Fel-da-terra Emagrece? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 11/02/2020

Veja a seguir se a planta medicinal chamada fel-da-terra emagrece, para que serve o seu consumo e cuidados, efeitos colaterais e contraindicações da planta.

Fel-da-terra (Centaurium erythraea) é uma planta medicinal também conhecida pelos nomes de centáurea-menor e fel-da-terra-grande, que pode ser utilizada na produção de chás, licores de ervas e vinhos.

Dona de um sabor amargo e de flores cor-de-rosa, ela é classificada como uma planta anual e cresce especialmente na Europa, na Ásia e na África do Norte.

Aproveite e conheça os melhores chás digestivos e algumas opções de chá para gases, que são dois dos usos mais populares do chá de fel-da-terra.

Será que o fel-da-terra emagrece?

Quando queremos saber se o fel-da-terra emagrece, é importante registrar que um dos seus efeito vai justamente no sentido contrário da diminuição do peso: o aumento do apetite.

Isso porque acredita-se que a planta contenha substâncias químicas que podem melhorar o apetite. No mesmo sentido, outra crença é que a produção de secreções gástricas aumentada pela erva resulta em um estímulo do apetite.

Como se não bastasse, especialistas afirmam que o fel-da-terra estimula o apetite principalmente quando é combinado com outras ervas como a genciana e a artemísia – veja os benefícios da artemísia.

Portanto, as evidências a respeito da efetividade do uso da planta para a perda de apetite são classificadas como insuficientes. Além disso, existem poucas pesquisas disponíveis para dar suporte a esse uso do fel-da-terra.

De qualquer forma, quando o objetivo é perder peso, bem mais seguro e certeiro do que aderir a plantas medicinais que já foram apontadas como capazes de promover a elevação do apetite – mesmo que isso não seja 100% confirmado – é investir em uma alimentação saudável, equilibrada, nutritiva e controlada.

Praticar atividades físicas com regularidade para emagrecer também pode contribuir neste sentido, tendo em vista que os treinamentos promovem a maximização da queima de calorias por parte do corpo.

No entanto, para assegurar que o processo seja eficiente e seguro, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista e de um educador físico.

Para que serve o fel-da-terra?

Agora que já analisamos se é verdade que o fel-da-terra emagrece, chegou a hora de conhecermos algumas serventias e utilidades que já foram associadas à planta. Confira na lista a seguir:

1. Desconforto estomacal

É um dos usos atribuídos ao fel-da-terra. Entretanto, as evidências a respeito da eficiência do uso da planta para essa finalidade são consideradas insuficientes.

Ou seja, se você sobre com desconfortos na região do estômago, o melhor mesmo é pedir a ajuda do médico para lidar com o problema, até para verificar se isso não pode ser sintoma de alguma doença mais séria, que exige um tratamento mais profundo e completo.

2. Digestão

Uma das reputações da planta refere-se ao tratamento da dispepsia, condição que também é conhecida como indigestão.

Acredita-se que o fel-da-terra aumenta a produção de secreções gástricas, o que resulta na melhoria da digestão. O problema é que existem poucas pesquisas disponíveis que possam oferecer suporte a esses usos tradicionais da planta.

Portanto, para quem sofre com problemas de digestão, o mais indicado também é solicitar a ajuda média para tratar a condição, principalmente se ela for de longa prazo para se certificar de que isso não é sinal de uma doença mais grave que requer um tratamento mais amplo.

3. Outros problemas no trato gastrointestinal

Outro dos usos tradicionais do fel-da-terra é para o tratamento de outros problemas que podem afetar o trato gastrointestinal como o inchaço e a flatulência, também conhecida como gases.

Entretanto, são poucas as pesquisas disponíveis que apoiam essas ditas utilizações tradicionais da planta. Com isso, mais uma vez somos obrigados a ressaltar que o melhor mesmo para lidar com esses sintomas é recorrer a ajuda do médico.

Até porque o inchaço e flatulência podem ter diferentes origens e estar associados a diferentes problemas de saúde, o que certamente exigirá um tratamento individualizado, conforme o quadro de cada pessoa.

Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados com o fel-da-terra

A planta deve ser usada somente com a orientação do médico ou do fitoterapeuta porque a sua utilização prolongada pode provocar irritação na mucosa do estômago.

Ela é contraindicada para as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam e para as pessoas que sofrem com gastrite, úlcera ou acidose metabólica.

Antes de começar a usar o fel-da-terra para qualquer finalidade, além de consultar o médico para saber se ele é mesmo indicado para você e que não pode fazer mal, informe o profissional a respeito de qualquer medicamento, suplemento ou planta que você já utilize.

Isso é necessário para saber se não faz mal usar o fel-da-terra ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Até porque é sempre bom enfatizar que mesmo os produtos naturais como as plantas pode fazer mal e interagir com outras substâncias, especialmente quando utilizadas de maneira inapropriada ou excessiva.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o fel-da-terra emagrece? Conhece e já experimentou o chá dessa planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário