Garra do Diabo: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

A garra do diabo é uma planta medicinal geralmente utilizada no controle das doenças reumáticas. Você descobrirá a seguir quais são os usos medicinais da garra do diabo, como ela atua nas dores do pescoço, na osteoartrite, outros usos e suas contraindicações.

Harpagophytum procumbens, conhecida como garra do diabo, é uma planta nativa da África que recebe esse nome devido à sua fruta, que é coberta de ganchos que se grudam a animais para espalhar as sementes.

  Continua Depois da Publicidade  

Suas raízes são usadas para fazer um medicamento, usado para aterosclerose, artrite, gota, dor muscular, dor nas costas, tendinites, dores no peito, irritação gastrointestinal ou queimação, febre e enxaqueca. Também é usada para dificuldades no parto, problemas menstruais, reações alérgicas, perda de apetite e doenças renais e da bexiga. Pode ser aplicada na pele para tratar ferimentos e problemas cutâneos.

Existem dois tipos básicos de inflamação. Podemos chamar de aguda quando o organismo encontra um corpo estranho. Geralmente cessa em poucos dias. Também temos as inflamações crônicas que podem durar meses e até anos. Para cuidar de qualquer tipo de inflamação você pode contar com um desses 10 chás anti inflamatórios

Por falar em chá, não é de hoje que a medicina estuda esse tipo de solução para saúde. Existem chás para quase tudo. Você vai gostar de conhecer 4 chás para azia e como fazê-los.

Existem mais de 100 tipos de doenças ditas reumáticas. Apesar disso, todas têm sintomas e tratamentos muito parecidos. Cansaço, fadiga, dor e inchaço nas articulações são apenas alguns sintomas. Aprenda quais são os 6 remédios mais usados pra reumatismo.

Hoje em dia, a garra do diabo é usada contra inflamações e para aliviar a dor da artrite, dores de cabeça e dores nas costas. Testes indicam que a garra do diabo pode ajudar a combater inflamações, e ela é muito usada na Alemanha e França.

Usos Medicinais da Garra do Diabo

Como dito anteriormente, a garra do diabo oferece muitos benefícios. Vamos falar mais sobre alguns deles.

Osteoartrite

Estudos mostram que o uso da garra do diabo reduz a dor e melhora o funcionamento físico em pessoas com osteoartrite. Um estudo de 4 meses com 122 pessoas com osteoartrite no joelho e quadril comparou a garra do diabo a um medicamento europeu para alívio da dor.

Os resultados foram extremamente positivos para a garra do diabo: os pacientes que tomaram a erva sentiram os mesmos efeitos que os pacientes que tomaram o medicamento, com a vantagem de experimentarem menos efeitos colaterais.

Uma análise de 14 estudos dobre o uso da garra do diabo para tratar artrite descobriu que os estudos mostram que a garra do diabo diminui a dor nas juntas, enquanto uma análise de 12 outros estudos mostrou que a garra do diabo é eficaz para artrite na coluna, quadril e joelho.

Pessoas que tomam a garra do diabo podem diminuir as doses dos medicamentos que usam para dor, embora o estudo que oferece essa evidência ter sido realizado usando um produto específico da raiz de garra do diabo em pó.

  Continua Depois da Publicidade  

Dor nas costas e pescoço 

Tomar a garra do diabo de forma oral parece ser capaz de diminuir a dor nas costas, embora muito dos estudos tenham sido conduzidos de forma não satisfatória. Em um estudo com 63 pessoas com dor leve a moderada nas costas, pescoço ou ombros, tomar um extrato de garra do diabo ajudou a aliviar as dores.

Em outro estudo, homens e mulheres com dor crônica na lombar que tomaram a garra do diabo relataram que precisaram de menos analgésicos e sentiram menos dor.

Ainda em outro estudo, publicado na revista Rheumatology, os efeitos da garra do diabo foram comparados ao de um anti-inflamatório por seis semanas. Os resultados mostraram que as pessoas que tomaram a garra do diabo tiveram os mesmos benefícios daquelas que tomaram o anti-inflamatório.

Outros usos

Muitos naturalistas recomendam a garra do diabo para tratar irritação estomacal, perda de apetite, colesterol alto, gota, dores musculares, enxaqueca, dores de cabeça, alergia e febre. Preparos tópicos podem ser usados na pele para curar ferimentos, úlceras, bolhas e lesões. A garra do diabo também parece ter efeito no controle de diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, esses usos da erva não são comprovados.

Efeitos Colaterais da Garra do Diabo 

Reações alérgicas, embora raras, podem ocorrer. Se os sintomas da reação alérgica forem sérios e incluírem dificuldade de respirar, fechamento da garganta, inchaço dos lábios, língua ou rosto e formigamento, procure atendimento médico imediatamente e descontinue o uso.

Outros efeitos colaterais menos graves incluem dor de cabeça, barulho no ouvido, náusea, vômito, dor abdominal, perda de apetite, perda do paladar, irritação estomacal e sensação de saciedade. Não se sabe se é seguro tomar a garra do diabo por longos períodos de tempo, já que não há estudos analisando efeitos a longo prazo.

Contraindicações

Pessoas com úlceras estomacais, úlceras no duodeno ou pedra na vesícula não devem tomar a garra do diabo. O mesmo vale para mulheres grávidas ou amamentando, já que estudos não foram feitos para comprovar a segurança. Pessoas com doenças cardíacas ou hipertensão devem perguntar a seus médicos antes de começar a tomar a garra do diabo.

Medicamentos que são metabolizados pelo fígado podem ter uma absorção mais lenta durante o uso da garra do diabo, e tomar o extrato com alguns desses medicamentos pode aumentar seus efeitos colaterais no corpo.

A garra do diabo pode causar a queda dos níveis de açúcar no sangue, e no caso de uso de medicamentos que diminuem os níveis de açúcar do sangue, pode haver uma queda muito grande; portanto, é necessário um acompanhamento próximo ao médico e uma monitorização dos níveis de açúcar no sangue durante o tratamento com a garra do diabo.

Como Tomar Garra do Diabo

As doses da garra do diabo são orais e dependem do problema a ser tratado, o extrato da planta usado e as necessidades do paciente.

Você conhece alguém que tenha tratado alguma condição das relatadas acima com a garra do diabo? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (446 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

61 comentários em “Garra do Diabo: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Estou usando sucupira composta,com erva de gato e garra do diabo há dois dias, estou sentindo menos dores, nas articulações,laboratorio Só Ervas.

  2. Olá Maria Nascimento tomei a garra do diabo de 250 mg comprei duas caixas mais antes fiz uma consulta com um clínico geral fiz RX dos pés e eu estava com esporão comprei do fabricante erbarium fiquei boa nunca mais senti dores nos pés boa sorte pra vc não tome remédio sem antes consultar ao médico.

  3. Faça V. em casa.
    Compre na ervanária a planta e faça a tintura, como eu.
    Uma parte de álcool. Ao fim de 2 semanas junte 1 parte de água destilada.
    Mantenha embrulhado em papel alumínio p não oxidar.
    Coe e aplique direto. É preferível que oral.

  4. Boa noite sou do Rio de Janeiro me chamo Fabíola comecei a tomar essa medição em cápsulas a 2dias e já vi uma grande melhora estava com dores lombar que não aguentava nem sentar e se sentase não aguentava levantar,porém não estou sentindo essa dor,mais a reação e a dor de cabeça que venho sentindo e um aperto.no peito será normal?

  5. Olá pessoal! Sabem me dizer qual dos medicamentos com garra é melhor? Estou em dúvida de qual comprar. São tantos! Arpadol, Permear, Bioflan, Arpynfran. Cada um tem uma dosagem..qual seria o melhor? Obrigada! Boa sorte a todossss

  6. Oi boa tarde tomei o comprimido de 500mg apenas 1comprimido por dia meia hora antes do ..começou a me dar muita sonolencia com 4dias percebi que minha lingua e garganta incharam um piuco e dores de ..ai passei a tomar 1dia sim e outro nao…parei pq ai tive zumbido no ouvido dor de cabeça..o que gostei muito é minha tendinite ter melhorado muito e a fibriomialgia por ser pouquissimo dias tomados..e emagreci pois minha fome sumiu…infelismente por reaçoes desagradaveis tive que parar…pois fiquei com medo fechar de vez a garganta e dar alguma coisa na pois male ma conseguia sair de casa…

  7. Estou usando há sete dias a garra do diabo receitada por minha reumatologista porque sofro de osteoartrite e tudo mais que se possa imaginar em relação a parte óssea….Acontece que uso os comprimidos do medicamento que recebeu o nome de PERMEAR adquirido em farmácia que não é de manipulação mas farmácia de alopatia embora seja fitoterápico. A minha melhora foi visivel, minhas mãos desincharam …. minhas dores diminuiram significativamente e há dias não tomo analgésicos ou antinflamatorios tradicionais e até mesmo bolsa de água quente que usava todas as noites para aliviar as dores não tenho usado mais. Não estou receitando nada para ninguém. Estou relatando o que aconteceu comigo Consulte seu médico e converse com ele.

  8. OII tenho neuropatia, Estou tomando, capsulas, Unha d Gato e Garrad Diabo! quero saber se é indicado para esta doença? Obrigada

  9. Eu tenho artrose nas mãos, 5 herneas de disco e muits dir no nervo ciático. Já havia tentado muitos tratamentos e terapias. Com dias tomando cápsulas de erva do diabo minhas dores desapareceram. Estou muito feliz

  10. Ola Luzia,fiquei contente com o seu comentario,pois tenho a espondilite anquilozante a 5 anos e tomo a cada 14 dias uma injeção de humira(adalimumabe) 40mg ,ultimamente venho tendoessa dor no quadril que me prejudica no caminhar.peço mais noticia a respeito .como voce mantem o tratamento.Abraços Thelma.

    • Oi Thelma.Tenho há 20 anos, tomei sulfassalazina por muito tempo e antiinflamatórios.Hoje faço atividades físicas de baixo atrito e hidroterapia acompanhada.Tive que fazer fortalecimento na musculatura glútea para aliviar dores e sempre faço alongamentos.Quando o tempo muda, esfria e começo sentir que as dores virão tomo chá ou de unha de gato ou de canela de velho, porém há casos que é extremamente necessário o uso de medicamentos.Faz tempo que não tomo antiinflamatórios.Tenho HlaB27 positivo.
      Boa sorte.Nada melhor do que ter qualidade de vida.Bj

      • Olá Maria eu tomei a garra do diabo de 250 mg tomei 2 caixa foi o suficiente pra mim ficar boa nunca mais tive esse tal esporão que sofri muito mesmo espero te ajudar boa sorte amiga melhoras pra vc.

  11. Olá arpynfran é o garra do diabo,uso a 2 anos e melhorou muito minhas dores na coluna,artrose e bursite,quando acaba e demoro pra comprar comesam as dores.

  12. Meu nome é Simone, tive inflamação do tunel do carpo, estava com cirurgia marcada, com uma caixa do medicamento Garra do diabo eu nunca mais tive nada, isto já tem 4 anos.

    Já indiquei e indico para muitas pessoas e todas me relatam que não tiveram mais as dores que as acometiam.

    • Boa tarde algum tempo eu vinha sofrendo com esporão quem tem sabe que é insoportavel e orivel muita dor que vc não não pode andar principalmente quando levanta da cama pela manhã já tinha tomado alguns remédios mais nada adiantava até que um dia um clínico geral mim receitou ese garra do diabo ele mandou eu comprar duas caixas cada uma tinha 45 comprimidos na primeira caixa eu já estava boa sem dor nenhuma fiz o tratamento como o médico mandou tomei as duas caixas e fiquei boa só tenho que agradecer.

  13. Tenho dores lombares e o cirurgião de quadris receitou a garra do diabo. (1) uma cápsula de 300 miligramas por dia. Na farmácia ele tem o nome de Permear.
    Tomo já alguns meses e me sinto bem melhor.
    Mandando fazer na farmácia de manipulação fica quatro vezes mais barato.
    É muito bom.

  14. Bom dia,
    Eu tinha uma dor insuportável na palma do pé esquerdo , bem na altura dos últimos dedos(as vezes estava em um local e tinha que parar , sentar , tirar o sapato e massagear o pé, quase chorando de dor) a dor aparecia do nada sem explicação, por causa de salto, de sapatilha , de tênis, de todos os sapatos que calcasse; , dores nas pernas fortes e uma dor na lombar insuportável, tinha dificuldade para me levantar do chão quando estava sentada ou deitada.
    Não sei explicar o efeito desse remédio , mais e simplesmente fantástico, em menos de um mês tomando, desapareceram todas as minhas dores, estou muito feliz, nossa obrigada senhor.
    Eu estava tão desesperada que comecei a tomar sem orientação médica, só por indicação de uma amiga que tomou , por que estava com as mesmas dores ( não aconselho fazer isso claro).

    • Olá bom dia
      Por favor poderia me passar qual vc tomou ? Quantas mg se foi manipulado ou de laboratório.
      Preciso muito pra minha mãe, já tomou diversos anti inflamatórios recomendados por médicos, injeções, mas a dor não passa.

      • Qualquer boa Farmácia homeopática vende é só tomar 2 cápsulas todos os dias ao acordar. É um anti inflamatório excelente e o melhor é natural.

    • Aurélia, bom dia.Vc tomou garra do diabo e disse que melhorou.Vc tomou cápsula, ou foi o chá?Se puder me responder, te agradeço.Sofro com esporão e tendinite.Obrigada, aguardo sua resposta.

  15. Tenho artrose nos joelhos, no pé e na mão. Estou tomando a garra do diabo em cápsulas, 2 por dia de 500 mg cada, há mais ou menos 4 meses. Melhorou e muito minhas dores. Não tenho nenhuma reação, só não sei quanto tempo posso tomar, se é necessário interromper um tempo.

  16. Olá comecei a tomar garra do diabo quando tive uma lesão de manguito rotator com indicação cirúrgica.
    Durante o tratamento as melhoras foram rápida e não precisei mais de cirurgia.

  17. Ola! Tomo a garra do diabo ha pouco mais de 1 ano….por orientação medica para cartilagem dos meus joelhos. …ja fiz 3 cirurgias em cada um e sentia mtas dores… ha mais de 2 semanas venho me sentindo mto mal (dor abdominal, diarréia, vômito, náusea, vontade nenhuma de comer, mto enjoo e por consequência fraqueza e dor de cabeça. …ja estive no PS q me diagnosticaram com virose e ja tomei diversos remédios, inclusive antibiótico…mas não passa…irei ao gaatro na próxima segunda, mas por conta vou parar com a garra para testar. Tomo 2 cápsulas por dia.

  18. Pessoal, a garra do diabo, tem que ser tomado constantemente e nao so dois meses, e necessário mais tempo de uso para o efeito dar resultado. Como todo remedio, ate o organismo se adaptar com o remedio. Mas, podem tomar a tintura da garra de diabo que da sim resultados para artrose , artrite, gota, bulsite , tendinite etc. Mas tem que ser a tintura que e mais forte, e uma colher de cha tres vezes ao dia e apos toime algum suco ou agua junto. Apos algum tempos vera as dores irem sumindo… E quando tiver novamente tome outra vez. Pessoal e melhor do que tomar os remedios alopatia que. Ao curam e tem mais efeitos colaterais que a garra de diabo… Boa sorte

      • Pedi pra manipular.Tenho espondilite anquilosante e foi ótimo, tomei por 10 dias 1 cápsula ao dia.Quando inflama meu quadril era só corticóides, agora estou livre.E pra mim não deu reação nenhuma.Tomei cedo meia hora após café da manhã de 500mg

        • Ola Luzia,fiquei contente com o seu comentario,pois tenho a espondilite anquilozante a 5 anos e tomo a cada 14 dias uma injeção de humira(adalimumabe) 40mg ,ultimamente venho tendoessa dor no quadril que me prejudica no caminhar.peço mais noticia a respeito .como voce mantem o tratamento.Abraços Thelma.

  19. Oi Boa tarde! Eu tenho ovário policísticos e um cisto maiorzinho trato com ervas naturais achei uma fórmula em uma casa de produtos naturais a moça disse q é muito bom. Alguém sabe me dizer se é bom mesmo pro meu caso é uxin amarelo com unha de gato ipê roxo equinacia púrpura carro do diabo e cogumelo? Aguardo retorno.

  20. Boa tarde, gostaria de saber pois tenho hipertiroidismo e trato com a medicação levoid, 50mcg tenho 54 anos, estou a 3 meses fazendo uso .mais agora me apareceu esporão de calcaneo fascite plantar. ..ainda fortes dores no quadril, braços, antebraços enf dói tudo de juntas. Já tomei bastante remédio para isso uma enfermeira me passou essa erva do diabo tô com.mwso de tomar

    • Tome lugol para tireóide e composto de canela de velho que também tem garra do diabo, e tome óleo de copaiba….vc vai se curar…as dores desaparecem mesmo…boa sorte

  21. Marne! Eu tenho uma artrose no joelho esquerdo( há mais de dez anos) devido há uma lesão que me fez perder o menisco do joelho esquerdo. Tive sérias complicações onde tive que tomar várias infiltrações, injeções de tramal e bi-profenid (anti-inflamatório) e depois das injeções, bi-profenid em comprimidos (quase três meses).
    Só que quando conheci a Garra do Diabo (capsulas), fiz o tratamento em 1 um mês tomando 2 cápsulas por dia (ao levantar e ao dornir e se senti-se a dor incomodando, as vezes três capsulas no dia), resultado a dor quase que sumiu e pude retornar as minhas atividades profissionais. Tudo acompanhado por um médico.
    Quero te dar uma alerta; A “ansiedade” atrapalha qualquer tratamento; somente 6 dias e meio não é o suficiente, você terá que ter paciência e te garanto o resultado e benéfico e devido aos problemas de dores crônicas que possuimos, temos que aprender a conviver com eles e a garra do diabo ajuda e muito nessa convivência, pois toda vez que minha artrose volta a doer eu uso a garra do diabo até amenizar a dor num período bem pequeno. Estes problemas iremos levar para o resto de nossas vidas.
    Espero ter contribuido em alguma coisa.

  22. Bom dia estava lendo a receita para cura de artrite e bursite e o medicamento natural mais indicado é raiz-garra-do-diabo, gostaria da indicação onde encontra-lo

    • Na rua nossa senhora da Lapa 49 tem uma farmácia chama homeofar compro lá fas 20 dias que estou tomando o garra do diabo tenho tendinite no ombro e nos cotovelos já sinto um alívio nas dores

  23. tenho diabetes 2 e faço uso de glibenclamida e ando com dores na bacia e coxa fiz varios exames mas enquanto nao sai o resultado o medico me receitou Arpynflan 2 x ao dia comprei mas estou insegura com medo de tomar alguém sabe me dizer se ta certo não tem perigo essa mistura ??

  24. O tratamento consiste em usar o Harpagophiton procubens (Garra do Diabo), na dose certa, em um formula
    médica, após fazer um estudo do perfil da(o) paciente, pois, poderá prejudicar pessoas com pressão alta ou que tenha problemas de rins. Espero estar ajudando, dando o meu testemunho.,
    ,

  25. Faço uso do Harpagophitum procubens, conhecido como Garra do Diabo, há mais ou menos um ano, e o tratamento é com acompanhamento médico; tenho artrose generalizada, sofria muito, eram dores fortes. A partir de um mês mais ou menos do inicio do tratamento, as dores foram desaparecendo. Hoje, após um ano de tratamento, tenho uma boa qualidade de vida.

