Gengibre com Limão Emagrece?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Todas as pessoas da academia tomam, alguns amigos do trabalho e até a sua avó tomava. Você descobrirá a seguir todas as propriedades do limão, do gengibre e dos dois associados. Além de descobrir se gengibre com limão emagrece e aprender receitas práticas de como fazer um chá e um suco delicioso misturando esses dois ingredientes.

Montar uma alimentação saudável, principalmente para quem tem o objetivo de perder peso, é bem mais do que simplesmente escolher uma série de alimentos com cara de saudáveis, comprar na feira ou no supermercado e incluir nas refeições. Antes disso, é necessário pesquisar sobre as diferentes comidas, conhecendo as propriedades, benefícios e calorias de cada um, e encontrar combinações que ajudem a alcançar o seu objetivo.

Se o seu objetivo for uma verdadeira desintoxicação, você precisa conhecer os 10 super alimentos para um suco verde emagrecedor e detox. A mistura de alguns desses ingredientes podem fazer um verdadeiro milagre dentro do seu corpo, além de serem deliciosos.

Além disso, é bom conhecer também algumas outras variações que são igualmente práticas e rápidas de serem preparadas. Sendo assim, não deixe de conferir se o chá de gengibre com limão emagrece e se a água com limão emagrece.

Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que a junção do gengibre com limão emagrece. Mas será que isso é verdade? Como podemos consumi-los juntos? Antes que você chute uma resposta, acompanhe a análise a seguir que fizemos sobre esses alimentos:

O gengibre 

Não podemos bater o martelo e dizer se gengibre com limão emagrece ou não sem conhecer mais sobre ambos. Por isso, primeiro vamos fazer uma análise isolada de cada um deles para depois identificar se eles realmente ajudam a perder peso.

Comecemos pelo gengibre. O vegetal que contém 19 calorias a cada porção equivalente a ¼ de xícara possui também propriedades termogênicas. Isso significa dizer que ela aumenta a quantidade de calorias queimadas pelo corpo durante o seu processo de digestão.

Além disso, um alimento termogênico é capaz de elevar a temperatura do corpo, algo que acelera o metabolismo e torna o processo de queima de gorduras mais rápido, estimulando assim a perda de peso.

Outro efeito do vegetal no organismo é a melhoria do processo digestivo, mais especificamente no aumento do pH do estômago e no estímulo às enzimas digestivas. E graças ao seu teor de fibras, o gengibre também contribui para a mobilidade gastrointestinal.

Todos esses fatores juntos fazem com que os nutrientes essenciais adquiridos através da alimentação sejam absorvidos mais rapidamente e que os que não são necessários e causam problemas como prisão de ventre e inchaço sejam eliminados.

Uma digestão eficiente também quer dizer que o uso de energia no corpo acontece da melhor maneira possível: por meio da glicose no sangue e da gordura armazenada.

Mas não é só isso: um estudo feito por pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e do Centro de Pesquisa de Obesidade de Nova Iorque no ano de 2012 mostrou que o consumo do chá de gengibre por homens adultos, saudáveis e com sobrepeso aumentou a sensação de saciedade no corpo dessas pessoas.

O limão 

Ok, já entendemos os benefícios do gengibre, porém para ter certeza que gengibre com limão emagrece precisamos conhecer mais sobre as propriedades desta fruta em relação à perda de peso.

O limão apresenta 17 calorias por unidade e possui uma boa taxa de vitamina C em sua composição – são 53 mg encontrados a cada 100 g.

Essa vitamina é transformada em um poderoso antioxidante que atua na eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, combate a retenção de líquido e reduz o inchaço abdominal, fatores que muitas vezes estão entre os responsáveis pela elevação do peso.

Se você está em busca de um corpo mais atlético, saudável e principalmente magro, você não está bebendo qualquer tipo de coisa. Refrigerantes, refrescos e bebidas gaseificadas em geral são verdadeiros inimigos da sua dieta. Por isso não deixe de conferir 4 ideias de sucos emagrecedores gostosos e fáceis de fazer.

Então, gengibre com limão emagrece? 

Sim, dá para afirmar que gengibre com limão emagrece. Até porque ao unirmos as propriedades do vegetal, que acelera o metabolismo, promove a saciedade, melhora a digestão e eleva o gasto de calorias, com os efeitos da fruta, de remoção de resíduos desnecessários, combate à retenção de líquido e eliminação do inchaço, teremos um bom estímulo à perda de peso.

Entretanto, é importante entender que preparar um chá, suco ou qualquer outra bebida que traga gengibre e limão não trará milagrosamente a barriga dos sonhos. Por mais que a combinação sirva como um excelente auxílio ao processo, ela não apresenta uma solução mágica.

Para que o emagrecimento realmente seja experimentado será fundamental que outra junção clássica também ocorra: a da alimentação saudável, equilibrada e sem exageros com a prática regular de atividades físicas.

Outros benefícios da combinação entre gengibre e limão

 A união dos alimentos não contribui somente com a perda de peso, como também é benéfica para outros aspectos, como:

  • Purificação do sangue: Tanto o vegetal quanto a fruta possuem elementos que purificam o sangue e eliminam toxinas e resíduos que o organismo não precisa. Tal efeito de limpeza sanguínea ainda contribui com a circulação e combate o colesterol do mal, também conhecido pela sigla LDL;
  • Fortalecimento do sistema imunológico: A combinação entre gengibre e limão ainda reforça o sistema imunológico e deixa o corpo mais protegido contra resfriados, problemas respiratórios, perda de voz, infecções e outros tipos de doença;
  • Melhoria da saúde da pele: Uma receita feita à base desses dois alimentos dá origem a uma boa fonte de vitamina C e antioxidantes, que promovem a hidratação, saúde e jovialidade da pele;
  • Combate a problemas digestivos: Os dois juntos auxiliam o corpo no combate a complicações no sistema digestivo como indigestão e lentidão nos movimentos intestinais. No entanto, é preciso dizer que a combinação não é recomendada para quem sofre de gastrite.

Receitas com gengibre e limão 

Confira a seguir duas receitas com gengibre e limão, uma de suco e outra de chá. Aprenda a prepará-las, escolha a de sua preferência para fazer parte das refeições e ganhe uma forcinha no seu processo de perda de peso!

  1. Chá de gengibre com limão

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 rodela de gengibre.

Modo de preparo:

  1. Levar a água ao fogo em uma panela. Aquecer o conteúdo até começar a formar pequenas bolhas, antes do início da fervura.
  2. Quando perceber que esse ponto foi atingido, adicionar uma rodela de gengibre.
  3. Manter o fogo ligado por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, coar.
  4. Depois, espremer o suco do limão na água e servir-se. A indicação é que o chá seja consumido em jejum no período da manhã.

Se você ainda está querendo mais informações, não deixe de conferir como fazer um delicioso chá de limão com gengibre. Além de uma receita imperdível, você ainda aprenderá muito sobre o assunto. Você também pode descobrir como fazer um chá de gengibre para perder peso. Você vai adorar!

2. Suco de gengibre com limão 

Ingredientes:

  • 1 colher de café de gengibre ralado;
  • 1 limão;
  • 1 folha de couve.

Modo de preparo:

  1. Preparar um suco a partir do limão. Você pode batê-lo no liquidificador ou espremer a fruta em um copo de água;
  2. Na sequência, misturar o suco com o gengibre ralado e a folha de couve;
  3. Bater no liquidificador e servir-se.

Você já tinha ouvido falar que a junção de gengibre com limão emagrece? Já experimentou um suco ou chá com estes ingredientes? Comente abaixo o que achou!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Gengibre com Limão Emagrece?”

    • eu comprei um chá de gegibri com limao só que e daqueles q coloca na xícara com água quente eu gostaria de saber se faz o mesmo efeitos

  1. O gengibre é com casca? Pois em todas as receitas falam em ralar, cortar, mas não especificam se é com casca.

  2. Ola boa tarde!
    Gostaria de saber se vc fazer a agua com gengibre e limão e tomar no dia todo, com uma garrafinha tenho os mesmo beneficio? Ou só posso fazer pela manha e ferver a agua bjs obrigada a todos 🙂

  3. ai não fala quantas vezes tem que tomar esse chá, pode ser somente no período da manhã ou mais vezes ao dia, tomo remédio de pressão alta, tem algum problema?

    aguardo!

    • É interessante você consultar o seu cardiologista ou médico de confiança para tirar essa dúvida, Vanessa.

  4. Sim o chá tem me ajudado muito eu tenho 41anos e estava com muita acne principalmente no período menstrual nascia mais ainda, então como preciso perder peso também cerca de uns 15 dias comecei o tratamento,a minha pele limpou não nasceu mais acne e já perdi 3kilos é muito bom recomendo