A apresentadora e atriz Giovanna Ewbank tem usado as suas plataformas digitais para relatar a sua experiência com uma cirurgia para corrigir um desvio de septo em seu nariz.
Após anos de consideração, ela finalmente decidiu enfrentar a cirurgia que sabia ser necessária. Em um dos vídeos compartilhados, ela confidenciou que já tinha ideia da necessidade de realizar a cirurgia há algum tempo, porém demorou porque tinha receio do pós-operatório.
Mas, felizmente, Giovanna contou que estava muito bem. Ela chegou a afirmar que, pela primeira vez em anos, estava conseguindo respirar pelo nariz.
O desvio de septo
O septo é uma cartilagem encontrada na narina, que a divide internamente em dois lados. Ele é responsável por separar os filtros de ar presentes nas extremidades do nariz.
Segundo o que o otorrinolaringologista Jamal Azzam disse ao Metrópoles, a maioria das pessoas possui um septo levemente torto, mas apenas em algumas situações isso se transforma em um problema.
Quando a deformidade é grande, ao ponto de impedir a respiração, uma cirurgia para correção pode ser indicada, completou o médico.
As origens do desvio de septo severo podem incluir inflamações durante a infância e acidentes que atingiram o nariz.
A negligência em tratar o problema pode resultar em complicações no trato respiratório superior, tais como a ocorrência de sinusites severas e apneia do sono.
O procedimento cirúrgico de correção é conduzido sob anestesia geral, podendo ser combinado ou não com uma rinoplastia. apontou o otorrinolaringologista.
Após a cirurgia, é necessário um período de repouso e o uso de curativos no nariz durante as primeiras semanas até o septo retornar a se acomodar. As informações são do Metrópoles.