Exame de mamografia – Para que serve e como é feito

Especialista:
atualizado em 03/11/2020

A mamografia é um teste muito importante para a saúde da mulher. Saiba aqui para que serve e como é feito o exame de mamografia. 

O exame de mamografia é um exame preventivo feito nas mamas que ajuda a identificar alterações no tecido mamário.

Aliás, realizar exames de sangue de rotina também é importante para monitorar a saúde. Quando feita regularmente, a mamografia ajuda a prevenir o fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e, assim, facilitar o tratamento.  

Além do exame periódico, há outras maneiras simples de reduzir o risco de ter câncer de mama. Evitar ou limitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, é um dos hábitos que ajudam a prevenir o câncer, pois existe forte ligação entre o álcool e o surgimento do câncer de mama

Se você é mulher, em algum momento da vida vai precisar fazer uma mamografia. Veja então o que esperar desse exame tão importante.

Para que serve

A mamografia serve para detectar um câncer de mama ainda em seu estágio inicial. Embora nem todas as alterações nas mamas sejam um câncer, é fundamental investigar o problema.

Para entender a importância desse exame, basta lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres – perdendo apenas para o câncer de pele.

Há especialistas que recomendam que a mamografia seja feita periodicamente a partir dos 40 anos de idade ou ainda mais cedo. No entanto, a recomendação oficial do Ministério da Saúde é de fazer o exame a cada 2 anos a partir dos 50 anos de idade.

Alguns dos fatores que indicam que a triagem deve acontecer mais cedo são:

  • Histórico familiar de câncer de mama;
  • Histórico pessoal de outro tipo de câncer;
  • Presença de nódulo nos seios.

A saber, o tipo de câncer mais comum em homens é o câncer de próstata (veja como é feito o exame de próstata), mas isso não exclui a possibilidade de os homens realizarem um exame de mamografia, pois eles também podem desenvolver câncer nas mamas.

Como é feito o exame de mamografia

Apesar de a mamografia ser um pouco desconfortável, o exame é bem simples. Algumas orientações simples no dia do exame são:

  • Não usar desodorantes nem perfumes;
  • Não passar nenhum tipo de pó ou creme nos seios ou nas axilas;
  • Remover brincos, colares e acessórios de metal.

No momento do exame, é preciso retirar a roupa da parte superior do corpo, colocar um avental e se posicionar de acordo com a orientação da equipe médica.

O procedimento consiste em encaixar o seio em uma placa plana que emite raios-X. Assim que tudo está ajustado, uma espécie de compressor pressiona o peito para achatar o tecido mamário e obter uma imagem clara do local.

Riscos e contraindicações

A quantidade de radiação liberada durante uma mamografia é muito pequena e o risco de danos é muito baixo. 

No entanto, quem está grávida não deve se submeter a um exame de radiografia pois os raios-X podem prejudicar o desenvolvimento do feto. As lactantes também devem evitar fazer esse tipo de exame.

O que fazer com os resultados?

Prevenção ao câncer de mama

A mamografia é capaz de identificar:

  • Depósitos de cálcio;
  • Cistos mamários;
  • Câncer.

Vale lembrar que alguns cistos são inofensivos e desaparecem sozinhos depois de um tempo. Por isso, não fique nervosa e apenas aguarde o laudo do exame feito por um profissional da saúde.

Ao suspeitar de um nódulo benigno (não canceroso) ou maligno (canceroso), o médico pode requisitar também uma biópsia das mamas para confirmar o diagnóstico.

A depender da análise pode ser indicado:

  • Repetir o exame dentro de 3 meses, 6 meses ou 1 ano, por exemplo;
  • Fazer um tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
  • Realizar uma cirurgia.

A quimioterapia pode trazer efeitos adversos indesejados, mas a ciência vem avançando e cada vez menos desses efeitos ocorrem.

Confira como exemplo um composto desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo) que pode diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia no câncer de mama.

Além disso, praticar exercícios físicos pode melhorar a saúde e o bem estar de pacientes com câncer de mama. Com isso, queremos mostrar que o tratamento é desagradável, mas que há várias maneiras de torná-lo mais suportável.

Por fim, não tenha medo do exame, pois quanto antes detectado, maiores são as chances de cura do câncer de mama.

Fontes e Referências Adicionais

Você já está fazendo exames de mamografia preventivos? Começou ou pretende começar com qual idade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário