Farinha de Casca de Ovo – Benefícios, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Um dos alimentos mais ricos e completos, utilizado em incontáveis pratos pelo mundo afora, é o ovo. Altamente nutritivo, versátil e encontrado com facilidade em toda parte, o ovo é um alimento relativamente barato.

Até aí, nenhuma novidade, mas o que não se comenta é o seu total aproveitamento, uma vez que, sua casca, desprezada na maioria dos preparos, pode nos fornecer a farinha de casca de ovo, riquíssima em cálcio.

A título de curiosidade, enquanto um copo de leite tem 290 mg de cálcio, a casca de um ovo caipira apresenta 2400 mg. A farinha de casca de ovo, além de utilizada como complemento nutricional, também é componente indispensável para plantas e rações animais.

Para Que Serve o Cálcio? Quais São seus Benefícios?

O cálcio é um mineral fundamental para nossos ossos e dentes, estando presente em mais de 95% da sua composição. Alguns traços desse mineral fazem parte do sistema circulatório e ajudam a impedir hemorragias fatais.

Ele é responsável para que tenhamos uma infância saudável, permitindo a construção de ossos e dentes fortes num curto período de tempo. O mineral nos acompanhará pela vida, mantendo nossas funções vitais e nossa estrutura óssea em pleno vigor, sendo importante também na velhice, para que a osteoporose e seus efeitos destruidores não nos atinjam.

Sinais da Deficiência de Cálcio

Quais os sinais que nosso organismo nos manda indicando que estamos consumindo cálcio em quantidades insatisfatórias? 

Somos o que comemos e o que deixamos de comer, portanto, a falta de cálcio se fará notar quando:

  • Nossas unhas começarem a se mostrar quebradiças e fracas;
  • Nosso cabelo parecer opaco e apresentar queda;
  • Nossa pele der sinais de ressecamento;
  • Fraturas tornarem-se frequentes;
  • Nossos dentes ficarem muito frágeis;
  • Nossas gengivas sangrarem;
  • Começarmos a sentir cãibras, dores musculares e espasmos;
  • Nosso corpo apresentar formigamento;
  • Notarmos que estamos tendo taquicardia;
  • Temos insônia;
  • Começamos a ter cólicas menstruais mais frequentemente;
  • Sinais de artrite começarem a se fazer presentes;
  • Crianças apresentam raquitismo;
  • Surgir a osteopenia e osteoporose;
  • Há maior propensão à irritabilidade, TPM e depressão.

Nesses casos, uma complementação será necessária. Seguramente, através dela todos esses problemas serão corrigidos.

Há algumas maneiras de se fazer essa reposição. Uma delas é ingerindo alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, tofu, salmão, amêndoas, soja e linhaça.

A segunda opção é tomando comprimidos ou cápsulas de cálcio. Nesse caso, procure orientação de seu médico.

Uma terceira saída, bastante simples e econômica, é através da adição de farinha de casca de ovo.

Como Fazer a Farinha de Casca de Ovo?

Sendo o ovo uma matéria prima totalmente acessível, o preparo da farinha de casca de ovo, ou pó de casca de ovo, tanto faz, é bastante simples.

Se houver a possibilidade da utilização de ovos caipira, adquiridos de pequenos criadores que não fazem uso de quantidades monstruosas de hormônios nas rações das galinhas, seguramente a farinha terá melhor qualidade.

Se essas galinhas forem criadas no seu quintal, aí sim, teremos a melhor farinha de casca de ovo possível!

  • Vamos precisar das cascas de 12 ovos.
  • Primeiramente, será preciso retirar a película ou membrana que reveste a casca internamente. Essa membrana deverá ser descartada completamente, pois sendo matéria orgânica, se não for bem retirada, trará mau cheiro.
  • O segundo passo deve ser a higienização dessas cascas, mantendo-as em água com algumas gotas de hipoclorito de sódio ou água sanitária.
  • A seguir, lave as cascas em água corrente e então leve-as para ferver por dez a doze minutos.
  • Retire-as da água e deixe que sequem completamente. Esse processo poderá ser feito no forno, prefencialmente a mais de 70º. O importante é que adquiram um tom amarelado.
  • Nesse momento, bata no liquidificador tempo suficiente para que se transforme num pó muito fino.
  • Talvez restem alguns pedaços maiores e mais grosseiros que não consigam ser totalmente triturados durante o processo. Nesse caso, passe por uma peneira, para que somente o pó seja utilizado. Descarte o restante.
  • Guarde em pote com tampa.
  • Coloque data, porque essa farinha poderá ser armazenada por seis meses, desde que longe da luz, e principalmente, longe da umidade.

Importante:

Não vá guardando as cascas dos ovos dia após dia. É importante que sejam manipuladas assim que os ovos forem utilizados. Isso também facilitará a retirada da membrana interna da casca.

Como Posso Fazer Uso da Farinha de Casca de Ovo?

Estando pronta para consumo, basta adicioná-la às sopas, molhos, sucos, vitaminas, bolos, caldos, feijão, saladas e onde mais sua imaginação e/ou paladar permitir.

Uma colher de café nas principais refeições é mais que suficiente para suprir a carência de cálcio, mas procure se orientar com nutricionista. Ele poderá avaliar as quantidades diárias de farinha de casca de ovo que deverão ser consumidas.

Não exagere na quantidade. O cálcio em excesso também poderá ser prejudicial.

Cálcio em Excesso

Já vimos que a falta de cálcio causa problemas, mas, e se houver o excesso desse mineral em nosso organismo?

Os problemas, nesse caso, também são preocupantes. Vejamos o que seu excesso poderá causar:

  • Formação de cálculos renais;
  • Fraqueza muscular;
  • Sobrecarga renal;
  • Irritabilidade;
  • Anorexia;
  • Problemas de memória.

Dicas

Além do carbonato de cálcio, a casca de ovo também apresenta quantidades importantes de magnésio e potássio. Desse modo, a farinha de casca de ovo apresenta um valor nutricional ainda mais interessante.

É muito importante que essas cascas sejam secas à temperaturas superiores a 70º, para que a farinha não possa transmitir Salmonella. Por isso, evite deixar as cascas secando ao Sol.

Considerações Finais

Sendo o cálcio um mineral tão importante para nossa saúde, evidentemente não poderá estar fora de nossa alimentação.

A farinha de casca de ovo é uma opção simples e barata, fácil de preparar e consumir, e deveria fazer parte de programas alimentares do governo, incentivando e esclarecendo as pessoas, de modo que passassem a utilizá-la na alimentação diária, complementando possíveis deficiências desse mineral.

Não havendo restrições médicas, não há motivos para não começar a utilizá-la. Seu organismo agradece.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já produziu a sua própria farinha de casca de ovo alguma vez? Tem necessidade de complementar sua alimentação com Cálcio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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17 comentários em “Farinha de Casca de Ovo – Benefícios, Como Fazer e Dicas”

  1. Sim,eu tenho necessidade de reposição de Calcio,pois eu estou na menopausa e gostaria de saber se loja de produtos naturais vende farinha de casca de ovo.

  2. Sou operado de bariátrica. Tenho deficiência de cálcio( cabelo e unha fracos), posso consumir a farinha de ovo ?
    Por favor, me respondam via email.
    Fiquem na paz!

  3. Normalmente cozinho os ovos por 2 min, retiro o interior para comer.
    Perguntas:
    Posso guardar estas cascas para juntar as 12 ou mais e fazer tudo junto?
    por quanto tempo na geladeira?
    quais os próximos passos?

  4. Sendo a casca do ovo 95% carbonato de cálcio (pedra calcária CO3 CA) fico com grande dúvida sobre a biodisponibilidade do cálcio nela contido (em combinação).
    Acho que o assunto merece um maior aprofundamento para chegarmos ao processo de absorção do cálcio com clareza.

    • carbonato de calcio tem cerca de 40 por cento de absorção por isso desses 95 consegue aproveitar uns 35%…

  5. Estou fazendo uso da farinha de casca de ovo, porque eu sei que precisamos mais de 1000 mg de cálcio por dia e para mim é difícil consumir tudo isso em um dia. Tenho 45 anos e sinto uma dor fraquinha no joelho direito, acredito que é falta de cálcio. Beijos ?❤️?

  6. Tenho muita carência de cálcio, sinto dores nos ossos, dores musculares, pele rececada, me inrrito muito rápido

    • Manda brasa na farinha de casca de ovo, não tem contra indicação, aqui estamos com ossos e dentes e cabelos bem fortes….

  7. Ontem eu fiz o seguinte, fritei dois ovos, e quando coloquei na frigideira, ja´esmaguei todas a casta e joguei por cima e fritei tudo… ficou muito bom. Não sei se em termos de absorção é bom, porem é questão de aproveitar o tempo.

  8. Ração não tem hormônio! Pesquisem com profissionais da área de produção de galinhas poedeiras antes de disseminar esse tipo de informação.