Fentermina Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/12/2015

Fentermina é um medicamento usado para controlar a fome com efeito semelhante ao da anfetamina. Ela ajuda a emagrecer porque sinaliza ao cérebro que o estômago está cheio e você se sente saciado mesmo não tendo comido. Este medicamento é controverso porque é a droga mais prescrita para o tratamento da obesidade devido ao seu efeito em curto prazo. No entanto, chegou a ser retirado do mercado dos Estados Unidos e no Reino Unido por causa dos seus efeitos colaterais. Veja a seguir o que é o medicamento, como ele age e se a Fentermina emagrece mesmo.

O que é Fentermina?

A Fentermina é um medicamento do grupo das anfetaminas.

As anfetaminas são drogas que estimulam as atividades do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais alertas e com menos sono. São comumente usadas entre motoristas que precisam dirigir durante várias horas, estudantes que passam noites inteiras lendo, trabalhadores noturnos em geral e também por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento porque ela também inibe o apetite.

As anfetaminas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório. Não são, portanto, produtos naturais. Existem várias drogas sintéticas que pertencem ao grupo das anfetaminas, elas são produzidas por diferentes laboratórios e vendidas com diferentes nomes comerciais.

A Fentermina é uma destas drogas. Ela é vendida no Brasil com os seguintes nomes: Ionamin, Adipex, Fastin, Banobese, Obenix, Zantril, entre outros.

Como a Fentermina emagrece?

A Fentermina é uma droga classificada como um anorexígeno, ou seja, um agente que diminui o apetite. Ela estimula a liberação de substâncias químicas no cérebro que darão a sensação de saciedade e reduzirão o apetite mesmo se a pessoa comer pouco. Este efeito minimiza a ingestão de calorias desnecessárias.

Conhecida como a droga do emagrecimento, ela também diminui o metabolismo e reduz a absorção de amido e gordura pelo organismo.

A Fentermina emagrece, é realmente efetiva na perda de peso, se usada juntamente com um programa de dieta e exercício projetado especificamente para cada pessoa por um médico especializado. Ela é especialmente recomendada e casos de obesidade, como um complemento a um plano global de perda de peso.

A Fentermina é aprovada apenas para uso em curto prazo – 12 semanas ou menos, devido à ocorrência de rações adversas já relatadas assim como dependência em sujeitos predispostos.

Uma vez que o paciente pare de tomar a droga, seu efeito é anulado e caso não haja um plano de dieta e exercícios associados ao seu uso, a pessoa pode voltar a ganhar o peso já perdido.

Fentermina é indicada para emagrecer em curto prazo

Fentermina é a droga mais popular para o tratamento de sobrepeso e obesidade em curto prazo. Entre os muitos medicamentos na mesma categoria ela se destaca como a melhor escolha porque age imediatamente sobre os centros de controle da fome no nosso cérebro, enquanto outras drogas atuam somente sobre o sistema digestivo.

As estatísticas mostram que o número de obesos não para de crescer no mundo todo. Entre tantas medidas drásticas oferecidas, a Fentermina se destaca porque não exige uma terapia de longo prazo e inibe a sensação de fome. Os especialistas confirmam que muitas pessoas não conseguem perder peso devido à longa duração da maioria das terapias, principalmente no caso de pessoas obesas. Eles deixam a terapia de lado por causa da demora em notar resultados e por causa do sofrimento em sentir fome constantemente.

A Fentermina exerce ação sobre os nervos que controlam os impulsos e desejos relacionados ao apetite e à compulsão alimentar. Ela age sobre o sistema nervoso central no cérebro dando sinal de que você está alimentado, ajudando a controlar o hábito de comer compulsivamente.

Fentermina emagrece, mas tem efeitos colaterais associados

Pessoas que optam por tomar Fentermina associada ao regime para emagrecer precisam conhecer sua ação e também seus efeitos colaterais. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão sede extrema, desconforto gastrointestinal, prisão de ventre e diarreia. A droga também é conhecida por causar náuseas e vômitos. Os efeitos colaterais mais graves podem incluir hipertensão, incapacidade de dormir, tonturas e inchaço nos membros.

Foram os efeitos secundários, relacionados à saúde do coração, que levaram a Fentermina a ser retirada do mercado em alguns países.

É exatamente devido aos possíveis efeitos colaterais danosos à saúde que a prescrição de medicamentos para a perda de peso como a Fentermina é restrita e sua ingestão deve ser feita sob os cuidados de um médico.

Quando a Fentermina é recomendada para emagrecer

A Fentermina é um medicamento antiobesidade. A pílula é prescrita por médicos como um antídoto para o excesso de peso ou obesidade mórbida e age ajudando a suprimir a fome.

A pílula é um tipo de anfetamina é só é recomendado para uso por aqueles que têm um índice de massa corporal significativamente maior do que o considerado normal para sua idade e altura.

Como tomar Fentermina

O medicamento é vendido na forma de capsulas ou comprimidos e deve ser tomado por via oral, geralmente uma vez por dia, uma hora antes do almoço ou 1 a 2 horas após o café da manhã. Se necessário, o médico pode ajustar a dosagem para até três vezes ao dia. Mas vale lembrar que a ingestão de Fentermina à tarde pode causar insônia.

Se estiver usando cápsulas, a dose é geralmente tomada uma vez por dia antes do almoço ou, pelo menos, 10 a 14 horas antes de se deitar. As cápsulas não devem ser abertas ou mastigadas para que a substância não seja liberada de uma só vez aumentando o risco de efeitos colaterais.

Se estiver usando os comprimidos, feitos para dissolver na boca, a dose é geralmente tomada uma vez ao dia, pela manhã, com ou sem alimentos.

Este medicamento deve ser tomado por apenas algumas semanas de cada vez e não deve ser associado a outros inibidores de apetite. A possibilidade de efeitos secundários graves aumenta com o uso prolongado de Fentermina.

A Fentermina não deve ser usada como a principal maneira de perder peso, mas como um complemento a um exercício saudável e dieta.

Usar Fentermina para emagrecer vicia?

A Fentermina é uma droga promissora para emagrecer e uma dos medicamentos mais usados em excesso em todo o mundo. Embora estudos mostrem que o seu potencial de abuso é baixo, ou seja, ela não contém substâncias potencialmente viciantes, os usuários Fentermina podem facilmente se viciar porque sua ação inibidora de apetite atrai muito as pessoas, especialmente mulheres obcecadas a tornarem-se magras.

De acordo com o professor Hamid Ghodse, presidente do departamento de Psiquiatria do Vício do Hospital St. George, em Londres, em entrevista ao jornal Daily Mail, as drogas anorécticas, ou inibidoras do apetite, são usadas desde os anos sessenta e são altamente viciantes. Segundo ele, “Da mesma forma que as pessoas começam a tomá-las como um meio simples de perder peso, elas podem facilmente ficar viciadas”

Efeitos colaterais

Embora a droga permita a perda de peso rápida e esteja no topo da lista de medicamentos prescritos por especialistas para o tratamento da obesidade, ela só é aprovado para uso em curto prazo – por um período de 12 semanas ou menos.

O uso abusivo, indiscriminado e sem acompanhamento médico de Fentermina para emagrecer pode matar.

Os efeitos colaterais potencialmente graves da droga podem ser perceptíveis logo no início da sua utilização. Alguns dos efeitos colaterais já associados ao uso indiscriminado do medicamento estão:

  • Aumento da pressão arterial
  • Tontura
  • Boca seca
  • Insônia
  • Nervosismo
  • Constipação intestinal
  • Hipertensão pulmonar

Esta medicação pode causar reações de privação – síndrome de abstinência, especialmente se tiver sido utilizado regularmente durante um longo período de tempo ou em doses elevadas. Nestes casos, os sintomas de abstinência (tais como depressão e cansaço) podem ocorrer se houver interrupção brusca da medicação. Para evitar tal reação, o médico pode indicar a redução gradativa da dosagem.

Os efeitos benéficos da Fentermina duram somente enquanto o paciente está tomando o medicamento. Seus efeitos colaterais, no entanto, podem permanecer por muito mais tempo.

Vale a pena emagrecer com Fentermina?

Apenas as pessoas obesas conhecem as dificuldades que enfrentam para ter uma vida produtiva e de qualidade. Existe a discriminação, a dificuldade para trabalhar, os problemas de saúde e, principalmente, a cobrança para emagrecer.

Profissionais atestam que é realmente mais difícil para pessoas obesas se exercitarem e controlarem a compulsão alimentar para perder peso.

A Fentermina está entre muitas drogas que oferece ajuda no processo de emagrecimento de pessoas obesas, com a vantagem no seu prazo de atuação, mas com o risco dos efeitos colaterais relacionados ao seu uso.

A droga emagrece, mas não é uma boa opção para pessoas com certas condições médicas como doenças cardíacas, pressão alta, hipertireoidismo, glaucoma, ou em caso de gravidez e amamentação. Ele é um medicamento perigoso e jamais deve ser usado por conta própria.

Conforme dito anteriormente, a Fentermina é uma opção viável para aquelas pessoas que têm distúrbios severos e não conseguem perder peso com métodos normais. Em outros casos, uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares devem ser suficientes para emagrecer.

Manter o corpo alcalino potencializa os efeitos da Fentermina

Tomar muita água e fazer exercícios físicos são as maneiras mais óbvias para ajudar a emagrecer, mas saiba que para melhorar ainda mais os efeitos da Fentermina há um outro método um pouco mais científico. Trata-se do pH urinário do organismo.

Experimentos realizados sobre a Fentermina, com destaque para a terceira edição do livro Toxicologia Médica, de 2004, mostram que, quando o pH urinário é ácido (pH 5,5 a 6,0), 84% da dose integral do medicamento é excretada pelo rim dentro 24 horas. Já em um organismo com um pH urinário alcalino (pH 7,5 a 8,0), apenas 48% da dose ingerida é excretada integralmente na urina .

Isto significa que quando o pH urinário é alcalino, o corpo tem uma maior chance de manter e processar a Fentermina garantindo a diminuição do apetite e fazendo com que os níveis de energia aumentem e durem mais tempo.

Entre os alimentos saudáveis ​​que podem atuar como alcalinizantes estão brócolis, cenoura, pepino, cogumelos, cebola, espinafre, tomate, maçã, banana, morango, uva, limão, pera, abacaxi, melancia, amêndoas e canela.

Podemos citar como exemplo de alimentos ​​acidificantes, que devem ser evitados, o álcool, o café, os refrigerantes, a manteiga e o sorvete. Para maiores detalhes veja a Lista Completa de Alimentos Alcalinos e Ácidos

Uma dica simples para aumentar a alcalinidade do pH urinário é beber água com um pouco de suco de limão nos intervalos das refeições. Apenas não tome esta água com limão com alimentos porque ela vai neutralizar ácidos importantes e interferir no processo de digestão.

Você conhece alguma pessoa que tenha tomado Fentermina e emagrecido uma boa quantidade de peso a mais? Você acha que a Fentermina emagrece mesmo ou é um caminho perigoso? Teria coragem de consumir este medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Fentermina Emagrece Mesmo?”

  1. Eu usei a fentermina que trouxe do Chile, onde o uso é comum para reducao de peso. Não tive qualquer reação. Optei por fazer uso de meio comprimido por dia no primeiro mes diariamemte e no segundo mes em dias alternados. Perdi 11/kg. Fiquei muito satisfeita, mas estava com 22 kg de sobrepeso. Infelizmente nao deu para terminar o tratamento. Gostaria de continuar.