Dor no peito do pé: o que pode ser, o que fazer e como evitar

publicado em

Muitas pessoas se queixam de dor no peito do pé após realizarem uma atividade física. Em casos assim, a causa da dor no peito do pé pode ser o uso de um calçado inadequado para a prática da atividade. Isso é facilmente resolvido com a troca do calçado ou até com a correção da pisada ou da técnica usada no exercício, que normalmente é corrida. 

Mas nem sempre esse incômodo é causado por um problema simples assim, muitas vezes a dor no peito do pé é parte de um conjunto de sintomas típicos de uma inflamação, que pode estar afetando as articulações do pé. 

Um sinal de que a dor no peito do pé pode ter causas mais preocupantes é quando ela é acompanhada de vermelhidão, inchaço, calor local e aumento da sensibilidade ao toque. 

A dor no peito do pé é um incômodo difícil de ser ignorado, pois deixar essa parte do corpo em repouso não é uma tarefa simples no dia a dia. Por isso, é importante que a causa da dor seja rapidamente identificada e devidamente tratada, para evitar complicações. 

Veja o que pode ser a dor no peito do pé, o que você pode fazer para tratá-la e como evitar este problema. 

Calçado inadequado

Calçado inadequado
É preciso prestar atenção no tipo de calçado que você utiliza para se exercitar

O uso de calçado inadequado é uma das causas mais comuns de dor no peito do pé, e felizmente essa é a mais fácil de resolver. Veja como os seus sapatos podem acabar com os seus pés

Não é porque você está usando um calçado com a numeração correta, que ele é adequado para você. Dependendo do modelo, seu pé pode não estar se encaixando apropriadamente dentro dele, o que acaba causando pontos de compressão.

Se você insistir em usar esse calçado, é possível que a compressão persistente provoque uma inflamação nas estruturas do seu pé, causando, entre outros desconfortos, a dor no peito do pé. 

Existem, ainda, agravantes dessa situação. Se esse calçado for aquele que você usa para treinar, é provável que a dor no peito do pé seja ainda mais intensa, devido ao esforço das articulações, tendões e músculos. Se você for uma pessoa persistente e não repousar enquanto o pé estiver dolorido, é possível que a inflamação piore. 

Pode acontecer, ainda, do calçado que você usa até ser adequado para o seu pé, mas você aperta muito o cadarço. Isso acontece com mais frequência em pessoas que correm com o tênis muito apertado. Nesse caso, é possível perceber que a dor no peito do pé é concentrada no local onde pega a lingueta do tênis. Aproveite e veja como escolher um tênis para corrida. 

Artrose

Outra possível causa de dor no peito do pé é a artrose no médio-pé, ou seja, uma degeneração da cartilagem das articulações do médio-pé. 

O médio-pé é a região mediana do pé, cuja anatomia é ligeiramente arqueada, isto é, forma um pequeno arco. 

Como as articulações do pé são mais sujeitas a sofrer com sobrecargas e desgastes diários, é possível que as estruturas sofram um processo degenerativo, constituindo o quadro clínico de artrose. 

Tendinite

A dor no peito do pé também pode ser causada por uma tendinite dos tendões tibiais anteriores, que partem do meio da perna e vão até o meio do pé. 

Esse tipo de tendinite afeta com mais frequência pessoas com pé cavo, que têm uma curvatura mais acentuada do arco natural da sola do pé. 

Traumas

Em geral, qualquer trauma sofrido no pé, seja por torção, entorse, fratura ou pancada, pode desencadear um processo inflamatório, que provoca sintomas em todo o pé, inclusive no peito do pé. 

Assim, o pé pode sofrer como um todo, com dor, inchaço, vermelhidão, calor e aumento da sensibilidade ao toque. 

Apesar de preocupantes, as fraturas e as rupturas de ligamentos, tendões ou músculos são fáceis de identificar, pela intensidade da dor. Ao contrário da dor no peito do pé por causas crônicas, os traumas produzem uma dor forte e súbita, que te faz procurar ajuda médica imediata. 