    • Bom dia, minha mae eta sofrendo muito com artose e nenhum remedio esta ajudando…. vc pode me passar a dose que vc toma desse cha? e o medico que vc esta indo para poder acompanha la tbem…
      muito obrigada

  26. olá Marne,tomei o chá é mais forte e acabou com a dor do esporão uma semana já não doia tanto e para tendinite e outras dores foi bom tbm,ela manipulada tira um pouco das propriedades da erva procura nas casas de ervas e faça o chá toma meio litro por dia um pedacinho dela já está bom ferveu desliga e abafa não é ruim boa sorte fica com Deus!!!

  27. Realmente,eu inicie uma dor e fiz ultrassom diagnostico bursite.Uma dor imensa e fora sua limitação.Apesar que pouco foram os medicamentos industrializados que faço uso.
    Mais,seu efeito foi com 04 dias já podia dormir e usar o computador.Só que uma outra planta junto com essa.
    Cheguei a começar fisioterapia e não aguentei nem o choque do aparelho com baixa tensidade e até a bolsa de gelo era insuportável.

    • Minha cara sra. Sandra!
      Eu tenho uma Tendinite que me apareceu e, não consigo aliviar essa dôr, já tomei até agora 20 cápsulas de Garra do Diabo, 500mg., perfazendo um total de 6 dias e meio, mas até agora não observei melhoras significativas. Pergunto: quem sabe depois de quantos dias desaparecerá essa dor e mostrará as melhoras auferidas a essa erva, quantos comprimidos devo tomar e por quanto tempo!
      Não tenho encontrado maiores explicações, com detalhes desse medicamento, por favor mandem-me.
      Muito obrigado, aguardando,
      Marne (o)

      • olá Marne,tomei o chá é mais forte e acabou com a dor do esporão uma semana já não doia tanto e para tendinite e outras dores foi bom tbm,ela manipulada tira um pouco das propriedades da erva procura nas casas de ervas e faça o chá toma meio litro por dia um pedacinho dela já está bom ferveu desliga e abafa não é ruim boa sorte fica com Deus!!!

      • Olá peguei chicungunya é durante 3 meses tomei, corticóide, anti flamatorio não posso tomar. Descobri, a garra do diabo…e comecei a tomar as cápsulas, depois de 20 dias melhorei, acho que cada corpo reage de uma maneira. minha reumatologista disse que o melhor é o da herbarium. A clínica da família já disponibiliza este medicamento. Espero ter ajudado.

    • Olá boa tarde realmente a garra do diabo e muito bom mesmo eu tinha esporão nos dois pés fiz um tratamento por dois meses já faz quatro anos nunca mais senti dor tomei a garra em cápsulas em qualquer drogaria vc encontra e não é tão carro recomendo ?

      • Nossa. Muito me alegrei com suas palavras, pois estou com dor no pé direito de tal forma que não consigo nem pisar o calcanhar no chão. Estou aguardando o ortopedista avaliar, ( somente no fim desse mês) porém Comecei a tomar a composta ( com sucupira e unha de gato). A dor é demais. Que bom saber que funciona.

      • Ola maria, estou com esporao nos dois pés a 2 anos fazendo varios tipps fe tratamento sem ter resultados, cada vez fica pior, gostaria de saber quantos mg era o que vc tomou da garra do diabo ? Espero muito q vc responda pois ja nao tenho uma vida normal a muito tempo, obrigada

        • Olá Maria Nascimento tomei a garra do diabo de 250 mg comprei duas caixas mais antes fiz uma consulta com um clínico geral fiz RX dos pés e eu estava com esporão comprei do fabricante erbarium fiquei boa nunca mais senti dores nos pés boa sorte pra vc não tome remédio sem antes consultar ao médico.

          • Ola Maria Luzinete , estou Feliz por sua resposta e saber da sua cura, demorou muito tempo pra vc sentir melhoras depois q começou a tomar o medicamento? Estou com esporao nos 2 pés à dois anos, no momento estou andando com moletas, pois a dor é muito intença, ja procurei varios medicos e fiz varios tratamentos sem ter bons resultados, tenho fé q terei bons resultado com esse medicamento. Obrigada, Deus abençoe.