É verdade que usar rasteirinhas e chinelos pode provocar dores na lombar?

atualizado em

Chinelos e sandálias rasteirinhas são práticos e, na maioria das vezes, baratos, embora muita gente se queixe de dores na lombar provocadas por esse tipo de calçado.

Mas será que eles realmente causam dor? E se sim, podem causar outros problemas?

No artigo a seguir vamos entender com mais detalhes a influência das sandálias rasteirinhas e dos chinelos na coluna e nas articulações, para então descobrir se eles podem causar dores e problemas, seja na lombar ou em outras partes do corpo.

Veja também: Dor na lombar: o que pode ser, causas e como tratar

Principais causas de dor na lombar

Dor lombar
É importante estar atento aos sintomas da dor lombar e procurar ajuda médica se for frequente

A dor na coluna lombar é um problema que pode ter variadas causas, já que existem nessa região uma grande variedade de estruturas, como:

  • Músculos
  • Vértebras
  • Nervos
  • Ligamentos

Assim, qualquer problema que afete essas estruturas pode causar o quadro de dor lombar. No entanto, alguns deles são mais frequentes:

  • Hérnias de disco
  • Compressão de nervos, em especial o nervo ciático
  • Distensões musculares

Por isso, é importante estar atento aos sintomas associados à dor lombar, e procurar um médico caso o problema ocorra com frequência ou não melhore com o repouso.

A estrutura das sandálias rasteirinhas e chinelos

Apesar de serem confortáveis, principalmente quando comparadas aos calçados de salto, as sandálias rasteirinhas e chinelos não são ideais para uso prolongado.

Assim, quando usadas por muito tempo, elas podem causar dores e outros problemas físicos, principalmente nas articulações.

Isso ocorre porque elas não possuem estrutura para absorver impactos, o que acaba forçando as articulações e desgastando as cartilagens.

Além disso, esse impacto também pode sobrecarregar a coluna, causando dores, principalmente na região lombar.

Chinelos e sandálias rasteirinhas podem causar problemas na coluna lombar?

Chinelo
Se você usar esse tipo de calçado apenas ocasionalmente, não há maiores problemas

De certa forma, sim, os chinelos e as sandálias rasteirinhas podem provocar dores na lombar.

Mas isso não ocorre de forma direta pois, como vimos logo acima, esse tipo de calçado vai desgastando aos poucos as estruturas das articulações, a depender do seu tempo de uso.

Assim, usar chinelo e sandália rasteirinha ocasionalmente não costuma causar problemas. Mas fazer isso de forma frequente, e por períodos mais longos, pode trazer incômodos bastante intensos, seja na coluna ou em outras articulações.

Veja também: 7 tipos de remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

Outros problemas causados pelos chinelos e sandálias rasteirinhas

Além das dores na lombar, usar sandálias rasteirinhas e chinelos por muito tempo pode desgastar algumas articulações, já que esse tipo de calçado não possui amortecedores. As áreas mais afetadas costumam ser os pés e tornozelos, que são as que primeiro recebem os impactos de caminhadas. Por isso, é comum a presença de dor, sensibilidade e, em alguns casos, inchaço nessas regiões.

Mas outras articulações também podem sofrer danos, como o joelho e o quadril, em especial quando o uso desses calçados é diário.

Características de um calçado ideal

A escolha do calçado é algo de extrema importância, principalmente para pessoas que já têm algum tipo de problema ou dor articular.

Por isso, selecionamos algumas características que contribuem para a prevenção dos danos a cartilagens e articulações. São elas:

  • Espessura do solado: a sola da sandália ou do sapato é a parte que irá receber o impacto da caminhada, e deve ter uma espessura de cerca de dois dedos.
  • Tamanho: qualquer tipo de calçado deve ter um tamanho adequado para caber todo o pé, com certa folga.
  • Pontos de fixação: o ideal é que a sandália fique presa ao pé, tanto na parte frontal, dos dedos, quanto no calcanhar.
  • Flexibilidade: as sandálias, chinelos e sapatos devem ser de material flexível, que se adapte tanto ao pé quanto ao chão.
  • Apoio do calcanhar: a parte traseira do solado, ou seja, a que fica logo abaixo do calcanhar, deve ter uma espessura maior, para dar mais estabilidade.

Por fim, cada pessoa possui os pés com formatos específicos, além de diferenças na forma de pisar. Então, às vezes pode ser necessário procurar calçados especiais, que se adaptem ao seu caso.

Veja também: Diferenças entre pisada pronada, neutra e supinada

Fontes e referências adicionais

Você tem costume de usar chinelos ou sandálias rasteirinhas? Já sentiu algum incômodo ao usá-las? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário