Dieta do leite – Como funciona, cardápio e dicas!

Especialista da área:
atualizado em 27/10/2020

A dieta do leite é um plano alimentar restritivo que pode levar a um emagrecimento rápido e saudável, quando feita com cuidado e atenção.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim como outas dietas restritivas, como a da fruta, do ovo, ou da batata doce, a dieta do leite deve ser considerada um “plano de emergência” para quem quer ou precisa perder peso em pouco tempo.

À primeira vista seria a substituição de refeições por copos de leite. Mas como veremos a seguir, existem outros fatores que auxiliam na perda de peso saudável.

garrafa e copo de leite

Como a dieta do leite emagrece?

O principal fator é a que a substituição de alimentos mais calóricos e menos nutritivos pelo leite, que ajudaria no emagrecimento e no controle do peso.

Outro ponto a se levar em conta é a composição do leite, que possui um alto teor de proteínas e cálcio.

  • Proteínas: Uma dieta rica nesse nutriente ajuda no emagrecimento, uma vez que o corpo gasta mais energia para quebrar proteínas do que gastaria com gorduras e carboidratos;
  • Cálcio: Estudos mostram que o aumento do consumo de cálcio pode levar a um aumento da queima de gordura, prevenindo o sobrepeso e ajudando no emagrecimento.

Os benefícios do leite

O leite é o nosso primeiro alimento. Nas crianças ele é essencial, por ser rico em cálcio e ajudar na formação dos ossos. Na idade adulta, ele continua trazendo benefícios por ser uma boa fonte de proteínas e cálcio, além de ter quantidades balanceadas de carboidratos e gorduras.

Conheça os vários tipos de leite, mas tenha em mente que na dieta do leite, ficam de fora o leite condensado e o leite fermentado por terem uma composição diferente dos leites comuns.

Como funciona a dieta do leite?

A dieta do leite é uma dieta de substituição, ou seja, você não vai emagrecer apenas porque acrescentou leite à sua alimentação. Mas sim porque fez a substituição de refeições pelo leite.

Além disso, você vai emagrecer por estar consumindo menos calorias do que você gasta diariamente. Ou seja, não é apenas uma questão de começar a beber leite.

A estrutura da dieta do leite

A dieta do leite é dividida em oito dias, com um cardápio específico e restritivo para cada um deles. E como toda dieta restritiva, não deve ser seguida por um longo período de tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cronograma da dieta do leite:

  • Primeiro dia: Um copo de leite por refeição;
  • Segundo dia: Quatro copos de leite e duas porções de frutas;
  • Terceiro dia: Dois copos de leite, duas porções de frutas e queijo a vontade;
  • Quarto dia: Quatro copos de leite, uma porção de fruta e um bife grelhado;
  • Quinto dia: Dois copos de leite, duas porções de frutas, um ovo cozido e um bife grelhado;
  • Sexto dia: Dois copos de leite, duas porções de frutas, um ovo cozido, um bife grelhado e queijo a vontade;
  • Sétimo dia: Três copos de leite e três porções de frutas;
  • Oitavo dia: Dois copos de leite, uma porção de fruta, um bife grelhado e queijo a vontade.

Dicas importantes

  • O copo usado como medida para o leite é o de 200 ml. Preferencialmente deve-se usar o leite desnatado;
  • O bife grelhado pode ser de carne vermelha magra ou peito de frango, pesando entre 100 e 150 g;
  • O queijo deve ser branco (ex. queijo minas, ricota, cottage).

Que leite devo tomar?

A dieta do leite não faz nenhuma restrição. Escolha de acordo com sua filosofia alimentar, gosto e necessidades calóricas diárias. Confira as calorias e porções abaixo:

Tipo de leiteCalorias
Leite de vaca (1 copo)
Integral119 kcal
Semi-desnatado85 kcal
Desnatado66 kcal
Leite de vaca em pó (2 colheres de sopa)
Integral130 kcal
Semi-desnatado95 kcal
Desnatado64 kcal
Leite de cabra (1 copo)
Integral120 kcal
Desnatado60 kcal
Leite de soja (1 copo)
Comum120 kcal
Zero60 kcal
Observação: os valores variam de acordo com a marca

Quais frutas escolher?

Dê preferência a frutas que tenham nutrientes que não são encontrados no leite, como fibras, vitamina C, potássio e antioxidante. Algumas sugestões são: mamão, morango, banana, laranja, kiwi, pera, manga, melão e abacaxi.

Atividade física

É importante incluir a prática de exercícios em qualquer dieta, para aumentar a perda de peso, além de trazer benefícios para a saúde. Mas como se trata de uma dieta restritiva, com um controle maior da quantidade de carboidratos e calorias, a prática de exercícios aeróbicos pode levar ao mal estar, sendo preferível a pratica de musculação.

E depois da dieta do leite?

Por ser uma dieta restritiva com um cronograma fixo, é importante ter um plano para o “pós-dieta”, para evitar recuperar todo o peso perdido.

Pensando nisso, seria interessante, após o período dos oito dias, incluir leite em várias refeições, junto com outros alimentos. Por ter proteínas, carboidratos e gorduras, o leite vai te dar saciedade, principalmente quando combinado com alimentos ricos em fibras.

Vale a pena fazer a dieta do leite?

A dieta do leite é barata e relativamente simples, então se você gosta de leite e não tem nenhuma questão de saúde que vá ser afetada pela substituição, essa dieta pode te trazer vários benefícios.

Mas caso tenha intolerância a lactose ou alergia ao leite, essa dieta pode não valer a pena. Ainda que seja possível substituir o leite de vaca por outros leites, como os vegetais, a composição é diferente, principalmente na quantidade de cálcio e proteínas.

Por ser uma dieta restritiva, que pode levar a deficiências nutricionais, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista. Além disso, para evitar o ganho de peso após a dieta, o ideal é fazer uma reeducação alimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

Você já fez a dieta do leite? Como foi sua experiência? Se não, gostaria de fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (216 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

210 comentários em “Dieta do leite – Como funciona, cardápio e dicas!”

  1. ola galera,alguem aqui fez essa dieta e obteve resultados?vou comecar a minha amanha estou com 74 kls e tenho 165 de altura volto p contar o meu resultado logo,e quero saver o de vcs tbm.boa sorte a tds.

  2. oi gente comecei hoje a minha dieta so no leite,vou mim pesar amanha estou pesando 74 kg e tenho 1,59

  3. Bom dia vou começar a dieta hoje 27/02 estou pesando 72k e 100g bora emagrecer meninas!!! volto todos os dias pra contar o quanto emagreci

      • Eu fiz uma vez,
        Perdi 10 kilos em 8 dias.
        Passei do 44 para 42.
        Ruim e os 3 primeiros dias, que o cérebro fica te torturando por açúcar, carboidratos 😂😂
        Mas chegou no 3° dia e mole para as gatas🐈

        Três coisas principais…..
        FORÇA 💪
        FÉ 💪
        FOCO 💪

        EU ESTOU FAZENDO PELA SEGUNDA VEZ, VOLTEI AO 44 E QUERO CHEGAR AO 38 BORA TOMAR LEITE 👏👏👏👏👏👏👏

  4. Bom Dia, hj em: 28/07/18, iniciarei a dieta do leite, estou pesando 57,70, espero chegar aos 50 kilos, me comprometo a postar novamente se completei a dieta com êxito e o quanto emagreci, a busca por postar um sucesso me motivará, estou convicta que dará certo! ??? Até 05/08/18!…