Garra do Diabo: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

atualizado em

A garra do diabo é uma planta medicinal geralmente utilizada no controle das doenças reumáticas. Você descobrirá a seguir quais são os usos medicinais da garra do diabo, como ela atua nas dores do pescoço, na osteoartrite, outros usos e suas contraindicações.

Harpagophytum procumbens, conhecida como garra do diabo, é uma planta nativa da África que recebe esse nome devido à sua fruta, que é coberta de ganchos que se grudam a animais para espalhar as sementes.

Suas raízes são usadas para fazer um medicamento, usado para aterosclerose, artrite, gota, dor muscular, dor nas costas, tendinites, dores no peito, irritação gastrointestinal ou queimação, febre e enxaqueca. Também é usada para dificuldades no parto, problemas menstruais, reações alérgicas, perda de apetite e doenças renais e da bexiga. Pode ser aplicada na pele para tratar ferimentos e problemas cutâneos.

Existem dois tipos básicos de inflamação. Podemos chamar de aguda quando o organismo encontra um corpo estranho. Geralmente cessa em poucos dias. Também temos as inflamações crônicas que podem durar meses e até anos. Para cuidar de qualquer tipo de inflamação você pode contar com um desses 10 chás anti inflamatórios

Por falar em chá, não é de hoje que a medicina estuda esse tipo de solução para saúde. Existem chás para quase tudo. Você vai gostar de conhecer 4 chás para azia e como fazê-los.

Existem mais de 100 tipos de doenças ditas reumáticas. Apesar disso, todas têm sintomas e tratamentos muito parecidos. Cansaço, fadiga, dor e inchaço nas articulações são apenas alguns sintomas. Aprenda quais são os 6 remédios mais usados pra reumatismo.

Hoje em dia, a garra do diabo é usada contra inflamações e para aliviar a dor da artrite, dores de cabeça e dores nas costas. Testes indicam que a garra do diabo pode ajudar a combater inflamações, e ela é muito usada na Alemanha e França.

Usos Medicinais da Garra do Diabo

Como dito anteriormente, a garra do diabo oferece muitos benefícios. Vamos falar mais sobre alguns deles.

Osteoartrite

Estudos mostram que o uso da garra do diabo reduz a dor e melhora o funcionamento físico em pessoas com osteoartrite. Um estudo de 4 meses com 122 pessoas com osteoartrite no joelho e quadril comparou a garra do diabo a um medicamento europeu para alívio da dor.

Os resultados foram extremamente positivos para a garra do diabo: os pacientes que tomaram a erva sentiram os mesmos efeitos que os pacientes que tomaram o medicamento, com a vantagem de experimentarem menos efeitos colaterais.

Uma análise de 14 estudos dobre o uso da garra do diabo para tratar artrite descobriu que os estudos mostram que a garra do diabo diminui a dor nas juntas, enquanto uma análise de 12 outros estudos mostrou que a garra do diabo é eficaz para artrite na coluna, quadril e joelho.

Pessoas que tomam a garra do diabo podem diminuir as doses dos medicamentos que usam para dor, embora o estudo que oferece essa evidência ter sido realizado usando um produto específico da raiz de garra do diabo em pó.

Dor nas costas e pescoço 

Tomar a garra do diabo de forma oral parece ser capaz de diminuir a dor nas costas, embora muito dos estudos tenham sido conduzidos de forma não satisfatória. Em um estudo com 63 pessoas com dor leve a moderada nas costas, pescoço ou ombros, tomar um extrato de garra do diabo ajudou a aliviar as dores.

Em outro estudo, homens e mulheres com dor crônica na lombar que tomaram a garra do diabo relataram que precisaram de menos analgésicos e sentiram menos dor.

Ainda em outro estudo, publicado na revista Rheumatology, os efeitos da garra do diabo foram comparados ao de um anti-inflamatório por seis semanas. Os resultados mostraram que as pessoas que tomaram a garra do diabo tiveram os mesmos benefícios daquelas que tomaram o anti-inflamatório.

Outros usos

Muitos naturalistas recomendam a garra do diabo para tratar irritação estomacal, perda de apetite, colesterol alto, gota, dores musculares, enxaqueca, dores de cabeça, alergia e febre. Preparos tópicos podem ser usados na pele para curar ferimentos, úlceras, bolhas e lesões. A garra do diabo também parece ter efeito no controle de diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, esses usos da erva não são comprovados.

Efeitos Colaterais da Garra do Diabo 

Reações alérgicas, embora raras, podem ocorrer. Se os sintomas da reação alérgica forem sérios e incluírem dificuldade de respirar, fechamento da garganta, inchaço dos lábios, língua ou rosto e formigamento, procure atendimento médico imediatamente e descontinue o uso.

Outros efeitos colaterais menos graves incluem dor de cabeça, barulho no ouvido, náusea, vômito, dor abdominal, perda de apetite, perda do paladar, irritação estomacal e sensação de saciedade. Não se sabe se é seguro tomar a garra do diabo por longos períodos de tempo, já que não há estudos analisando efeitos a longo prazo.

Contraindicações

Pessoas com úlceras estomacais, úlceras no duodeno ou pedra na vesícula não devem tomar a garra do diabo. O mesmo vale para mulheres grávidas ou amamentando, já que estudos não foram feitos para comprovar a segurança. Pessoas com doenças cardíacas ou hipertensão devem perguntar a seus médicos antes de começar a tomar a garra do diabo.

Medicamentos que são metabolizados pelo fígado podem ter uma absorção mais lenta durante o uso da garra do diabo, e tomar o extrato com alguns desses medicamentos pode aumentar seus efeitos colaterais no corpo.

A garra do diabo pode causar a queda dos níveis de açúcar no sangue, e no caso de uso de medicamentos que diminuem os níveis de açúcar do sangue, pode haver uma queda muito grande; portanto, é necessário um acompanhamento próximo ao médico e uma monitorização dos níveis de açúcar no sangue durante o tratamento com a garra do diabo.

Como Tomar Garra do Diabo

As doses da garra do diabo são orais e dependem do problema a ser tratado, o extrato da planta usado e as necessidades do paciente.

Você conhece alguém que tenha tratado alguma condição das relatadas acima com a garra do diabo? Como foram os resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

3 comentários em “Garra do Diabo: Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Faço uso Garra do diabo e o resultado é impressionante,a dor desaparece
    Tomo 1 cápsula por dia, por três dias seguidos
    Dou uma pausa de uma semana,em seguida tomo 1 por semana.

    Responder
    • Qual a dosagem que você toma por dia? Eu melhorei com 500mg todo dia à noite. Já tenho dois meses tomando toda noite, com omeprazol 20mg. Ainda completo com doril 500mg 1 CP pela manhã. Fui operado de hérnia de disco da coluna L4L5 e quando aí mudar o clima, ficava quase travado, mesmo após 8 meses da cirurgia. Tenho receio de parar e as dores lancinante voltarem.

      Responder