A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas!

Especialista:
atualizado em 29/07/2020

Conheça como funciona a dieta do leite, um plano alimentar restritivo que promete um emagrecimento rápido, confira uma ideia de cardápio e dicas!

A dieta do leite é um plano alimentar restritivo que promete um emagrecimento rápido e se baseia na ideia de substituir as refeições por copos de leite. Além do leite, às vezes algum outro alimento pode ser incluído e pode-se distribuir o consumo ao longo do dia da maneira que achar melhor.

O método não traz restrição quanto à escolha do tipo de leite, a seleção pode ser feita de acordo com a filosofia alimentar, o gosto pessoal e as necessidades calóricas. Conheça os vários tipos de leite, mas tenha em mente que na dieta do leite, ficam de fora o leite condensado e o leite fermentado por terem uma composição diferente dos leites comuns.

Como funciona a dieta do leite?

A ideia da dieta do leite é incluir leite em várias refeições ao longo do dia. A teoria por trás da dieta do método é que por ter proteína, carboidratos e gordura, o leite vai dar saciedade em várias refeições.

No final das contas, o emagrecimento não vem apenas porque acrescentou-se leite a algumas refeições. Mas sim porque trocou-se alimentos não indicados para emagrecer por leite. Além disso, a perda de peso aparecer devido ao consumo de menos calorias do que a quantidade gasta de calorias. Não é apenas uma questão de ter leite. É preciso ter um conjunto de alimentos saudáveis ao longo do dia.

Cardápio da dieta do leite

– Opções de café da manhã e lanche

  • Leite, aveia, canela e maçã;
  • Leite, abacate;
  • Leite, semente de chia e morangos.

– Opções de almoço e jantar

Para almoço ou jantar, você pode optar por substituir um ou o outro por uma vitamina em que você use leite com sementes como chia, semente de girassol, semente de linhaça e frutas como morangos e abacate.

Se não for usar leite na refeição coma uma grande quantidade de salada, uma porção de proteína (peito de frango, carne magra, ovo ou peixe) e um fonte de carboidrato complexo como arroz integral, batata doce, feijão, lentilha, ervilha ou grão-de-bico.

Calorias

Não há uma regra fixa, o mais importante é fazer boas escolhas de alimentos conforme os exemplos acima. Ao fazer as escolhas acima você naturalmente terá uma dieta de poucas calorias por dia, menos do que vinha fazendo antes provavelmente.

Que leite devo tomar?

A dieta do leite não faz nenhuma restrição. Escolha de acordo com sua filosofia alimentar, gosto e necessidades calóricas diárias. Confira as calorias e porções para…

– Leite de vaca (1 copo)

  • Integral: 119
  • Semi-desnatado: 85
  • Desnatado: 66

– Leite de vaca em pó (2 col. sopa)

  • Integral: 130
  • Semi-desnatado: 95
  • Desnatado: 64

– Leite de cabra (1 copo)

  • Integral: 120
  • Desnatado: 60

– Leite de soja (1 copo)

  • Comum: 120
  • Zero: 60

(Observação: os valores variam de acordo com a marca)

Que frutas escolher?

Dê preferência a frutas que tenham outros nutrientes que não são encontrados no leite, como fibras, vitamina C, potássio, antioxidantes etc. Algumas sugestões são: mamão, morango, banana, laranja, kiwi, pera, manga, melão, abacaxi.

Atividade física

Vale muito a pena você incluir atividades físicas ao fazer a dieta do leite. Isso trará mais saúde para você e resultados de emagrecimento mais rápidos. Aproveite e passe a tirar fotos do seu corpo e você verá como tirar fotos pode ajudar a emagrecer.

Vale a pena fazer a dieta do leite?

Como deu para observar, a dieta do leite restringe bastante o consumo de alimentos sólidos e saudáveis, que trazem os nutrientes que o corpo necessita para funcionar com saúde.

Assim, a privação trazida pelo regime pode fazer com que a pessoa passe mal e gerar carências nutricionais, que se agravarão se a dieta for seguida por muito tempo. Isso sem contar que o regime pode deixar a pessoa com muita fome e quando chegar um ponto em que ela não aguente mais, o resultado será uma comilança desenfreada que recupera o peso perdido.

Assim é muito mais saudável e vantajoso optar por uma reeducação alimentar. Se ainda sim, você quiser insistir e testar a dieta do leite, consulte antes o médico para saber se ela não pode ser especialmente perigosa para você e tenha o acompanhamento de um nutricionista durante todo o processo, para minimizar os riscos.

Você já fez a dieta do leite? Como foi sua experiência? Se não, gostaria de fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (215 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

207 comentários em “A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas!”

  1. ola galera,alguem aqui fez essa dieta e obteve resultados?vou comecar a minha amanha estou com 74 kls e tenho 165 de altura volto p contar o meu resultado logo,e quero saver o de vcs tbm.boa sorte a tds.

  2. oi gente comecei hoje a minha dieta so no leite,vou mim pesar amanha estou pesando 74 kg e tenho 1,59

  3. Bom dia vou começar a dieta hoje 27/02 estou pesando 72k e 100g bora emagrecer meninas!!! volto todos os dias pra contar o quanto emagreci

      • Eu fiz uma vez,
        Perdi 10 kilos em 8 dias.
        Passei do 44 para 42.
        Ruim e os 3 primeiros dias, que o cérebro fica te torturando por açúcar, carboidratos 😂😂
        Mas chegou no 3° dia e mole para as gatas🐈

        Três coisas principais…..
        FORÇA 💪
        FÉ 💪
        FOCO 💪

        EU ESTOU FAZENDO PELA SEGUNDA VEZ, VOLTEI AO 44 E QUERO CHEGAR AO 38 BORA TOMAR LEITE 👏👏👏👏👏👏👏

  4. Bom Dia, hj em: 28/07/18, iniciarei a dieta do leite, estou pesando 57,70, espero chegar aos 50 kilos, me comprometo a postar novamente se completei a dieta com êxito e o quanto emagreci, a busca por postar um sucesso me motivará, estou convicta que dará certo! ??? Até 05/08/18!…