Do Que é Feito a Nutella – Composição, Ingredientes e Cuidados

Especialista:
atualizado em 27/03/2020

Veja a seguir do que é feito a Nutella, quais são os ingredientes presentes em sua composição e todos os cuidados a serem seguidos ao consumi-la.

A Nutella é um creme de avelã doce apreciado por muita gente, seja para comer com pão, seja para incrementar as suas receitas de sobremesas. Mas você já parou para pensar do que é feito a Nutella?

Será que o produto carrega os mesmos benefícios da avelã ou será que precisamos ter cuidado com ele por se tratar de um industrializado? A Nutella faz mal mesmo?

A composição e os ingredientes da nutella

Os ingredientes presentes na composição do produto são algo que precisamos conhecer quando o nosso objetivo é saber do que é feito a Nutella. Pois bem, vamos começar conhecendo então as informações nutricionais do creme de avelã, com a tabela a seguir:

Já a lista de ingredientes do produto é composta pelos seguintes elementos: açúcar, óleo de palma, avelã (13%), leite em pó desnatado (8.7%), cacau com gordura reduzida (7.4%), emulsificante: lecitina (soja), vanilina.

É importante destacar que a lista de ingredientes de qualquer produto é apresentada em ordem decrescente, de modo que os componentes em maior quantidade são mencionados primeiramente na lista.

Ainda que a Nutella seja composta por pequenas quantidades de cálcio e ferro, o creme de avelã não é considerado muito nutritivo, ao passo que é rico em açúcares, calorias e gorduras.

De olho no açúcar

A lista de ingredientes da Nutella leva a um importante cuidado que devemos ter em relação ao produto – o de não exagerar nas porções do creme de avelã para não acabarmos consumindo quantidades exageradas de açúcar.

Como vimos acima, o açúcar é o primeiro item que aparece na lista de ingredientes do produto, o que indica que ele é o componente encontrado em maior quantidade na Nutella.

De acordo com o encontrado, uma porção de 37 gramas ou duas colheres de sopa de Nutella apresenta 21 gramas de açúcar em sua composição.

Precisamos levar em consideração ainda que o creme de avelã costuma aparecer em receitas de doces e sobremesas como bolos, tortas, brigadeiros e brownies que geralmente levem outros ingredientes com quantidades expressivas de açúcar na sua receita, o que aumentaria ainda mais o teor final de açúcar do prato.

A quantia de açúcar da Nutella mostra-se elevada quando aprendemos que a recomendação da Associação Americana do Coração é que os homens não consumam mais do que nove colheres de chá ou 36 gramas de açúcar por dia e que as mulheres não ingiram mais do que seis colheres de chá ou 25 gramas de açúcar diariamente.

É importante ressaltar que o problema do consumo excessivo de açúcar não se resume ao aumento de peso – o exagero na ingestão da substância também pode acarretar em outros prejuízos para a saúde do nosso organismo.

Conforme alertou a Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre), o consumo de muito açúcar adicionado, ou seja, do açúcar que é acrescentado aos produtos industrializados para melhorar o sabor ou aumentar o prazo de validade, tem impacto em relação ao desenvolvimento da diabetes e podem prejudicar também a saúde do coração.

A publicação explicou como isso funciona como uma bola de neve: as quantidades excessivas de açúcar sobrecarregam o fígado, o que ao longo do tempo pode resultar em um acúmulo maior de gorduras, que podem gerar a doença hepática gordurosa, que contribui com o aparecimento da diabetes, condição que aumenta os riscos de desenvolver doença no coração.

A ingestão de muitos açúcares adicionados também pode aumentar a pressão arterial e elevar a inflamação crônica, que também são vias patológicas para o desenvolvimento da doença no coração.

