A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Você já pensou em uma dieta onde você perde 7 a 8 quilos em 8 dias? Parece bom demais para ser verdade? Pode até ser, mas o fato é que quem já fez a dieta do leite garante que o resultado é esse mesmo. Saiba o que está por trás da dieta do leite e se vale a pena ou não fazê-la.

Os benefícios do leite

O leite é o nosso primeiro alimento. Nas crianças ele é essencial, já que ajuda na formação do esqueleto. Na idade adulta, ele continua trazendo benefícios por ser um dos alimentos mais completos. Primeiramente, ele é a melhor fonte de cálcio. O cálcio ajuda as contrações musculares e, por consequência, ajuda no batimento do coração, que é um músculo. Ele também ajuda na coagulação sanguínea e na transmissão de impulsos nervosos. Por fim, o cálcio é essencial para ativar certas enzimas durante a digestão, tornando o processo mais eficaz.

Em segundo lugar, o leite tem grandes quantidades de fósforo, vitamina A e algumas do complexo B. Em terceiro, o leite também possui carboidrato, gordura e proteína, os três grupos alimentares que necessitamos no dia a dia. Se você não tem intolerância à lactose (um açúcar do leite), vale a pena inclui-lo no seu cardápio diário.

Como funciona a dieta do leite

Pensando nisso, a ideia da dieta do leite é incluir leite em todas as suas refeições. Apenas leite, com algumas poucas exceções. A dieta do leite é uma dieta extremamente rígida e baixíssima em calorias.

A teoria por trás da dieta do leite é que você estará consumindo os três grupos alimentares necessários (carboidrato, proteína e gordura – isso se você escolher tomar o integral) e vai emagrecer por estar consumindo menos calorias do que você gasta diariamente. Além disso, o cálcio ajuda no processamento das gorduras, então o corpo trabalhará melhor e com mais eficácia para quebrar as suas gorduras extras.

A estrutura da dieta do leite – Cardápio

Há duas versões da dieta do leite, uma radical e outra menos radical.

  • Versão mais radical

Você só pode tomar leite durante 8 dias, sem passar do limite de 600 calorias diárias.

  • Versão menos radical

Além do leite, às vezes algum outro alimento pode ser incluído e você pode distribuir o consumo ao longo do dia da maneira que achar melhor:

1º dia: 6 copos de leite

2º dia: 4 copos de leite e duas frutas

3º dia: 2 copos de leite, duas frutas e queijo magro à vontade

4º dia: 4 copos de leite, uma fruta e uma porção de carne magra grelhada

5º dia: 2 copos de leite, duas frutas, um ovo cozido e uma porção de carne magra grelhada

6º dia: 2 copos de leite, uma fruta, um ovo cozido, uma porção de carne magra grelhado e queijo magro à vontade

7º dia: 3 copos de leite e três frutas

8º dia: 2 copos de leite, uma fruta, uma porção de carne magra grelhada e queijo à vontade

Você pode bater as frutas com o leite, se quiser.

Independentemente da versão que escolher, você não deve fazer esta dieta por mais de 8 dias, pois ela é muito baixa em nutrientes e os resultados negativos podem começar a aparecer.

Calorias

Na dieta radical, ideal é não passar de 600 calorias diárias. Já na segunda versão, não há uma regra fixa, o mais importante é respeitar a porção de cada alimento. Entretanto, muitas pessoas preferem não passar de 600 calorias. Se você escolher os alimentos e combinados eles fiquem abaixo de 600 calorias, a recomendação da dieta do leite é não incluir uma porção extra (seja de fruta, de carne, ou ovo etc.) para alcançar as 600 calorias.

Que leite devo tomar?

A dieta do leite não faz nenhuma restrição, escolha o que achar melhor, respeitando sempre a contagem de 600 calorias diárias. Confira as calorias e porções para…

… Leite de vaca (1 copo)

Integral: 119

Semidesnatado: 85

Desnatado: 66

…Leite de vaca em pó (2 col. sopa)

Integral: 130

Semidesnatado: 95

Desnatado: 64

… Leite de cabra (1 copo)

Integral: 120

Desnatado: 60

… Leite de soja (1 copo)

Comum: 120

Zero: 60

(Observação: os valores variam de acordo com a marca)

Na dieta do leite, ficam de fora o leite condensado e o leite fermentado por terem composição mais diferente do que os leites comuns.

Que frutas escolher?

Dê preferência a frutas que tenham outros nutrientes que não são encontrados no leite, como fibras, vitamina C, potássio, antioxidantes etc. Algumas sugestões são: mamão, morango, banana, laranja, kiwi, pera, manga, melão, abacaxi.

Atividade física

Em sua versão mais radical, você não deve fazer nenhuma atividade física. Na versão menos radical, o limite é 30 minutos de uma atividade leve, como uma caminhada fácil (velocidade mais lenta e um terreno sem inclinações). Aproveite e – caso você se exercite – passe a tirar fotos do seu corpo e você verá como tirar fotos pode ajudar a emagrecer.

Vale a pena fazer a dieta do leite?

Por um lado, o emagrecimento é rápido e é possível notar mudanças a partir do terceiro dia. Seu corpo também vai ter bastante cálcio e talvez você adquira o hábito de incluir este alimento no seu cardápio, se ainda não o faz. Independentemente da versão que escolher, a dieta do leite é barata.

