Fisiculturista com nanismo perde 20 quilos, atinge 4% de gordura e sonha com Paralimpíadas

publicado em

Com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, Kauê Motta, 28 anos, vem surpreendendo cada vez mais com seus treinos e seu físico extremamente definido. O engenheiro, aliás, tem diversos títulos em campeonatos de fisiculturismo e agora foca em um novo objetivo: representar o Brasil no halterofilismo nas Paralimpíadas.

Durante a infância, o atleta praticou esportes como futebol e natação, além de muay thai na adolescência. No entanto, a falta de constância o levou a um longo período de sedentarismo. Após a pandemia, em 2022, ele chegou a pesar cerca de 80 kg. Nesse momento, Motta decidiu que iria iniciar a musculação e nunca mais parou.

“80kg para uma pessoa com 1,37 é muita coisa. Estava perdendo um pouco da mobilidade por conta do nanismo. Comecei a focar na musculação e na dieta, e meu corpo começou a mudar. Não tinha pretensão de ficar musculoso, só queria realmente emagrecer. Hoje, estou com 60kg”, contou em entrevista á GQ Brasil.

Os resultados não demoraram a aparecer e, em outubro de 2023, Motta assistiu ao seu primeiro campeonato de fisiculturismo e um dos professores de sua academia sugeriu que ele competisse. “Nunca tinha parado para pensar sobre isso. Ele me incentivou, dizendo que eu tinha um corpo legal. Decidi que iria tentar”, recordou.

Em 2024, Motta mudou os treinos a fim de focar na competição. Assim, ao chegar em casa após uma longa sessão de musculação, foi surpreendido com um convite do influenciador Tiago Toguro para participar da Mansão Maromba, em São Paulo – projeto relacionado ao universo fitness idealizado pelo youtuber.

“Estava em preparação porque teria um campeonato em Rondônia em julho. O Toguro falou que eu poderia competir em São Paulo e topei. Ano passado, competi cinco vezes, e neste ano, duas”, contou.

Desde então, Kauê coleciona títulos em campeonatos como Rio Pro, Last Warrior, Mr. Olympia e Muscle World. Em abril, integrou o Arnold Brasil, atingindo o auge da forma física: 56 kg e apenas 4% de gordura corporal.

O atleta morou durante um ano na Mansão Maromba, período em que decidiu começar a produzir conteúdo fitness para as redes sociais. “Sei que treino muito pesado e as pessoas acabam ficando surpresas com isso. Vi que os vídeos estavam tendo um resultado bacana, fui gostando de fazer”, declarou.

Paralimpíadas

Atualmente, ele treina de segunda a sábado e reserva o domingo para descanso. O fisiculturista segue firme na musculação, cinco vezes na semana. Seus treinos são divididos por grupo muscular: perna; peito; costas; perna, peito e costas, e duram, em média, uma hora e meia.

Às segundas, terça e quintas, ele treina halterofilismo, no comitê paralímpico. O treino, de duas horas, é baseado praticamente no supino – levantamento de peso clássico.

“Começo com 40 kg, vai aumentando a carga e diminuindo as repetições, faço até chegar em 150kg a 155kg. Na sequência, os treinos dos músculos auxiliares, como ombro, bíceps e um pouco de pernas também”, detalhou.

Kauê está ocupando o segundo lugar no ranking nacional de sua categoria (até 59 kg) e está com foco em participar das Paralimpíadas de 2028, que serão realizadas em Los Angeles, Estados Unidos. Para isso, ele precisa completar o ciclo paralímpico, que ainda tem cerca de dois anos e meio. Ao longo desse período, pretende disputar todos os mundiais e Copas do Mundo.

“Estou fazendo o possível para garantir a presença no mundial do ano que vem. Em maio, participei da minha primeira competição em Curitiba, e fiz com 110kg. Hoje, minha marca é de 152kg”, explicou.

Alimentação

Motta faz acompanhamento com nutricionista e segue um plano alimentar limpo e com pouca gordura. A dieta que o atleta segue é rica em frutas e carnes magras, como peixe e frango.

Ao todo, são quatro refeições diárias. Como desde criança tem o hábito de não tomar café da manhã, o fisiculturista quebra o jejum com o almoço. Pela tarde, faz a segunda refeição, geralmente um pão com ovo, tapioca ou cuscuz. Antes de jantar, ele costuma comer alguma fruta com whey.

Você acompanha Kauê Motta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário