Farinha láctea engorda?

Especialista da área:
atualizado em 20/08/2021

Quem nunca comeu farinha láctea na infância? O produto é muito utilizado como fonte de vitaminas e minerais durante a fase de crescimento das crianças. Ela pode ser uma boa escolha para refeições simples e nutritivas, e ser preparada junto com grãos e cereais, para que o seu valor nutritivo seja ainda mais elevado e benéfico para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas e com relação à nutrição adulta? Muitas pessoas ainda gostam de fazer uma vitamina com essa farinha. Mas será que a farinha láctea engorda?

Na verdade, todos os alimentos tem alguma quantidade de calorias, então não seria diferente com a farinha láctea. Suas calorias e outros nutrientes podem afetar o peso corporal, portanto, o grande segredo para o consumo dessa farinha é a moderação e o equilíbrio.

Veja a seguir as informações nutricionais deste alimento e dicas de como consumi-la de forma leve e saudável.

Os valores nutricionais da farinha láctea

farinha láctea

A farinha láctea é uma boa fonte de vitaminas A, C, D, E, vitaminas de complexo B e mineiras, como o ferro, fósforo e cálcio, além de ser considerada um repositor energético. Uma porção de 30 g de farinha láctea, que equivale a 4 colheres de sopa, possui valor calórico de 120 calorias, tem 22 g de carboidrato e 1,9 g de gordura.

A contribuição proteica da farinha láctea é baixa, apenas 3,8 g e o seu consumo deve ser eventual, pois possui açúcar e glúten em sua composição. A farinha láctea possui possui alto índice glicêmico e alta carga glicêmica, e isso significa que o alimento é rico em carboidratos os quais são digeridos e absorvidos mais rapidamente pelo corpo, causando aumento brusco dos níveis de açúcar no sangue e picos de insulina para conter esse processo, que podem levar ao acúmulo de gorduras.  

Além disso, essa farinha possui baixo teor de fibras, e deve ser consumida junto com alimentos fibrosos, como a banana, abacate, maçã e grãos como a linhaça, chia, semente de abóbora e girassol, para ajudar a controlar a velocidade que os carboidratos são absorvidos.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo de farinha láctea engorda?

O ganho de peso ou não com a ingestão da farinha láctea depende da quantidade que será consumida e da dieta que a pessoa está fazendo. Para quem busca restringir o consumo de carboidratos e glúten, é preferível não consumir a farinha láctea em sua dieta.

Vale lembrar que é sempre importante atentar para os rótulos e tabelas nutricionais dos alimentos, pois devemos comparar os benefícios e refletir sobre os efeitos que eles podem causar em relação ao objetivo a ser alcançado.

A farinha láctea pode engordar principalmente pela forma como as pessoas a preparam. É comum o preparo de vitaminas com leite integral, farinha láctea e bananas, por exemplo. Dessa forma você pode estar ingerindo quase 400 calorias de uma única vez, e se você busca emagrecer, pode não ser uma refeição ideal.

Uma dica importante é procurar por versões menos calóricas e com mais fibras para aumentar a sensação de saciedade, como a farinha láctea com aveia, por exemplo. No caso do preparo de vitaminas ou mingau, uma outra dica é usar o leite desnatado ao invés do integral, o que torna a refeição menos calórica. E para quem gosta de farinha láctea com banana, mas está de dieta, o melhor é optar pela banana-maçã que tem menos calorias. 

Farinha láctea para ganho de massa magra?

O consumo da farinha láctea em si não proporciona crescimento muscular, o valor protéico é considerado baixo. No entanto, a quantidade de carboidratos pode oferecer energia e aumento de resistência para que o rendimento dos treinos seja superior, e pode ser consumida como pós-treino.

Vale a pena mencionar que se o objetivo é tomá-la para ganhar massa muscular, é recomendado fazer o uso de algum suplemento de proteína ou alguma outra fonte deste nutriente em conjunto.

  Continua Depois da Publicidade  

Receitas com farinha láctea

Vitamina de banana

Como já vimos acima, a farinha láctea é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, ajudando assim no valor nutricional de sua alimentação. No entanto, é importante associar o seu consumo aos alimentos corretos. Veja a seguir algumas receitas para tornar o consumo dessa farinha ainda mais saudável.

1. Receita de vitamina de banana com farinha láctea

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de leite desnatado;
  • 1 banana prata;
  • 3 colheres (sopa) de farinha láctea;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e em seguida bata por 20 segundos.

2. Receita de vitamina de mamão com farinha láctea

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • ½ mamão papaya;
  • 500 ml de leite desnatado;
  • 1 colher (sopa) de leite condensado light;
  • 1 colher (sopa) de farinha láctea.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e em seguida bata por 20 segundos.

Observações: O uso do leite condensado light não é obrigatório e você pode utilizar adoçante.

A vitamina pode ser congelada em cubos de gelo, para que seja utilizada no futuro. Pode-se, inclusive, criar novas combinações de acordo com o gosto de cada pessoa.

3. Receita de bolo light de banana e farinha láctea

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 3 ovos;
  • ¾ de xícaras (chá) de óleo de coco;
  • 4 bananas prata;
  • 2 xícaras (chá) de farinha láctea;
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó;
  • 1 colher (café) de canela em pó (opcional).

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador as bananas com o óleo de coco, o açúcar mascavo e os ovos;
  2. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha láctea, o fermento em pó e a canela (opcional);
  3. Misture todos os ingredientes e derrame em uma forma de furo central untada e leve ao forno (160ºC) por 20 minutos ou 8 minutos de micro-ondas em potência alta;
  4. Depois de assado, polvilhe e coloque canela a gosto.

4. Receita de pudim light de farinha láctea

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de chá de leite desnatado;
  • 2 xícaras de chá de farinha láctea;
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea;
  2. Despeje a massa em uma forma para micro-ondas com furo central e untada;
  3. Leve ao micro-ondas por 12 minutos na potência alta.

5. Receita de docinho de farinha láctea

Ingredientes

  • 3 colheres de cacau em pó;
  • 1 lata de leite condensado light;
  • 230 gramas (1 pacote) de farinha láctea;
  • 1 pacote de coco ralado.

Modo de preparo

  1. Misture a farinha láctea com o cacau em pó;
  2. Acrescente o leite condensado light aos poucos, sem parar de mexer;
  3. Faça bolinhas e passe-as no coco ralado;
  4. Coloque os docinhos em forminhas de papel.

Vídeo

Você tem o hábito de consumir farinha láctea em sua dieta? Qual é sua forma preferida de ingeri-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

11 comentários em “Farinha láctea engorda?”

  1. pode fazer mal toma vitamina farinha lactar e banana estou tomando pra ganha um pouco de pessoas eu pesava 45e hj estou com 47em menos de um mês no maximo 2semanas e estou malhando pode fazer mal toma todo dia uma vez ao dia

    Responder
  2. Gosto de tomar de manhã ou a tarde a farinha láctea em um copo de leite desnatado ou polvilhar em uma banana, não atrapalha de emagrecer se vc mantém uma dieta saudável.

    Responder
  3. olá,
    me chamo Regiane peso 48 e tenho 1.69 de altura , acho que sou muito magra pra 17 anos,
    quero engordar alguns quilinhos , vou optar por essa opção da farinha láctea , na verdade eu sempre fazia mingau a noite antes de dormir , mais parei pq , pensei que farinha láctea emagrecia .

    Responder
    • oie boa tarde eu tbme achava muito magra e comessei a toma farinha lacter todo dia de manha ou de tarde uma vez ao dia pq me sentia muito mal pq tava muito magra e quando comessei pessaca 45 Tenho 1,58 me sentia super magra hj e quase 15 dias eu estou com 47.400 gramas e além da vitamina estou malhando em casa

      Responder
  4. Gostei muito da dica da farinha láctea.
    Sempre gostei de mingau,e desejo ganhar uns 5 kilos a mais.
    Vou começar a fazer mingau com farinha láctea,pra ver o resultado.

    Responder
    • Amo farinha lactea tomo todo dia no leite gelado Deliiiiiiiicia
      Se tomar e ter uma rotina de exercícios não engorda

      Responder
  5. Achei legal o artigo a respeito do consumo da farinha lactea,eu quero e preciso ganhar peso,aguardo e-mail com mais informações para tal.Obrigada !!

    Responder