Veja a seguir se a planta medicinal chamada fel-da-terra emagrece, para que serve o seu consumo e cuidados, efeitos colaterais e contraindicações da planta.
Fel-da-terra (Centaurium erythraea) é uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de centáurea-menor e fel-da-terra-grande, que pode ser utilizada na produção de chás, licores de ervas e vinhos.
Dona de um sabor amargo e de flores cor-de-rosa, ela é classificada como uma planta anual e cresce especialmente na Europa, na Ásia e na África do Norte.
Aproveite e conheça os melhores chás digestivos e algumas opções de chá para gases, que são dois dos usos mais populares do chá de fel-da-terra.
Será que o fel-da-terra emagrece?
Quando queremos saber se o fel-da-terra emagrece, é importante registrar que um dos seus efeito vai justamente no sentido contrário da diminuição do peso: o aumento do apetite.
Isso porque acredita-se que a planta contenha substâncias químicas que podem melhorar o apetite. No mesmo sentido, outra crença é que a produção de secreções gástricas aumentada pela erva resulta em um estímulo do apetite.
Como se não bastasse, especialistas afirmam que o fel-da-terra estimula o apetite principalmente quando é combinado com outras ervas como a genciana e a artemísia – veja os benefícios da artemísia.
Portanto, as evidências a respeito da efetividade do uso da planta para a perda de apetite são classificadas como insuficientes. Além disso, existem poucas pesquisas disponíveis para dar suporte a esse uso do fel-da-terra.
De qualquer forma, quando o objetivo é perder peso, bem mais seguro e certeiro do que aderir a plantas medicinais que já foram apontadas como capazes de promover a elevação do apetite – mesmo que isso não seja 100% confirmado – é investir em uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada.
Praticar atividades físicas com regularidade para emagrecer também pode contribuir neste sentido, tendo em vista que os treinamentos promovem a maximização da queima de calorias por parte do corpo.
No entanto, para assegurar que o processo seja eficiente e seguro, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico.
Para que serve o fel-da-terra?
Agora que já analisamos se é verdade que o fel-da-terra emagrece, chegou a hora de conhecermos algumas serventias e utilidades que já foram associadas à planta. Confira na lista a seguir:
1. Desconforto estomacal
É um dos usos atribuídos ao fel-da-terra. Entretanto, as evidências a respeito da eficiência do uso da planta para essa finalidade são consideradas insuficientes.
Ou seja, se você sobre com desconfortos na região do estômago, o melhor mesmo é pedir a ajuda do médico para lidar com o problema, até para verificar se isso não pode ser sintoma de alguma doença mais séria, que exige um tratamento mais profundo e completo.
2. Digestão
Uma das reputações da planta refere-se ao tratamento da dispepsia, condição que também é conhecida como indigestão.
Acredita-se que o fel-da-terra aumenta a produção de secreções gástricas, o que resulta na melhoria da digestão. O problema é que existem poucas pesquisas disponíveis que possam oferecer suporte a esses usos tradicionais da planta.
Portanto, para quem sofre com problemas de digestão, o mais indicado também é solicitar a ajuda média para tratar a condição, principalmente se ela for de longa prazo para se certificar de que isso não é sinal de uma doença mais grave que requer um tratamento mais amplo.
3. Outros problemas no trato gastrointestinal
Outro dos usos tradicionais do fel-da-terra é para o tratamento de outros problemas que podem afetar o trato gastrointestinal como o inchaço e a flatulência, também conhecida como gases.
Entretanto, são poucas as pesquisas disponíveis que apoiam essas ditas utilizações tradicionais da planta. Com isso, mais uma vez somos obrigados a ressaltar que o melhor mesmo para lidar com esses sintomas é recorrer a ajuda do médico.
Até porque o inchaço e flatulência podem ter diferentes origens e estar associados a diferentes problemas de saúde, o que certamente exigirá um tratamento individualizado, conforme o quadro de cada pessoa.
Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados com o fel-da-terra
A planta deve ser usada somente com a orientação do médico ou do fitoterapeuta porque a sua utilização prolongada pode provocar irritação na mucosa do estômago.
Ela é contraindicada para as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam e para as pessoas que sofrem com gastrite, úlcera ou acidose metabólica.
Antes de começar a usar o fel-da-terra para qualquer finalidade, além de consultar o médico para saber se ele é mesmo indicado para você e que não pode fazer mal, informe o profissional a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou planta que você já utilize.
Isso é necessário para saber se não faz mal usar o fel-da-terra ao mesmo tempo em que a substância em questão.
Até porque é sempre bom enfatizar que mesmo os produtos naturais como as plantas pode fazer mal e interagir com outras substâncias, especialmente quando utilizadas de maneira inapropriada ou excessiva.
Referências Adicionais:
- https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-399/centaury
- https://www.drugs.com/npc/centaury.html