Dor nas costas aumenta no inverno. Saiba como diminuir o incômodo

publicado em

Além da queda na temperatura, o frio típico do período do inverno pode piorar algumas dores, especialmente na região lombar e nas articulações, afetando principalmente os idosos.

Segundo o que o angiologista Álvaro Pereira disse ao Metrópoles, o incômodo durante o período de baixas temperaturas se intensifica devido a uma resposta do nosso organismo. No frio, tendemos a realizar menos movimentos corporais, menos atividades físicas e maior rigidez, o que pode ter as dores como consequência, explicou.

Além disso, o corpo se contrai involuntariamente como forma de proteção contra o frio, afetando as articulações e a circulação sanguínea, completou o médico.

Alodinia: uma queixa frequente

Homem de negócios com dor nas costas no escritório
No inverno, algumas pessoas podem se queixar mais de dor nas costas

A especialista da clínica AcolheDOR Cristina Flávia esclareceu ao Metrópoles que essa sensação é chamada de alodinia e que é uma queixa bem frequente em pacientes com dor crônica, especialmente naqueles com dor neuropática

Ela exemplificou que as cicatrizes doem porque se tratam de uma região de maior sensibilidade e porque têm um maior número de receptores que detectam a dor. Devido à menor circulação sanguínea, as cicatrizes tendem a ficar mais retraídas, tornando esses receptores ainda mais sensíveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Medidas para reduzir as dores no inverno 

Para aliviar as dores comuns no inverno, é aconselhável que as pessoas se mexam, para produzir calor e evitar dores. É essencial manter o corpo em movimento, fortalecer os músculos e favorecer a circulação, apontou Pereira, que também indicou realizar aquecimentos e alongamentos.

Outra recomendação é consumir comidas e bebidas quentes, como sopa, além de alimentos termogênicos, como canela e gengibre, pois eles ajudam a estimular o metabolismo e aquecer o corpo.

Existem também técnicas terapêuticas de massoterapia que visam aliviar a dor por meio de toques e movimentos fortes ou sutis. As massagens são indicadas com o objetivo de melhorar a circulação, promover o relaxamento e liberar hormônios que reduzem o estresse.

Evitar roupas apertadas também é uma dica importante, pois elas resultam em uma maior restrição da musculatura e dos vasos sanguíneos. Recomenda-se usar moletons e tênis confortáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Há ainda a biomodulação, uma técnica que utiliza luzes de LED, que pode ser terapêutica, uma vez que ativa fotorreceptores das células, estimulando o metabolismo e aquecendo o corpo. 

Segundo Pereira, quando a luz de LED interage com os tecidos do corpo, há um aumento de ATP (energia)  mitocondrial e óxido nítrico. 

O ATP auxilia na contração muscular, contribui para a reparação de lesões nos nervos periféricos, alivia a dor e retarda o aparecimento da fadiga muscular, além de poder ter um efeito protetor contra o surgimento de dores crônicas e agudas, completou. As informações são do Metrópoles.

Você sabia que o clima pode interferir nas dores? Já percebeu que sente mais dor nas costas quando está frio? Se sim, essas técnicas para alívio fazem parte da sua rotina? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário