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A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas

A dieta do leite é um plano alimentar restritivo que promete um emagrecimento rápido. Assim como a dieta da fruta, dieta do ovo, ou ainda, dieta da batata doce, o cardápio é considerado um “plano de emergência” para quem quer perder peso em pouco tempo. A dieta do leite se baseia na ideia de que substituir as refeições do dia por copos de leite. Abaixo, você aprenderá mais sobre a dieta do leite, para que ela serve, como funciona, suas principais características e etc.

Atualmente, em que quase não existe tempo para praticar exercício físico, prosperam os estudos para descobrir qual a dieta ideal para manter o corpo em forma. Certamente que a prática de exercícios é saudável e ajuda a emagrecer. Mas a presença de determinados alimentos na dieta podem fazer uma grande diferença nos resultados. Entre os esquemas de alimentação com maior destaque em redes sociais, a dieta do leite com canela é uma delas. Confira abaixo como funciona a dieta do leite com canela.

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Assim como qualquer outro alimento industrializado, especialmente os que possuem adição de açúcar, o leite em pó deve ser consumido com moderação. Porém, em linhas gerais, ele possui os mesmos nutrientes do leite tradicional e consumi-lo de vez em quando não faz mal. Veja a seguir 8 receitas fit com leite em pó.

O leite low carb é recomendado quando uma pessoa que costuma tomar bastante leite e usa a bebida com frequência em suas receitas passa a seguir uma dieta low carb, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de impulsionar a perda de peso. Não deixe de conferir os 7 tipos de leites low carb com menos carboidratos.

Os benefícios do leite

Os profissionais de saúde defensores do leite são convictos em afirmar que o leite é saudável e traz muitos benefícios em uma dieta.

O leite é o nosso primeiro alimento. Nas crianças ele é essencial, já que ajuda na formação do esqueleto. Na idade adulta, ele continua trazendo benefícios por ser um dos alimentos mais completos. Primeiramente, ele é a melhor fonte de cálcio. O cálcio ajuda as contrações musculares e, por consequência, ajuda no batimento do coração, que é um músculo. Ele também ajuda na coagulação sanguínea e na transmissão de impulsos nervosos. Por fim, o cálcio é essencial para ativar certas enzimas durante a digestão, tornando o processo mais eficaz.

Em segundo lugar, o leite tem grandes quantidades de fósforo, vitamina A e algumas do complexo B. Em terceiro, o leite também possui carboidratos, gordura e proteína, os três grupos alimentares que necessitamos no dia a dia. Se você não tem intolerância à lactose (um açúcar do leite), vale a pena inclui-lo no seu cardápio diário.

Como funciona a dieta do leite

Pensando nisso, a ideia da dieta do leite é incluir leite em várias refeições ao longo do dia. A teoria por trás da dieta do leite é que por ter proteína, carboidratos e gordura, o leite vai te dar saciedade em várias refeições. Muito mais do que se estivesse comendo pão ou suco de laranja por exemplo.

No final das contas você não vai emagrecer apenas porque acrescentou leite à algumas refeições. Mas sim porque trocou alimentos não indicados para emagrecer por leite. Além disso, você vai emagrecer por estar consumindo menos calorias do que você gasta diariamente. Ou seja, não é apenas um questão de ter leite. É preciso ter um conjunto de alimentos saudáveis ao longo do dia.

Não adianta você ter leite no seu café da manhã se está comendo um bolo de chocolate. Além disso, o cálcio ajuda no processamento das gorduras, então o corpo trabalhará melhor e com mais eficácia para quebrar as suas gorduras extras.

A estrutura da dieta do leite – Cardápio

Além do leite, às vezes algum outro alimento pode ser incluído e você pode distribuir o consumo ao longo do dia da maneira que achar melhor:

Opções de Café da Manhã e Lanche

  • Leite, aveia, canela e maça
  • Leite, abacate
  • Leite, semente de chia e morangos

Opções de Almoço e Jantar

Para almoço ou jantar você pode optar por substituir um ou o outro por uma vitamina em que você use leite com sementes como chia, semente de girassol, semente de linhaça e frutas como morangos e abacate.

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Se não for usar leite na refeição coma uma grande quantidade de salada, um porção de proteína (peito de frango, carne magra, ovo ou peixe) e um fonte de carboidrato complexo como arroz integral, batata doce, feijão, lentilha, ervilha ou grão de bico.

Calorias

Não há uma regra fixa, o mais importante é fazer boas escolhas de alimentos conforme os exemplos acima. Fazendo essas escolhas acima você naturalmente terá uma dieta de poucas calorias por dia, menos do que vinha fazendo antes provavelmente. E se combinar a isso a prática de exercícios físico você terá bons resultados.

Que leite devo tomar?

A dieta do leite não faz nenhuma restrição. Escolha de acordo com sua filosofia alimentar, gosto e necessidades calóricas diárias. Confira as calorias e porções para…

– Leite de vaca (1 copo)

  • Integral: 119
  • Semi-desnatado: 85
  • Desnatado: 66

– Leite de vaca em pó (2 col. sopa)

  • Integral: 130
  • Semi-desnatado: 95
  • Desnatado: 64

– Leite de cabra (1 copo)

  • Integral: 120
  • Desnatado: 60

– Leite de soja (1 copo)

  • Comum: 120
  • Zero: 60

(Observação: os valores variam de acordo com a marca)

IMPORTANTE: Conheça também vários tipos de leite para escolher o ideal para você. Na dieta do leite, ficam de fora o leite condensado e o leite fermentado por terem composição mais diferente do que os leites comuns.

Que frutas escolher?

Dê preferência a frutas que tenham outros nutrientes que não são encontrados no leite, como fibras, vitamina C, potássio, antioxidantes etc. Algumas sugestões são: mamão, morango, banana, laranja, kiwi, pera, manga, melão, abacaxi.

Atividade física

Vale muito a pena você incluir atividades físicas ao fazer a dieta do leite. Isso trará mais saúde para você e resultados de emagrecimento mais rápidos. Aproveite e passe a tirar fotos do seu corpo e você verá como tirar fotos pode ajudar a emagrecer.

Vale a pena fazer a dieta do leite?

Se você gosta de leite, você tem a oportunidade de colocar ele em um contexto de escolhas saudáveis para o seu dia. Talvez você adquira o hábito de incluir este alimento no seu cardápio, se ainda não o faz. A dieta do leite é barata e simples como você viu.

Se você não se dá bem com o consumo de leite de vaca, não vale a pena fazer essa dieta. Tem pessoas que sente muitos gases ou tem intolerância a lactose. Esse desconforto não é algo que valha a pena. Vale lembrar que você, neste caso, pode usar o leite de soja, que não vai dar esses problemas.

Ao fazer a dieta do leite, ou qualquer outra dieta para emagrecer, tome cuidado para não cometer os erros emocionais que atrapalham o seu emagrecimento.

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Você já fez a dieta do leite? Como foi sua experiência? Se não, gostaria de fazer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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