Gama Orizanol: Para Que Serve, Como Funciona e Efeitos Colaterais

O Gama Orizanol (Gamma Oryzanol) tem sido cada vez mais utilizado por atletas como suplemento para a hipertrofia muscular, de modo que seus usos têm ido além do tradicional tratamento de elevados níveis de colesterol. O Gama Orizanol é uma substância considerada segura, e baseia sua eficácia ainda não comprovada no estímulo à produção de determinados hormônios.

O que é Gama Orizanol?

O Gamma Oryzanol é um suplemento extraído do óleo sobretudo do farelo de arroz, mas também dos farelos de milho e de cevada. Sua composição abrange esteróis e ésteres do ácido felúrico. Começou a ser usado no Japão na década de 1960 para o tratamento da ansiedade, e desde então seus usos se alteraram. É usado por atletas para estimular o crescimentos dos músculos, bem como por pessoas que querem diminuir o colesterol e por mulheres que procuram alívio para os sintomas da menopausa.

Para que serve o Gama Orizanol?

O Gama Orizanol possui uma série de utilidades. Para algumas, a sua eficácia é certa; para outras, trata-se de algo que ainda é duvidoso.

A eficácia do Gamma Oryzanol é comprovada no tratamento de pessoas com níveis elevados de colesterol. A absorção de colesterol dos alimentos é reduzida pelas substâncias encontradas no Gama Orizanol, de modo que o corpo é capaz de reduzir seus níveis de colesterol ao longo do tempo.

O suplemento mostra-se eficaz também no tratamento dos sintomas da menopausa, ainda que o motivo dessa eficácia não esteja completamente claro. Acredita-se que o efeito se deva à ação do Gama Orizanol sobre o hormônio luteinizante (LH), envolvido no ciclo menstrual e na ovulação.

Entretanto, o uso mais popular do Gama Orizanol tem sido como suplemento para atletas que buscam um maior desenvolvimento muscular. Essa utilidade do Gama Orizanol tem sido cada vez mais alardeada pela publicidade das empresas que o produzem, de modo que a substância se tornou um componente de muitos suplementos complexos.

Como Funciona o Gamma Oryzanol?

O Gama Orizanol baseia a sua eficácia no estímulo à produção de determinados hormônios. Dessa forma, o hormônio luteinizante (LH) não é o único hormônio que acredita-se que o Gama Orizanol seja capaz de influenciar.

Para quem busca a hipertrofia muscular, a atratividade do Gamma Oryzanol está em sua ação sobre dois hormônios importantíssimos para essa a atividade: a testosterona e o hormônio do crescimento (GH). Esses dois hormônios são reconhecidamente importantes para o desenvolvimento muscular, e a elevação dos seus níveis é uma busca constante dos fisiculturistas.

Além disso, acredita-se que o Gama Orizanol é capaz de aumentar a produção de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem estar e que, por isso, diminuem a sensação de fadiga durante o treino. Dessa forma, os atletas podem ir mais longe em cada treino, de modo a aumentar o potencial de desenvolvimento dos músculos.

O Gama Orizanol Funciona Mesmo?

A eficácia do Gamma Oryzanol é comprovada para o tratamento de redução do colesterol. Pode-se falar também com razoável segurança de sua eficácia no tratamento dos sintomas da menopausa.

No que se refere à hipertrofia muscular, porém, a eficácia do Gama Orizanol é no mínimo duvidosa. Não existem ainda estudos científicos que comprovem que o Gama Orizanol é capaz de aumentar os níveis de testosterona e de GH no corpo.

Pelo contrário, os estudos sobre o assunto sugerem, na verdade, o contrário. Os estudos mais aprofundados mostram que o Gamma Oryzanol pode, na verdade, reduzir os níveis de testosterona e, na melhor das hipóteses, não altera em nada os níveis do hormônio do crescimento (GH).

Além disso, um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition mostra que homens suplementados com 500mg de Gama Orizanol por dia durante nove semanas não apresentaram qualquer diferença no desenvolvimento muscular em comparação a outros que não consumiram o suplemento.

Efeitos Colaterais do Gamma Oryzanol

Os efeitos colaterais do Gama Orizanol são, em larga medida, desconhecidos. Apesar de ser classificado como potencialmente seguro, existem suspeitas de que o uso possa provocar irritabilidade, calores repentinos, secura bucal, sonolência e atordoação.

Há, porém, um efeito colateral perigoso e pouco frequente, que é provocado pela interação entre o Gamma Oryzanol e a glândula tireoide. O Gama Orizanol pode provocar uma diminuição na produção do hormônio estimulante da tireoide (TSH), de modo a desregular o funcionamento dessa importante glândula. Dessa forma, pessoas que já possuem algum tipo de problema na tireoide devem evitar a substância.

Dosagem e Cuidados

A dosagem comum de Gama Orizanol para a redução do colesterol é 300mg, tomada uma vez ao dia. Para as demais utilidades não há uma dosagem específica, de modo que recomenda-se consultar um médico.

Não há nenhuma interação conhecida de Gamma Orizanol com quaisquer medicamentos, de modo que o seu consumo é relativamente seguro. Entretanto, se você faz uso regular de algum medicamento, consultar o seu médico sobre o Gama Orizanol é extremamente recomendável.

Além disso, o Gamma Oryzanol é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, bem como para mulheres que pretendem engravidar no futuro próximo.

Fontes adicionais:

Você já escutou falar na utilização de Gama Orizanol para a hipertrofia muscular? Acredita que pode ser verdade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...

2 comentários em “Gama Orizanol: Para Que Serve, Como Funciona e Efeitos Colaterais”

  1. O GAMA ORIZANOL PROVOCA A DIMINUIÇÃO DO LIBIDO?
    TEM NOTADO A FALTA DE DESEJO SEXUAL.
    TOMO TRÊS DRÁGEAS POR DIA – DE MANHÂ , À TARDE E À NOITE.
    FAZENDO MUSULAÇÃO.
    TENHO ME SENTIDO BEM
    TENHO 0 ANOS E SINTO QUE MINHA MUSCULATURA AUMENTOU.

Deixe um comentário