Farinha de banana verde

Farinha de Banana Verde é Low Carb? E a Biomassa de Banana Verde?

Quando você lê a palavra farinha, normalmente significa que algo tanto em seu estado original como estado seco foi moído até se tornar uma farinha, e isso não é diferente com a farinha de banana verde.

Se você está sempre à procura de farinhas sem glúten, muito comuns entre as pessoas que sofrem de doença celíaca ou são intolerantes ao glúten, ela é ideal, porém também se tornou popular entre muitas pessoas adeptas da dieta low carb (baixa em carboidratos) que começaram a usar essa farinha no dia a dia. Mas a farinha de banana verde é low carb mesmo? E a biomassa de banana verde?

O que é farinha de banana verde?

O amido resistente da farinha de banana “resiste” ao processo de decomposição em açúcares, e isso pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pode faz com que as pessoas se sintam mais saciadas, diminui os níveis de pH e ajuda a reduzir os danos às células.

Outros pontos a favor da farinha de banana verde e outras formas de amido resistente é que eles ajudam a formar boas bactérias no intestino, que ajudam a proteger as células.

Na África e Jamaica essa farinha é bastante conhecida, pois trata-se de uma alternativa bastante popular à farinha de trigo devido ao seu baixo preço. Com uma textura semelhante a farinhas de trigo mais leves, é preciso usar 25% menos para as receitas do que as farinhas de trigo tradicionais.

Por que muitas pessoas acreditam que a farinha de banana verde é low carb

A farinha de banana verde, que muitos afirmam nem ter gosto de banana, contém amido resistente, que é um tipo de carboidrato que se comporta como fibra, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e fazendo com que as pessoas se sintam mais satisfeitas por mais tempo. Isso acontece porque esse tipo de amido não pode ser completamente absorvido pelo corpo, o que faz com que as pessoas consumam menos calorias dele.

Assim como a banana em seu estado natural, a farinha tem altos níveis de potássio, o que ajuda a controlar a atividade elétrica do coração e o magnésio, ajudando na atividade nervosa muscular.

James Taylor-Grime, da empresa Nutryttiva, dos Estados Unidos, obtém o ingrediente das bananas cultivadas no Brasil e diz que desde que começou a vender o produto as vendas só aumentaram. O pacote de 400g custa cerca de 50 reais.

Embora o preço não seja do mais barato, ele afirma que você usa cerca de 25% menos em comparação com a farinha de trigo branca tradicional. “Saborosa, possui um sabor ligeiramente aveludado e limpo, mas é quase sem sabor. Ela também pode ser usada em smoothies e molhos de salada”, disse James.

Usula Philpot, nutricionista consultora e palestrante sênior da Universidade Leeds Beckett, Inglaterra, disse que a farinha de banana verde também pode ajudar as pessoas que precisam de uma dieta rica em fibras.

“Sem glúten e com um sabor sutil e semelhante à noz, ela pode ser a substituta ideal da farinha de trigo comum em quase todas as receitas”, afirmou a especialista.

O amido comum, encontrado em pão branco, batatas e massas, é rapidamente digerido no intestino delgado e absorvido como glicose no sangue, porém, nem todo amido resistente é absorvido pelo intestino delgado, então o açúcar é liberado mais lentamente no sangue, e os níveis de insulina não aumentam tão rapidamente, evitando uma queda subsequente nos níveis de açúcar no sangue – o que faz com que as pessoas sintam fome.

Ursula disse: “O amido resistente presente em bananas verdes retarda a liberação de alimentos através do intestino, o que ajuda a retardar a resposta à insulina. Isto terá um efeito secundário no controle de peso, controlando os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia e também pode ajudar alguns tipos de portadores de síndrome do intestino irritável – pessoas que precisam de uma dieta rica em fibras”.

Esses são os principais motivos que tornam a farinha de banana verde low carb e muito utilizada nas dietas que seguem o consumo de pouco carboidrato. Porém, além da farinha, há também a biomassa.

O que é biomassa de banana verde?

Assim como a farinha, a biomassa de banana verde é low carb e apresenta os mesmos benefícios para a saúde. Porém, trata-se de uma espécie de purê preparado com a fruta verde – não madura, e pode ser usada em molhos, tortas, para fazer brigadeiros, entre várias outras receitas.

A maior diferença nutricional entre a farinha e a biomassa está na concentração de fibras, já que muitas delas se perdem no processo de cozimento em pressão que é realizado para obter a biomassa, ao contrário do que acontece com a farinha, já que o seu processo de preparação faz com que boa quantidade das fibras seja preservada.

Ambas podem ser preparadas em casa.

Receita de farinha de banana verde low carb

Para preparar a farinha de banana verde low carb, primeiro você deve lavar bem as frutas e em seguida cortá-las em rodelas. Com o forno em temperatura baixa, asse as rodelas até que elas fiquem secas.

Espere esfriar e bata a banana no liquidificar. Caso prefira uma farinha com uma textura mais fina, passe na peneira.

Receita de biomassa de banana verde

Para preparar a biomassa de banana verde, que é low carb e também faz muito bem à saúde, separe as frutas de preferência orgânicas, mantendo as hastes intactas de forma que a parte de dentro da banana não seja exposta e a água não penetre no interior da casca. Lave-as bem e encha meia panela de pressão com água e deixe ferver.

Quando a água estiver fervendo, adicione as bananas à água fervente, cubra a panela de pressão e quando a válvula de liberação de pressão começar a emitir um ruído sibilante, reduza a temperatura.

Deixe cozinhar por 8 minutos, desligue o fogão e retire do fogo. Não abra a panela de pressão até que a pressão desapareça (cerca de 1 hora).

Descasque cuidadosamente as bananas quentes e misture com uma pequena quantidade de água até ficar homogêneo e a biomassa está pronta.

Para durar mais, a dica é congelá-la nas forminhas de gelo e assim tê-la pronta sempre que precisar. Poderá adicionar um cubinho no suco, estrogonofe, ou o que tiver vontade para poder usufruir de todos os benefícios da biomassa de banana verde.

Referências adicionais:

Você já imaginava que a farinha de banana verde é low carb? Pretende utilizá-la em receitas no seu dia a dia? Faz algum tipo de dieta low carb? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*