Por outro lado, é uma dieta muito restritiva e quem a fizer provavelmente sentirá fraqueza, dor de cabeça, cansaço. Além disso, boa parte do peso perdido é de água. O risco de recuperar o peso perdido é muito alto, pois, após passar por um período de privação assim, a tendência do corpo é estocar mais comida na forma de gordura do que de costume, já que o corpo acredita que você poderá passar por outro período de privação.

Portanto, a dieta do leite só deve ser feita se você estiver em boas condições de saúde, se você não comete erros emocionais que atrapalham o seu crescimento e se realmente houver uma necessidade imediata (uma festa, por exemplo). Se não, o melhor é apostar em outras dietas mais nutritivas.

Você já fez a dieta do leite? Como foi sua experiência? Se não, gostaria de fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (206 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...

204 comentários em “A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. ola galera,alguem aqui fez essa dieta e obteve resultados?vou comecar a minha amanha estou com 74 kls e tenho 165 de altura volto p contar o meu resultado logo,e quero saver o de vcs tbm.boa sorte a tds.

  2. Bom Dia, hj em: 28/07/18, iniciarei a dieta do leite, estou pesando 57,70, espero chegar aos 50 kilos, me comprometo a postar novamente se completei a dieta com êxito e o quanto emagreci, a busca por postar um sucesso me motivará, estou convicta que dará certo! 🙏🏻🎶 Até 05/08/18!…

  3. Olá, irei começar a dieta amanhã. Tenho 1,60 e estou com 70kg quero perder 15 kg e alcançar o meu objetivo que e de ficar com 55kg. Vamos lá, foco.

    Amanhã dia 06/06/2017 70kg

    Dia 15/06 volto e dou um parecer. Obrigada.

  4. Oi gente, estou no final do meu terceiro dia de dieta, hoje foi o dia mais difícil pra mim até agora por ser sábado e como não trabalho pq tenho um bebê, fico o tempo todo em casa e isso me dá mais ansiedade e vontade de comer. Tô pra ficar louca, preciso chegar até o final mas ainda tenho 5 dias pela frente. Precisava perder os 8kg pq no final dessa semana vou viajar e queria ter coragem p usar Biquíni… Comecei com 83kg e ainda não pensei denovo, voltarei pra contar p vcs, se Deus quiser eu chego lá. Foco!!!

  5. Meninas, vocês conseguiram completar a dieta? Tiveram resultados positivos?
    Eu tô querendo fazer, pois daqui 1 mês é meu casamento e eu preciso emagrecer.

  6. Oie meninas estou ansiosa para fazer essa dieta começo amanhã estou com 77 kg e mês q vem éa festa dos meus filhos quero perder peso para estar linda na festa. Vcs realmente me indicam essa dieta ? Pois vi alguns relatos q ela é sensacional

  7. Bom dia, queria tirar uma duvida na dieta do leite, as diarias do copo de leite pode ser introduzido alguma coisa junto com leite ex cafe sem açúcar? ou é leite puro?

  8. Eu gostaria de saber qual o leite é o ideal, integral ou desnatado? sempre com adoçante? qual é o melhor? pode ser café com leite também? agradeço desde já

  9. Oi pessoal comecei a dieta hj pesando 83,600 e estou empolgada pretendo perder Uns 7 kilos ou ate mais,me aguardem daqui 5 dias volto pra contar se perdi peso,um abraco

  10. Oi gente!
    Hoje estou indo para o quarto dia da dieta. Comecei com 95.5 e já fui para 92.1.
    Muito ansioso para chegar ao 8 dia.
    Boa sorte a todos!

  11. Já fiz a dieta do leite, mas fazia e parava, voltava a comer descontroladamente, fazia de novo e parava, sei que nesse vai e volta, consegui ficar com 5 kg a menos. Com as festas de final de ano, engordei novamente 3 kg, recomecei a dieta ontem, não me pesei, me pesarei amanhã. Troquei um dos copos de Leite, por um potinho de iogurte no primeiro dia ( ontem), o iogurte tinha 98kcal, então acho q não terá nenhum problema, amanhã volto pra contar se deu certo.

  12. Pois ate agora segui corretamente, mais depois do segundo dia nao emagreci mais nada. Alguem sabe me dizer se pode tomar cafe puro com adocante nesta dieta???? Por favor alguem pode me ajudar com essa pergunta????

  13. Olá, meninas estou no 1dia da dieta, infelismente acabei comendo 2 bolachas de agua e sal, será que vou ter que começar tudo dinovo???? adoro café, queria saber se pode tomar o café com adoçante ao longo do dia???? Por favor me ajudem??? desde já agradeço…

    • ola luana, creio eu que as bolachas nao tem muito a ver nao, como vc esta no primeiro dia que pode beber apenas 6 copos de leites agora como comeu as bolachas beba apenas cinco copos de leites. mas o cafe acho que nao seria bom vc tomar nao.

      • obrigado jessica, pela sua resposta!!!!! será mesmo café com adoçante não pode? umas pessoas dizem que pode, não sei estou meia confusa… o triste que não consigo ficar sem tomar café nenhum dia…não sei o que faço!!!!!

  14. Como prometido, hoje ao quarto dia meu peso é 67,7kg, poderia estar até menor pois tomei café com açúcar ao longo do dia. Essa dieta é bem restrita e de urgência, mas estou confiante que conseguirei terminar…

  15. Comecei a dieta no dia 23/11/2015 pesando 70,6kg, hoje ao final do segundo dia estou com 68,6… Por enquanto estou muito satisfeita com o resultado… Vou postar novamente no quarto dia…

Deixe um comentário