Além disso, o professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan, Frank Hu, apontou que os efeitos do consumo de açúcares adicionados – maior pressão arterial, inflamação, ganho de peso, diabetes e doença hepática gordurosa – estão associados a um aumento no risco de ter ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

“Consumir muito açúcar adicionado já foi associado a uma variedade de condições e doenças crônicas, incluindo declínio cognitivo e até alguns tipos de câncer, incluindo o câncer esofágico. Além disso, o açúcar adicionado pode ser um dos fatores determinantes por trás do surto de obesidade infantil. Por essas razões, alimentos com quantidades elevadas de açúcar adicionado, como nutella, devem ser mantidas em quantidades mínimas”, aconselhou a nutricionista e mestra em nutrição Jillian Kubala.

Isso sem contar que já foi noticiado que alguns cientistas encontraram uma possível relação preocupante entre o açúcar e a depressão.

A questão das calorias

Quando procuramos saber do que é feito a Nutella, não podemos deixar de frisar que outro aspecto da sua composição que exige a nossa atenção é o seu teor calórico, uma vez que pode ser um tanto quanto difícil controlar-se em frente a delícia e consumir somente uma colher de sopa do creme de avelã.

Se uma colher de sopa ou 20 gramas do produto apresentam 107 calorias, cinco colheres de sopa ou 100 gramas chegam às impressionantes 535 calorias. Se juntarmos isso com as calorias de fatias de pão ou de doces ou sobremesas, podemos esperar valores calóricos bastante elevados.

Assim como o excesso de açúcar, o acúmulo de calorias também resulta no aumento de peso, algo que definitivamente não é ruim somente por uma questão de aparência.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, o excesso de peso pode aumentar os riscos de desenvolvimento de problemas como diabetes do tipo 2, pressão arterial elevada (hipertensão), doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), apneia do sono, osteoartrite, doença hepática gordurosa, doença renal e determinados tipos de câncer.

Para as mulheres gestantes, estar acima do peso envolve perigos como o desenvolvimento de níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) e pressão arterial elevada ao longo da gravidez e o aumento dos riscos de precisar dar à luz por meio de um parto cesariano, acrescentou a organização.

Por outro lado (mas nem tanto)

A Nutella contém menos ingredientes artificiais e altamente processados que outros cremes, glacês e coberturas para doces ou sobremesas e não apresenta xarope de milho com alto teor de frutose, óleos hidrogenados ou corantes artificiais, substâncias que afastam os consumidores mais preocupados com a saúde, conforme apontou a nutricionista e mestra em nutrição Jillian Kubala.

“Ferrero (a fabricante do produto) anuncia Nutella como um produto que contém ingredientes simples e de qualidade. Enquanto ele contém vanilina, uma forma sintética do flavorizante de baunilha, o resto dos ingredientes é natural. Alguém poderia argumentar que os poucos ingredientes encontrados na Nutella a tornam uma opção melhor do que outras pastas para sobremesa mais processadas”, apontou Kubala.

No entanto, com base em tudo o que já foi explicado, isso não é suficiente para abusar do produto – ainda assim, ele precisa ser consumido com bastante moderação. Além disso, embora seja apresentada como um creme de avelã, a Nutella não funciona como uma substituta de manteigas vegetais como manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas e manteiga de castanha de caju, alertou a nutricionista.

“Manteigas vegetais, incluindo manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas e manteiga de castanha de caju, também são ricas em calorias e gorduras. Entretanto, as manteigas vegetais naturais oferecem muito mais benefícios nutricionais do que a Nutella”, completou a mestra em nutrição.

Por exemplo, a manteiga de amêndoas natural fornece doses de uma série de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano como manganês, magnésio, fósforo, cobre, cálcio, potássio, zinco, vitamina B2 e vitamina B9, descreveu Kubala.

A nutricionista apontou ainda que, embora tenha um teor expressivo de calorias e gorduras, a manteiga de amêndoas natural apresenta menos de um grama de açúcar em uma colher de sopa ou porção de 32 gramas.

Ficou decepcionado com o fato da Nutella não ser um produto tão saudável? Pois saiba que há uma receita de Nutella mais saudável que pode ser preparada diretamente da sua casa!

Referências Adicionais:

Você já se perguntou do que é feito a Nutella? Consome com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário