Farinha de Soja Preta Emagrece?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Nem todo mundo adora soja. Na nossa cultura ocidental, não é um dos alimentos no topo do ranking dos favoritos. Embora seja um grão com propriedades nutricionais fantásticas, nem sempre o seu preparo é fácil e consegue agradar ao nosso paladar.

No Brasil, do total da produção de soja, somente 2% são utilizados para o consumo direto na alimentação. O restante vai para a indústria e retornará como óleo comestível, PTS, e os derivados todos já conhecidos, incluindo ração para animais.

Talvez por esse motivo, as pesquisas sobre soja sejam feitas mais entre os povos do oriente.

Um pouco sobre a soja preta

Para nocautear a soja tradicional, pesquisadores se voltaram recentemente para a soja preta – a turbinada! Com muito mais propriedades, entre outras coisas, os resultados dessas pesquisas indicam que a farinha de soja preta emagrece.

Na verdade, a soja preta é uma variedade da soja tradicional amarela. A diferença é que possui teores mais elevados de alguns fitonutrientes.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a soja preta possui muito mais antocianinas do que a soja amarela. Essa substância confere o tom escuro que pigmenta os grãos.

A antocianina é um fitoquímico que age diretamente nos adipócitos (células armazenadoras de gordura em nosso corpo). Quando ingerimos antocianina, ocorre a queima dessa gordura armazenada. Por esse motivo, a farinha de soja preta emagrece.

Um segundo fator está diretamente ligado ao alto teor de fibras, que quando ingeridas, provocam saciedade, resultando um menor consumo de outros alimentos. As fibras também são conhecidas por promoverem uma aceleração do processo digestivo, e desobstrução dos intestinos.

Outros benefícios da soja preta

  • As isoflavonas presentes na soja preta previnem contra o câncer de mama, útero e próstata.
  • Suas fibras solúveis previnem a diabetes e auxiliam o esvaziamento intestinal.
  • Durante a menopausa, ocorre uma redução do hormônio feminino estrógeno. A reposição desse hormônio é importante para aliviar os sintomas da menopausa. A estrutura da isoflavona é muito parecida com o estrógeno, sendo um repositor hormonal natural. Também ameniza os sintomas da TPM.
  • Fonte de cálcio, combate a osteoporose e fortalece ossos e dentes.
  • As antocianinas auxiliam na redução dos índices do colesterol, consequentemente minimizam o risco de doenças cardíacas, infarto e trombose.
  • As isoflavonas e antocianinas são agentes antioxidantes que combatem radicais livres, dessa forma, previnem o envelhecimento.
  • Suas fibras em abundância ajudam no tratamento do diabetes, controlando os níveis de glicose.

Como consumir a soja preta

Vimos que farinha de soja preta emagrece realmente, mas ela pode não ser muito simples de ser encontrada, por ser ainda uma novidade. Nos grandes centros urbanos, já não fica tão difícil assim. Hoje em dia, com a facilidade de compras pela internet, tudo parece ter muito mais disponibilidade.

Há os que prefiram fazer sua própria farinha. É uma maneira de ter o produto sempre fresco.

Para quem não tolera o sabor da soja, incluímos uma sugestão diferenciada, que torna sua ingestão mais palatável, sem no entanto, alterar suas propriedades.

Shake de farinha de soja preta

Ingredientes

  • 200 g de soja preta
  • 100 g de cacau em pó
  • Leite desnatado
  • Mel ou adoçante

Preparo

Leve os grãos de soja a uma frigideira, mexendo sempre até que torrem uniformemente. Esse processo também pode ser feito num forno tradicional. O importante é o grão ficar bem torrado, prestando atenção para não deixá-los queimar.

Aguarde até que esfriem totalmente. A seguir, leve-os a um liquidificador para moer esses grãos até se transformarem em pó.

Misture a farinha de soja preta com o cacau em pó. Coloque em recipiente hermético. Conserve em geladeira.

Quando quiser preparar o shake, coloque uma colher de sopa cheia num copo de leite gelado. Bata no liquidificador. Adoce com o mel ou adoçante.

Dicas

  • Pode ser feito com leite quente também;
  • Nada impede que se utilize leite de soja;
  • Faça quantidade suficiente para consumir em uma semana ou, no máximo dez dias. Por se tratar de uma receita caseira, sem conservantes, é recomendável que o consumo seja breve;
  • A farinha de soja preta, sem adição do cacau, pode ser utilizada em diversos preparos: bolos, tortas, omeletes, sucos, iogurtes, etc.
  • Além de enriquecer nutricionalmente suas receitas, também promove uma maior ingestão de fibras, que aumentam a saciedade e facilitam o esvaziamento do intestino.
  • É importante salientar que, sempre que se aumenta a ingestão de fibras, também é importante que se aumente o consumo de água, para que as fibras consigam transportar o bolo intestinal com eficiência.
  • Uma observação importante: o cacau, mesmo em pó, é extremamente saudável, e não deve, em hipótese alguma, ser substituído por achocolatados, que contêm bastante açúcar, principalmente se o intuito é usar a farinha de soja preta para emagrecer.

Valores nutricionais

Cada 2 colheres de sopa (15 gramas) de farinha de soja preta fornecerão 75 calorias; 5,0 g de carboidratos; 7,0 g de proteínas; 3,0 g de gorduras totais; 1 g de fibra alimentar; 45 mg de cálcio; 1,6mg de ferro; vitaminas, aminoácidos, flavonóides, antocianinas, antioxidantes.

Quando evitar o consumo

A soja preta é rica em potássio, e por isso doentes renais devem evitar seu consumo.

Quantidades diárias

Pode se consumir 1 a 2 colheres de sopa, duas vezes ao dia, preferencialmente meia hora antes das refeições. Nada impede que seja polvilhado sobre os alimentos.

Enquanto estiver consumindo a farinha de soja preta para emagrecer, não esqueça de aumentar o consumo de água. Caso não seja tomado esse cuidado, os efeitos sobre o intestino podem ser reversos, provocando lentidão ao invés de esvaziamento.

Observando essas dicas, mesmo quem não gosta de soja, poderá conseguir introduzi-la à dieta, mesmo que lentamente. Vá testando com vários alimentos. Um deles certamente acabará trazendo um paladar agradável.

O mais importante é  que a farinha de soja preta emagrece realmente, e os resultados surgirão ao longo do tempo.

Você conhece a soja preta? Já ouviu alguém dizendo que a farinha de soja preta emagrece? Pretende utilizá-la como? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Farinha de Soja Preta Emagrece?”