O que fazer quando sentir dor no peito do pé

Dor no peito do pé
A primeira medida recomendada para melhorar a dor é o repouso

A primeira ação que você deve tomar ao sentir dor no peito do pé é prestar atenção no calçado que você usou ou está usando. Perceba se o modelo dele gera algum desconforto no seu pé e se o seu pé se encaixa corretamente dentro do calçado. 

Caso o seu calçado não seja o problema, então você precisa entender melhor como é a sua dor, se atentando aos seguintes pontos: 

  • Quais movimentos causam a dor no peito do pé?
  • Quais movimentos não causam nenhuma dor ou desconforto no pé?
  • Algum movimento alivia a dor no peito do pé? Identifique-o.

Quando estiver com esse tipo de dor, é recomendado que você repouse. Então, evite praticar exercícios físicos e caminhar além do necessário. 

Se mesmo com o repouso, você continuar sentindo dor no peito do pé para além de 1 semana, procure ajuda de um médico ou médica ortopedista e relate como é a sua dor, mencionando os detalhes dos pontos listados aqui em cima. 

O médico ou a médica fará um exame físico, para tentar descobrir a origem da dor. É possível que você tenha que fazer algum exame de imagem, para o/a ortopedista visualizar como estão as estruturas do seu pé. 

Pode ser que você faça, então, uma radiografia (raio-X), ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadorizada, dependendo da disponibilidade de equipamentos no seu serviço de saúde e da necessidade da investigação. 

Tratamentos

Geralmente, o tratamento da dor no peito do pé envolve o uso de medicações para inflamação e para a dor, aplicação de gelo e repouso. 

Caso a dor no peito do pé tenha uma causa traumática, é possível que você tenha que imobilizar o seu pé por um determinado período. 

Em alguns casos, podem ser necessárias sessões de fisioterapia, em que você fará exercícios de alongamento, fortalecimento, dentre outras técnicas específicas, que variam de caso para caso. 

Em casos de dor aguda no peito do pé, o mais recomendado é que você aplique uma bolsa de gelo no local. Apenas tome cuidado para não queimar a sua pele, para isso, envolva o gelo em um pano e, depois, coloque-o em contato com a pele. 

Deixe a bolsa de gelo sobre o peito do pé durante 20 a 30 minutos. Dependendo do nível de dor, repita o procedimento após 2 horas. Se não estiver doendo, você pode repetir o tratamento mais tarde, se sentir dor. 

Você também pode massagear o peito do pé, aplicando uma pressão contínua, porém suave, utilizando pomadas anti-inflamatórias. Faça movimentos circulares durante 5 minutos, para ativar a circulação sanguínea no local e acelerar a recuperação. 

Fisioterapia no pé
A fisioterapia pode ser recomendada para o tratamento

Como evitar a dor no peito do pé

Existem algumas formas de evitar a dor no peito do pé. Uma delas é sempre usar um calçado apropriado para o formato do seu pé e, também, para a modalidade de atividade física que você pratica. 

Dentro do contexto das atividades físicas, você pode evitar a dor no peito do pé causada por traumas ao escolher terrenos regulares para praticar corrida, caso você faça corrida de rua.

Outra forma de reduzir os riscos de lesões no pé, especialmente se você for praticante de corrida ou outros esportes de alto impacto, é fazer exercícios de fortalecimento para os pés. 

Para fortalecer e aumentar a resistência dos tendões do seu pé, você pode fazer o seguinte exercício: 

  1. Prenda uma faixa elástica no pé de uma cama, mesa ou sofá. 
  2. Coloque a extremidade livre do elástico sobre o peito do seu pé. 
  3. Puxe o elástico, concentrando sua força no pé. Faça esse movimento devagar, aproveitando a resistência do elástico, para fortalecer os músculos e tendões envolvidos neste esforço.

Você também pode fazer exercícios de equilíbrio, usando uma cama elástica ou um bosu, que é um tipo de “meia-bola” desenvolvida exatamente para exercícios de equilíbrio. Você pode apenas ficar em pé sobre esses instrumentos ou evoluir o exercício, ficando sobre um pé só e adicionando outros movimentos. Veja algumas dicas de exercícios para fazer no bosu.

Fontes e referências adicionais

Você já sentiu dor no peito do pé? Conseguiu identificar a causa dessa dor? O que você fez para tratar a dor no peito do pé? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário