventre enquanto você está na dieta, porque a dieta é principalmente líquida, quando você sai dela, você pode ficar com prisão de ventre devido ao aumento repentino de fibras na sua dieta, que vem de comer alimentos reais novamente. Essas dietas não promovem mudanças saudáveis no estilo de vida que poderiam levar a perda de peso.

Você já experimentou fazer uma dieta de sopa para emagrecer rápido? Acabou sentindo algum sintoma? E como foi o resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,30 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário