Erva de tostão – O que é, para que serve, chá e dicas

Especialista da área:
atualizado em 18/01/2021

A natureza nos fornece muitas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), ervas e plantas medicinais. Uma delas é a erva-tostão ou erva de tostão (Boerhavia diffusa L.), da família Nyctaginaceae.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela atinge aproximadamente 20 cm a 40 cm de altura e se propaga por meio de sementes. Invasiva, a erva de tostão ocupa áreas destinadas ao cultivo de legumes, maracujá, goiaba, laranja, entre outros.

Acredita-se que ela seja originária dos trópicos do continente europeu. Além disso, a erva está em toda a África Tropical e em estradas e florestas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas será que a planta oferece benefícios à saúde?

Para que serve a erva de tostão?

Agora que já sabemos o que é essa planta e a conhecemos melhor, vamos descobrir quais podem ser as suas utilidades:

1. Usos na Ayurveda

Erva de tostão na Ayurveda

A Ayurveda é um antigo sistema de saúde indiano. Na Ayurveda, a erva de tostão é conhecida como punarnava, ou seja, que rejuvenesce ou renova o corpo.

O sistema de saúde indiano usa as raízes da erva de tostão como diurético e laxante, para auxiliar a digestão e no tratamento de condições como anemia, gonorreia, edema (inchaço), problemas menstruais e diversos tipos de inflamações internas

Entretanto, lembramos que é fundamental que antes de utilizar a planta para qualquer uma dessas finalidades, você consulte o médico de sua confiança.

Isso é essencial para se certificar de que a erva de tostão realmente pode trazer algum benefício e, que não pode prejudicar a sua saúde.

2. Males do fígado

Conforme relatou a publicação “Medicina Popular” (2005), do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) do Rio de Janeiro, há quem utilize a erva-tostão para lidar com males do fígado.

No entanto, a publicação não explicou como essa utilidade se daria. A obra também não apresentou informações de pesquisas científicas e falas de especialistas para embasar esta finalidade da planta.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, não temos como bater o martelo e afirmar que ela realmente funciona neste sentido.

Assim, novamente, quem sofre com males no fígado precisa conversar com o médico antes de utilizar a erva de tostão e jamais pode usar a planta para substituir qualquer tratamento médico de problemas hepáticos.

3. Outros usos no Brasil

Erva de tostão

Relata-se o uso da erva de tostão no Brasil para auxiliar o tratamento de outras condições, como:

Entretanto, como não há informações sobre pesquisas científicas ou explicações de especialistas que possam dar suporte a esses usos da planta, não podemos afirmar com certeza que a erva de tostão realmente ajuda nesses casos.

Assim, enfatizamos que antes de usar a erva para qualquer uma dessas finalidades, você precisa consultar o médico, para saber se o produto é realmente indicado para o tratamento.

Jamais abandone outro tratamento que já tenha sido prescrito pelo médico para utilizar somente a erva porque isso poderá afetar muito negativamente a sua saúde.

Cuidados com a erva de tostão

É importante lembrar que mesmo os produtos naturais como as plantas medicinais podem ter contraindicações, provocar reações adversas e fazer mal quando usados ao mesmo tempo em que medicamentos, suplementos ou outras plantas (interações medicamentosas).

Principalmente quando esse uso é prolongado em quantidades excessivas. Portanto, antes de utilizar a planta para qualquer finalidade, é realmente importante que você procure o médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Só assim será possível saber se a erva de tostão é indicada para você, verificar se ela não pode te fazer mal e aprender qual a dosagem, frequência e duração de uso seguras para o seu caso.

Fique de olho em possíveis efeitos colaterais

Caso experimente algum efeito colateral durante o tratamento com a erva de tostão, procure rapidamente o auxílio médico ou de algum dos serviços de saúde da sua cidade. Até mesmo se não achar que se trata de um sintoma tão grave assim.

Isso é necessário para verificar a real seriedade do problema em questão, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar ou não a fazer uso da planta.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações de um profissional de saúde.

Há quem use popularmente a erva de tostão contra problemas no fígado, conforme vimos acima. Mas um grande bem que você pode fazer ao órgão é conhecer e evitar os piores alimentos para o fígado que a nossa nutricionista mostrou no vídeo abaixo:

Fontes e Referências Adicionais
  • Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) do Rio de Janeiro – Medicina Popular

E você, já conhecia a erva de tostão? Então, conte sobre sua experiência com a planta nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário